16 agosto 2006

Prontos para anunciar a paz

O apóstolo Paulo fala sobre uma luta espiritual em que temos que combater os ataques do mal. Para isso, precisamos estar preparados com a armadura de Deus. Em Efésios, capítulo 6, versículo 15 (NTLH), ele diz: “E calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz.”

O apóstolo Paulo tinha em mente a “caliga”, uma “meia-bota” usada pelo soldado romano, que era feita de couro, deixava os dedos do pé livres, tinha solas pesadamente cravejadas, e era amarrada nos calcanhares e nas canelas com tiras de couro mais ou menos ornamentais. Estas equipavam-no para marchas longas e para tomar posição firme, embora não impedissem sua mobilidade, e evitavam que o pé deslizasse.

O Diabo odeia o evangelho por ser o poder de Deus para salvar as pessoas da sua tirania satânica, salvando a todos os que crêem em Cristo. Por isso, precisamos conservar bem atados os nossos sapatos e estarmos em prontidão para, a qualquer momento, levar as boas novas aos outros. E, firmes em Cristo, não precisamos temer os espíritos maus e nem pisar leve para que o inimigo não ouça. Ao contrário, podemos pisar forte e mostrar-nos bem preparados para servirmos de mensageiros daquela paz que só Jesus sabe, pode e quer dar.

Não pode haver dúvida de que, como soldados de Cristo, sempre devemos estar prontos para dar testemunho de Jesus sendo pacificadores da parte de Deus e também, conforme Paulo escreve numa passagem paralela em Colossenses, dar respostas graciosas, “temperadas com sal” a perguntas que nos fizerem. Semelhante prontidão tem uma influência muito estabilizadora sobre a nossa própria vida, além de apresentar a outras pessoas o evangelho que liberta.

Não digamos que não temos ocasião para testemunhar. Precisamos sair do indiferentismo e nos unirmos ao povo de Deus que está envolvido numa luta tremenda contra os poderes que investem contra Deus e contra as pessoas. Peçamos a Deus que nos desperte para a realidade e que ele nos faça correr com agilidade e firmeza, levando a todos o evangelho da paz em Cristo Jesus.

Oremos: Ó Deus, em meio à guerra contra as forças do mal, firma nossos pés para prosseguirmos levando o evangelho da reconciliação e da paz ao mundo. Amém.

Pastor Alaor Güths dos Santos

Nenhum comentário: