08 maio 2006

A mãe e o dom de gerar

No próximo domingo comemoramos o Dia das Mães. Com certeza, esta semana vai ser agitada, porque muita gente vai correr atrás de presentes para dar à sua mãe. Mas, o melhor presente que uma mãe já recebeu foi dado pelo próprio Deus. Trata-se da capacidade de gerar e ter filhos. Além de ser uma bênção, é também um dom. Mesmo a mulher que, por algum motivo de saúde ou até por opção, não pode gerar filhos, pode exercer a maternidade adotando uma criança ou pode servir a Deus de muitas outras maneiras.

Homem e mulher foram criados e receberam dons para construírem lares para a família e dominar sobre a criação. Em Gênesis, capítulo 1º, versículo 28 (NTLH), Deus disse: “-Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão”. Esse propósito de Deus, declarado na criação, indica que Deus se preocupa com a família que o serve e que a criação de filhos é algo de máxima importância no mundo.

Mas a mulher recebeu um dom todo especial: dar à luz os seus filhos. Ser mãe significa ainda a capacidade, juntamente com o pai, de criá-los, ensinando a Palavra de Deus com responsabilidade para esta vida e para a eternidade. Assim ela demonstra ser uma serva fiel a Deus no cumprimento do ofício a ela entregue. Podemos dizer que a mãe coopera assim com Deus na transmissão da vida.

Esse é o dom que tem por base a graça de Deus. E de fato, Deus quer que se use o dom no lar e na comunidade, que a mãe seja fiel e, acima de tudo, humilde, pois diante do doador dos dons, somos todos iguais no pecado com que nascemos e iguais na graça com que renascemos a partir da fé e do Batismo. A morte e ressurreição de Cristo foram por todas as pessoas. Pela fé em Cristo, somos perdoados e nos tornamos filhos de Deus.

Estimada mãe, que grande bênção Deus lhe concedeu. Ele a escolheu e capacitou com dons para o ajudar numa missão difícil e espinhosa, mas abençoada e muito especial. E ele prometeu estar junto com você em cada situação da sua vida.

Oremos: Bondoso Deus e Pai, Criador e doador de todos os dons, dá que eu possa te servir com alegria e humildade, render-te culto em louvor e gratidão com todos os inúmeros dons que me concedeste. Em nome de Jesus. Amém

Pastor Edemar Zenkner

Nenhum comentário: