05 maio 2006

Esperança e desejos

Diante de uma final de um campeonato de futebol podemos presenciar um momento em que o que foi dito no livro de Provérbios, capítulo 13, versículo 12 (NTLH) se concretiza: “A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida”. Os dois times, que iniciaram o campeonato com a firme esperança do título, estão ali para concretizá-lo.

Mas ao final, como só um vence, de um lado o coração fica doente pela esperança adiada. É o time perdedor, que, mesmo em segundo lugar, não consegue se alegrar. Especialmente se aquele título já era esperado há anos. No outro, o vencedor com o coração cheio de vida. O desejo maior foi realizado. O troféu em mãos, a volta olímpica, fazem com que nem se sinta o cansaço fisico e emocional.

Nosso coração ficaria doente se estivesse diante da cruz de Cristo, na sexta-feira santa. A esperança de salvação do mundo agonizava, prestes a morrer. Milhares de anos de espera acabavam de uma forma trágica. Nem ao menos entenderíamos as palavras “está consumado”, pronunciadas por ele. A dor seria imensa.

Mas três dias depois, uma virada inesperada. Quando tudo parecia perdido, Jesus retorna, glorioso, vencedor. Ele vence a morte, nos dá a vida, e enche o nosso coração de alegria. O nosso desejo de paz, vida, perdão, amor, está realizado! E Cristo nos faz ver que sua obra foi consumada definitivamente. Podemos celebrar, podemos gritar para todos; ”Jesus venceu”, “Somos campeões”. E não apenas “nós somos campeões”, mas que todos podem ser vencedores. Jesus venceu a morte e estendeu esta oportunidade de vitória a todos. Pela fé, fazemos parte de um time que é vencedor.

Em Cristo, sabemos que esperança é sinônimo de certeza, e que os desejos do nosso coração se realizam. Jogamos o campeonato já sabendo o resultado da decisão: Vitória e vida eterna!

Oremos: Senhor Jesus, como é bom jogar em um time vencedor. Obrigado por esse privilégio! Amém.

Pastor Lucas André Albrecht

Nenhum comentário: