29 janeiro 2010

Não merecemos o amor de Deus

Quando ouvimos que Deus nos ama e perdoa podemos cair na tentação de achar que temos algo especial para merecermos o amor e o perdão de Deus. Isto não é verdade. Somos tão pecadores como qualquer outra pessoa, inclusive os ateus. Não temos nenhum mérito especial. Mas então, por que fomos perdoados? Por causa da honra e da promessa que Deus fez! Ele prometeu que seria um Deus fiel e Deus cumpre a sua promessa. Ele prometeu que enviaria o Messias, o escolhido para salvar a humanidade. E ele, em Jesus, cumpriu sua promessa. Jesus morreu na cruz do calvário para nos libertar da condenação eterna. Não é por mérito nosso que temos a fé em Jesus Cristo. É um presente de Deus. Por isso, não rejeite este presente. Confesse os seus pecados a Deus, demonstre o seu arrependimento e confie que, em Jesus Cristo, você já está perdoado.

Oremos: Bondoso Deus, obrigado por teres providenciado o teu Filho para nos garantir o perdão. Sou grato pelo teu amor e tua bondade para comigo. Fortalece a minha fé em Cristo a cada dia. Amém.

“Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora.” (Efésios 2.10)

28 janeiro 2010

Os planos de Deus

Você certamente já ouviu a frase: “Deus tem um plano para a sua vida!” Ela é verdadeira, mas sempre gera uma pergunta: Que plano? Não há como negar que gostaríamos de saber qual é o plano que Deus tem para nós. Por que estamos passando por esta ou aquela situação? O que nós podemos garantir a você é que o plano de Deus é maravilhoso. É um plano cheio de amor. Confie no plano de Deus e você verá que vale a pena. Confiar é também saber esperar. É acreditar na sabedoria e acima de tudo no amor de Deus. Foi ele quem deu a você os dons e talentos, família, saúde, etc... Ele enviou o seu Filho para dar a você o presente da vida eterna. Por isso, confie nos planos de Deus. Ele é sábio e, assim como ele preparou a solução para o seu maior problema, a morte eterna, ele também pode ampará-lo diante dos sofrimentos e zelar por você todos os dias de sua vida.

Oremos: Bondoso Deus, como é bom saber que tu tens um plano para a minha vida. É bom saber que te importas comigo. Dou graças a ti por isto. Em nome de Jesus. Amém.

“O Senhor Deus acabará para sempre com a morte. Ele enxugará as lágrimas dos olhos de todos e fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando.” (Isaías 25.8)

Deus está próximo de nós

Deus não é um criador que abandonou a sua obra. Pelo contrário, ele é fiel. Ele zela pelas suas criaturas e tem muito amor por elas. Ele não fica distante. Ele não prometeu que somente nos daria a vida eterna e nos receberia só na hora de nossa morte. Não! Deus é presente. Ele está próximo de nós em todos os momentos e quer e pode nos ajudar. Não é possível prometer a você a solução de todos os seus problemas. O que podemos garantir é que Deus está com você. Ele sabe de tudo o que você precisa. Confie nele. Ele tem compaixão de você, e demonstrou isto através de Jesus. Ele entregou o seu Santo Filho para conceder a você gratuitamente o perdão dos seus pecados. Com isto ele lhe garantiu a vida eterna.        

Oremos: Obrigado, Senhor, por estares próximo. Ajuda-me Senhor. É difícil superar os problemas, mas contigo ao meu lado eu tenho forças para enfrentá-los e superá-los, se assim o quiseres. Em nome de Jesus, meu Salvador. Amém.

“Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!” (Romanos 15.13)

26 janeiro 2010

A violência no mundo

A violência é um atentado contra a harmonia do lar e ocorre em todos os níveis sócio-econômicos. Os maus-tratos entre o casal não constituem somente violação dos direitos de uma pessoa à segurança, mas trazem também consequências futuras na vida daqueles que sofrem com a violência. Todos os casos de violência familiar são formas abusivas do exercício do poder por parte daqueles que detém o controle familiar. E geralmente este lugar não é ocupado por mulheres, crianças ou idosos. Temos esquecido totalmente o diálogo, a tolerância, o interesse em resolver tudo da melhor forma. Todos nós somos responsabilizados e contribuímos com a violência que tem se alastrado pelo mundo afora. Precisamos ouvir o que diz o evangelista Mateus: “Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos” (Mateus 5.9).

Oremos: Querido Jesus, reconheço que sou fraco e deixo aflorar de mim a violência. Perdoa-me pela falta de sensibilidade para com o ser humano. Amém.

“Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.” (Mateus 5.9)

Não somos fiéis

Deus é fiel. Uma frase curta, mas que nos enche de alegria por sabermos que podemos contar com Deus sempre. Ele sempre cumpriu e ainda cumpre as suas promessas. Assim é Deus. Infelizmente não podemos dizer o mesmo das pessoas. É difícil encontrar uma pessoa com quem podemos contar em qualquer situação. E nem mesmo nós conseguimos ser fiéis. Prometemos a Deus que não vamos pecar, e mesmo assim, sempre de novo acabamos pecando. Precisamos nos aproximar cada vez mais de Deus e pedir a ele que melhore as nossas qualidades, entre elas a fidelidade. É muito bom e consolador saber que Deus cumpre as suas promessas. Ele prometeu que todo aquele que confessar os seus pecados e confiar em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal terá a vida eterna.

Oremos: Misericordioso Deus, obrigado por tua fidelidade. Peço perdão pela minha infidelidade. Eu preciso do teu perdão, pois só assim terei vida plena e salvação eterna. Amém.

“Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo.” (Romanos 3.12)

21 janeiro 2010

Deus não é o culpado

A cada dia a violência e a desigualdade social aumentam. São frutos do egoísmo e da maldade humana. E quando tudo vai mal, acabamos culpando a Deus e dizemos: “Como Deus pode ser bom se permite tanta maldade?” Esta pergunta, no fundo, reflete a transferência da culpa. E não é Deus que aperta o gatilho de uma arma. Não é ele quem rouba, sequestra, se corrompe. Somos nós os executores de tudo isto. Todos nós pecamos e não há um justo sequer sobre a terra. É preciso reconhecer isto, pedir perdão a Deus e agir de maneira cristã para poder melhorar o nosso mundo. Sem Cristo nós nunca teremos paz. Em Cristo temos a aliança com Deus e ele nos oferece de presente o perdão dos pecados. Confie em Jesus que é o único caminho, a verdade e a vida. Sem ele não temos paz, perdão e salvação.

Oremos: Senhor Deus, peço-te perdão pela minha incredulidade. Muitas vezes eu questiono a tua sabedoria e o teu amor. Fortalece a minha fé em Cristo, pois só assim serei salvo. Amém.

“Quando o Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas, ficou muito triste por haver feito os seres humanos. O Senhor ficou tão triste e com o coração tão pesado.” (Gênesis 6. 5,6)

19 janeiro 2010

Jesus acalma o nosso medo

O medo, como um polvo gigante, envolve as vidas de muitas pessoas com os seus tentáculos de desespero, nervosismo, angústia, ira e aversão. Ninguém está imune ao perigo. Vivemos numa época neurótica. Jesus Cristo caracterizou o tempo anterior à sua segunda vinda como dias em que os homens desmaiarão de terror. Alguns tentam sufocar estes temores com bebidas alcoólicas e com drogas. Outros tentam acalmar os seus tormentos com festas e diversões. Mas, nenhum destes mecanismos funciona. O que você faz quando o medo lhe bate à porta? Se você quer perder o medo, concentre o seu olhar confiante em Jesus, o Salvador. Exercite a sua fé e diga: Deus é o meu Salvador; eu confiarei nele e não terei medo. Pois o Senhor me dá força e poder, ele é o meu Salvador.

Oremos: Ajuda-me, ó querido Deus, a vencer o medo estando sempre ao meu lado. Em nome de Jesus. Amém.

“Por acaso vocês não tem fé? Mas eles estavam admirados e com medo e diziam uns aos outros: - Que homem é este? Ele manda até no vento e nas ondas, e eles obedecem!” (Lucas 8.25)

Com Jesus temos futuro

Há um vazio tão grande na existência humana que leva muitos a pensarem que precisam “aproveitar a vida”, porque amanhã tudo acabará. E assim muitos se afundam nas drogas, prostituição e tantos outros males. Quem não confia em Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal, realmente está condenado à morte eterna. Mas existe uma única alternativa, e esta é Jesus. Quem confia nele tem razões de sobra para aproveitar a vida de maneira saudável. Quem tem Jesus no coração não precisa fugir de coisa alguma e nem precisa ter medo do futuro, pois com Jesus o nosso futuro é o céu. Não tenha medo, pois Jesus ama você. Ele dará a você a capacidade para enfrentar e, se for da vontade dele, vencer os obstáculos de sua vida. Não fuja dos problemas.

Oremos: Amado Deus e Pai, ajuda-me a superar as dificuldades da minha vida. Muitas vezes senti vontade de desistir. Fortalece a minha fé em Jesus. Só assim terei forças e vontade para viver. Amém.

“Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna, porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus.” (João 3.36)

18 janeiro 2010

Cristo é nossa segurança

A indústria de carros blindados está em crescimento e os sistemas de alarmes são cada vez mais sofisticados. Os muros estão cada vez mais altos e as câmeras de vigilância aparecem em muitas esquinas de ruas movimentadas. Esta preocupação pela segurança é inerente ao ser humano desde a sua criação. Hoje ela é acentuada diante dos problemas que se agravam na sociedade em que vivemos. A preocupação por estas coisas materiais é grande. Mas, e a preocupação com os bens espirituais, como anda? Enquanto a nossa preocupação com o corpo é exagerada, a proteção da nossa alma está sendo deixada para depois. Jesus nos alerta a respeito desta exagerada preocupação, com a ansiedade que temos quanto ao nosso corpo, com o que comer e beber, dizendo: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?” (Mateus 16.26) Somente Cristo, o nosso Salvador, pode nos proteger e livrar também da violência.

Oremos: Bondoso Deus, dá-nos a tua paz e conforta-nos no medo e na insegurança. Lembra-nos que Jesus é o nosso socorro bem presente nas tribulações, ansiedades e preocupações. Amém.

“O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?” (Mateus 16.26)

Não rejeite Jesus

Como anda o seu relacionamento com Deus? Você está um pouco afastado de Deus, desviado dos caminhos do Senhor? A nossa desobediência a Deus deixa feridas, e a culpa é uma delas. Mas confie em Jesus, pois ele cura as nossas feridas. Com ele temos a chance de um novo recomeço. A certeza de que já fomos perdoados é o remédio que vai cicatrizando as feridas deixadas pelo pecado. Não rejeite o convite de Jesus. Confie nele e você terá a vida eterna. Hoje é o dia que ele preparou para você se arrepender. Não deixe para amanhã, pois pode ser tarde. Confie em Deus e tudo dará certo. Ele protegerá você. Não fique com medo de Deus, pois ele promete perdoar a todos que confessarem a ele os seus pecados. Confie em Jesus! Todas as outras coisas ele já fez por você.

Oremos: Amado Deus, obrigado por me curares. Sei que, através de Jesus, tenho o perdão dos meus pecados e é confiando nele que imploro que continues sempre novamente perdoando todos os pecados. Amém.

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

14 janeiro 2010

Deus guia as nossas ações

Em nossa vida, muitas vezes nos sentimos deprimidos, sem saber como agir, ou o que fazer. Ficamos indignados com tanta ganância, cobiça, corrupção e falta de amor. Quantas pessoas não têm consideração alguma com os outros e pensam somente em si mesmos. A palavra de Deus nos quer lembrar que as nossas ações devem ser guiadas tão somente por Deus e pelo exemplo de humildade que Jesus nos deixou. Somente Jesus pôde cumprir a lei e morrer na cruz em nosso lugar, trazendo-nos a verdadeira paz, o perdão e a vida eterna.

Oremos: Senhor, mantém viva a nossa fé em Cristo para que tenhamos coragem, humildade e sabedoria para fazer o bem e amar o nosso próximo. Amém.

“Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.” (Lucas 6.36)

13 janeiro 2010

Deus nos deu amigos

Não são poucas as pessoas que pensam que foram abandonadas por Deus, que ele não se importa mais com elas e que se esqueceu delas a ponto de não mais atender suas orações. Deus, muitas vezes, usa os nossos amigos para lembrar-nos de que precisamos continuar confiando na proteção e amparo de Deus. Por isso, verdadeiros amigos são importantes instrumentos de Deus que podem nos auxiliar a fortalecer a nossa confiança em Deus e esperar pacientemente pela sua ajuda. Convém, entretanto, lembrar que a maneira e o tempo de agir de Deus são diferentes da nossa maneira de agir e pensar. Consolar os nossos amigos! Esta é mais uma das bênçãos que Deus colocou em nossas vidas: a oportunidade de ter ou ser amigo, um amigo verdadeiro. Desta forma, verdadeiros e fiéis amigos podem ajudar no fortalecimento da confiança em Deus. Amigos podem nos ajudar a ter a certeza de que Deus nos ama e que, em Cristo, ele sempre está conosco.

Oremos: Senhor Deus, usa-nos como instrumentos para fortalecer a confiança de muitas pessoas que estão ao nosso redor, para que possamos transmitir-lhes o teu amor e mostrar-lhe Cristo, o Salvador. Amém.

“Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo.” (João 4.42)

12 janeiro 2010

Conversas que unem

Sempre existem discórdias. Se os desentendimentos não forem resolvidos logo, as pessoas envolvidas vão sofrer. Que tal ouvir o conselho de Jesus para esses casos? “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois.” Uma conversa “frente a frente” pode contribuir muito. Nossa atitude precisa ser benéfica para o outro. Tomar a atitude de conversar com o outro é uma manifestação de cuidado. Evita-se um mal maior. Jesus, com certeza, há de nos ajudar neste diálogo, colocando as palavras em nossos lábios para o bem do outro.

Oremos: Querido Deus, quero aprender a dialogar com aquele com quem estou tendo algum desentendimento. Ajuda-me a reconhecer os meus erros, quando alguém vem me corrigir. Amém.

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão” (Mateus 18.15).

Jesus é uma verdade ou um mito?

Desde a ressurreição de Jesus, todos os seus inimigos procuraram desacreditar a verdade de que ele havia vencido a morte. Desde corrupção até falsas conclusões foram utilizadas para colocar em dúvida esta verdade bíblica. Isso não é novo! Sempre foi assim e ninguém até hoje provou algo contra a Bíblia. Não se deixe enganar. Confie no que a Bíblia ensina: “Quem tem o Filho (Jesus Cristo) tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5.12). Jesus está vivo, confie nele e você terá a vida eterna.

Oremos: Bondoso Deus, obrigado por enviares Jesus. Graças a ele eu tenho a vida eterna. Eu creio que de fato Cristo veio ao mundo, morreu por mim e agora está vivo, pois ressuscitou dos mortos e está sentado a direita de Deus Pai. Amém.

“Quem tem o Filho (Jesus Cristo) tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5.12).

Jesus, o verdadeiro Deus!

É praticamente unânime, inclusive entre os que não creem em Deus e na Bíblia, que Jesus existiu. O que muitos questionam é se Jesus é Deus ou somente mais um líder que surgiu na história. De fato Jesus é Deus. Na Bíblia lemos: “No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.” (João 1.1) Jesus é mais do que um sábio ou um líder. Ele é Deus. Ele se tornou homem para salvar você e eu da condenação pelos nossos pecados. Ele nos absolveu de todas as nossas culpas. Ele morreu por nós, e no terceiro dia ressuscitou dos mortos. Não se deixe enganar. Confie em Jesus, pois ele é Deus. Que bom que ele é Deus, pois Deus é amor.

Oremos: Eu confesso, Senhor Deus, que muitas vezes tenho dúvida. Ajuda-me a compreender melhor a tua Palavra e a confiar cada vez mais nela. Não permitas que eu me desvie de ti e de tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

“No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.” (João 1.1)