20 abril 2006

O Senhor corrige a quem ama

“Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho.” Palavras de Hebreus, capítulo 12, versículo 6 (NTLH). Essa afirmação pode parecer estranha aos ouvidos de muitos, pois vivemos numa sociedade onde, no geral, repreender, corrigir é coisa do passado. Os filhos nascem e crescem como se tudo lhes fosse permitido e o limite de sua suposta liberdade vai se expandindo conforme seus próprios desejos. Isso faz com que a convivência seja cada vez mais problemática e a frustração seja o conteúdo de muitas vidas.

Qual é o pai que não quer o melhor para seu filho? Por isso tudo faz para proporcionar ao filho uma vida mais segura, serena e confiante. Na busca desses ideais, muitos pais se afundam em compromissos, visualizando apenas o conforto material e esquecem que os filhos precisam de algo bem mais importante: da presença dos pais, da companhia dos mesmos, dos seus conselhos, admoestações e orientações.

Visando apenas o nosso bem, a Palavra de Deus continua a ecoar a mesma nota: “O Senhor corrige a quem ele ama”. A correção, a educação, o estabelecimento de limites, segundo a Bíblia, fazem bem; pois criam confiança e geram a tão sonhada liberdade. A criança aprende a caminhar confiante pelos caminhos da responsabilidade. Ter gravados na mente princípios do que é certo e bom e saber esquivar-se das ciladas do que é errado e mau, faz bem para a vida.

Foi o que Deus fez conosco. Ele nos deu leis a seguir nos dez mandamentos e também nos proporcionou o perdão de pecados através de seu Filho, Jesus. Agora que, pela fé em Cristo, somos os seus filhos amados, Deus deseja que usufruamos ao máximo a sua companhia. Quer o melhor para cada um de nós. Aliás, já o demonstrou, quando, em Cristo, providenciou o perdão de todos os nossos pecados. E, é lógico, se preciso for, para nos manter bem próximos dele, conforme revela a sua palavra, nos corrigirá; pois “o Senhor corrige a quem ama”. Dessa forma, Deus Pai nos prepara para vivermos uma vida de realizações com liberdade e responsabilidade. E, quando falhamos, está sempre pronto a nos perdoar.

Oremos: Corrige-me, Senhor, sempre que for necessário. Amém.

Pastor Urbano Lehrer

Nenhum comentário: