17 agosto 2006

A fé é o nosso escudo

O apóstolo Paulo, na sua Carta aos Efésios, capítulo 6, versículo 16 (NTLH), ressalta: “E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno.” A palavra que o apóstolo usa aqui é a que descreve o grande escudo que, com efeito, cobria grande parte do corpo. Não se refere àquele pequeno escudo redondo que deixava a maior parte do corpo desprotegida mas, sim, um longo escudo retangular medindo um metro e vinte centímetros de comprimento por setenta e cinco centímetros de largura, que cobria a pessoa inteira. Consistia em duas camadas de madeira coladas juntas, cobertas primeiramente com linho e depois com couro e fixadas com ferro em cima e em baixo. Era especialmente projetado para proteger dos perigosos dardos feitos com pano embebido em substância combustível e lançados acesos contra o adversário.

Mas, quais são os dardos de fogo do Maligno e com que escudo os cristãos podem se proteger?

Os dardos do Diabo sem dúvida incluem suas acusações maliciosas que inflamam a nossa consciência com aquilo que pode ser chamado de falsa culpa, pois se estamos abrigados em Cristo e revestidos com sua justiça, não há mais nenhuma condenação contra nós. Outros dardos são a língua dos homens que age como flechas, as setas da impureza e do egoísmo, os indesejados pensamentos de dúvida e de desobediência, de rebeldia, de traição, de malícia e de medo. Entretanto, felizmente, há um escudo com o qual podemos apagar ou extinguir todos esses dardos com pontas de fogo. É o escudo da fé!

O próprio Deus “é como um escudo para todos os que procuram a sua proteção.” (Pv 30.5). E é pela fé que nele confiamos, procurando refúgio. Portanto, a fé se apossa das promessas de Deus em tempos de dúvida e de depressão. A fé é o nosso escudo em tempos de tentação.

O apóstolo Paulo sabia que somente a dependência da fé em Deus podia anular o efeito de tais armas, sempre que fossem atiradas no cristão. A plena confiança em Deus se interpõe entre nós e as armas envenenadas do maligno. Extingue o fogo e desfaz os efeitos do veneno. Quem crê tem a proteção do escudo de Deus.

Oremos: Ó Deus, nós te agradecemos pela dádiva da fé em Cristo Jesus. Ajuda-nos a sempre possuirmos esta indispensável arma. Amém.

Pastor Alaor Güths dos Santos

Nenhum comentário: