17 abril 2006

Tudo para o nosso bem

Não é atitude das mais sábias analisar a vida fixando o olhar em alguns aspectos apenas e isolando-os das demais experiências vividas. O que torna a vida dos cristãos bonita é o todo da sua existência. Uma pintura não é apreciada de forma correta se fixarmos o olhar apenas num dos elementos reproduzidos, mas no conjunto de figuras como um todo.

Assim também, ao analisarmos a vida na companhia de Deus, obteremos uma resposta melhor fundamentada, caso tivermos o cuidado de olhar para o todo. Poderemos então, sem receios, concordar com as palavras do apóstolo Paulo, na sua Carta aos Romanos, capítulo 8, versículo 28 (NTLH): “Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus”, não importando o momento que estamos vivendo.

O Deus triúno, Pai, Filho e Espírito Santo, dá um belo exemplo de que proceder assim é mais sábio. Ao criar o mundo, o Senhor Deus estabeleceu um conjunto de fatores tão relacionados entre si que, viver nesse local, era viver no paraíso. Quando o ser humano, levado por sua cobiça, caiu em pecado, Deus elaborou e executou um projeto que tornou realidade a salvação humana. A ação de Deus em favor do ser humano caído em pecado só pode ser entendida quando levamos em consideração todos os acontecimentos a ela relacionados, ou seja: o amor de Deus em socorrer o pecador, a encarnação de Jesus Cristo, sua morte na cruz e sua ressurreição.

Vendo esses exemplos descritos na Bíblia, entenderemos que tudo o que nos acontece na vida não é mero acaso ou fatalidade cega, mas fatos cuidadosamente planejados por Deus. Assim, tanto as bênçãos recebidas que nos alegram o coração, como os sofrimentos que carregamos, não devem ser vistos como fatos isolados, mas como um conjunto de ações que visam e trabalham para o bem dos cristãos. Com fé em Cristo, temos vida eterna pela frente. Essa é a nossa alegria e esperança.

Oremos: Obrigado, Senhor, por conduzires a minha vida segundo a tua santa vontade. Amém.

Pastor Urbano Lehrer

Nenhum comentário: