30 novembro 2010

Mais um Natal vem aí

Provavelmente você já deve ter visto algum enfeite especial nas ruas e lojas da sua cidade. Pois é, estamos vivendo mais um clima natalino, quando os enfeites, as promoções e a correria aumentam. De repente somos lembrados por alguém, ou por algum comercial, de que precisamos comprar os nossos presentes. E, assim, somos envolvidos neste corre-corre e nem ao menos temos tempo para refletir sobre tudo o que acontece neste período. Mas, afinal, por que tanto enfeite? Por que tanta propaganda? Mesmo sabendo que a ênfase maior é divulgar o produto novo que chegou às lojas, queremos aproveitar este período e falar sobre o verdadeiro presente que une famílias e dá um sentido novo e duradouro à nossa existência. Natal é vida. Natal é Jesus Cristo que vem até nós e nasce num simples estábulo, em Belém, para ser o nosso Salvador. Acompanhe os relatos e reflexões deste período e descubra o verdadeiro motivo para você desejar um "Feliz Natal".

Oremos: Querido Deus, obrigado por me mostrares o duradouro sentido do Natal. Ajuda-me a confiar plenamente na tua santa Palavra e leva-me a testemunhar a alegria que o Salvador Jesus nos concede. Amém.

29 novembro 2010

O Caminho da vida

Enfrentamos tantos problemas em nossa vida que muitas vezes nos sentimos perdidos e sem saber qual o caminho a seguir. Isso é muito comum, especialmente quando teimamos em caminhar sozinhos. Afirmamos que cremos em Deus, mas na prática vivemos como se ele não existisse. Andamos sem direção, por não deixar que Deus dirija a nossa vida. Faça uma experiência. Permita que Deus conduza a sua vida. Deixe que ele conduza os seus passos. Como? Conheça a vontade de Deus. Ela está expressa na Bíblia. Leia e você conhecerá o caminho: Jesus Cristo. Sem ele você está perdido. Com ele você terá uma jornada feliz e eterna.

Oremos: Mostra-me o caminho que me leva à vida, Senhor. Sei que este caminho é Jesus. Ele morreu para que eu pudesse ter a vida eterna. Graças te dou por isto. Amém.

28 novembro 2010

Não temas!

O medo faz parte da nossa vida. Você tem medo do quê? Muitas podem ser as causas do medo. Há pessoas que têm medo de Deus. Normalmente este medo é causado pelo desconhecimento da personalidade de Deus ou pela culpa de saber que fez algo que não agrada a Deus. Nós temos uma boa notícia para você. Não tenha medo de Deus. Ele gosta muito de você. Ele inclusive pode ajudar você a ter menos medo em sua vida. Deus não quer castigar você, e sim, perdoar. Ele já fez isto. Cristo já pagou o preço dos seus pecados. Confie nele e lembre-se: “Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos.” (Salmo 34.4)

Oremos: Como é bom, Senhor, saber que eu não preciso ter medo de ti. Sei que me amas e por isto não tenho medo de ti e de tua Palavra. Ajuda-me a vencer os medos que ainda me assombram. Em nome de Jesus. Amém.

25 novembro 2010

Exemplo de obediência

No nosso dia a dia podemos notar, e até mesmo sentir, a dor que a falta de respeito e a desobediência dos filhos causa no coração dos pais. A dor e a decepção de ser desobedecido e desrespeitado nos faz pensar sobre o benefício e a necessidade de um corretivo, do merecido castigo. Quanto mais amamos os nossos filhos, mais precisamos nos convencer de que temos o dever e a responsabilidade de repreender e educar. E assim como um pai amoroso sempre quer guiar o seu filho no melhor caminho, Deus também quer conduzir as nossas vidas em direção à vida eterna. Jesus Cristo, Filho de Deus e nosso Salvador, é o maior exemplo de obediência e de amor ao Pai celeste e ao próximo. O nosso exemplo de obediência a Deus e à sua santa palavra será o melhor dos testemunhos, para que também os nossos filhos sejam mais obedientes a nós e ao nosso Pai Celestial.

Oremos: Amado Pai Celestial, ensina-nos o caminho que devemos andar para jamais estarmos longe de Ti. Fortalece a nossa fé para podermos te obedecer e seguir. Por Jesus Cristo pedimos. Amém.

24 novembro 2010

Boas perspectivas

Uma coisa muito triste é olhar para aqueles que vivem à margem da sociedade e reparar na sua miséria, no seu sofrimento, na sua falta de perspectiva de dias melhores. Quando sofremos mas aguardamos o fim da dor, temos um ingrediente que nos estimula a prosseguir lutando. Mas quando nosso futuro é desconhecido e paira sobre nós a expectativa de que o pior pode vir a acontecer, o medo e a intranqüilidade tomam conta. Existe um fato muito antigo que aponta para um fim trágico para todos os pecadores: o pecado que leva à morte eterna. Mas Deus, em seu imenso amor, oferece a sua graça a todos os pecadores. Já não há porque se angustiar com o futuro, com a morte, com o medo da condenação, pois àqueles que estão em Cristo Jesus, Deus já não lhes atribui pecado, mas sua graça para a vida eterna. O que nos tranqüiliza é que isto não depende de nós, mas de Deus, que agiu em favor de todos, para que, através de Cristo, pudéssemos ter salvação.

Oremos: Querido Deus, leva-me a conhecer cada dia melhor o Salvador Jesus Cristo e a esperar unicamente dele todo o bem para a minha vida, tanto neste mundo, quanto na eternidade. Amém.

Leia em sua Bíblia: Rm 5.12-21

23 novembro 2010

Amor de pai

Existem coisas difíceis de se entender. É difícil entender como filhos que presenciaram os sacrifícios que seus pais fizeram em seu favor, podem retribuir com ingratidão. Tais cenas são comuns no relacionamento entre as pessoas. Quando olhamos para Deus fica difícil de compreender o seu amor por nós, seus filhos, que tantas vezes o desprezamos e seguimos os nossos próprios interesses. Mesmo recebendo ingratidão em troca do seu amor, Deus envia o seu Filho Jesus Cristo ao mundo para morrer pelos pecados de todos. Nunca existiu nada de nossa parte que o cativasse a vir ao nosso encontro. Foi unicamente o seu amor pelo pecador.

Oremos: Amado Deus, que a cruz do teu Filho se projete sempre sobre a minha vida, para que eu me lembre que o teu amor sempre me acompanha e que nada poderá separar-me dele. Amém

Leia em sua Bíblia: Romanos 5.8-11

22 novembro 2010

Acostumados ao pecado

É terrível ser viciado em alguma coisa! A pessoa viciada não consegue se dominar. Todos os viciados começaram com pequenas doses. No final, a recuperação é difícil e o fim pode ser trágico! Algo parecido acontece quando se fala sobre o pecado. Pecar também pode se tornar um vício. Cometer um erro uma primeira vez pode nos deixar de consciência pesada. Mas depois de algum tempo, ao repetirmos o erro, ele pode não parecer tão errado assim. O erro, o pecado, acaba se tornando um hábito, um vício. Mas, na verdade, o erro continua sendo um erro e as conseqüências também permanecem. E, ao contrário do que muitos pensam, a vontade de Deus é uma só e não muda de acordo com os tempos. O pecado não deve nos dominar mesmo sabendo que temos a possibilidade do perdão. Apesar das conseqüências do pecado, o que de fato leva o cristão a dominar o pecado é o grande amor de Deus. Afinal de contas, foi para nos perdoar que ele enviou seu Filho, Jesus, ao mundo. Fortalecidos na palavra de Deus, lutemos contra o pecado para que ele não arruíne a nossa vida neste mundo e na eternidade.

Oremos: Sou grato, ó Deus, pelo perdão diário. Ajuda-me a vencer as tentações que todos os dias colocas diante de mim. Amém.

Leia em sua Bíblia: Romanos 6:14-15

21 novembro 2010

Sem medo do amanhã

Alguém disse certa vez: “O brasileiro não tem medo do fim do mundo. Tem medo é do amanhã.” Este medo leva muitos ao desespero, pois não esperam nada após o fim do mundo. E você, tem medo do fim do mundo? Não tema o fim do mundo ou o amanhã. Busque o Senhor Deus em sua Palavra, a Bíblia. Deposite a sua esperança em Cristo. Ele está sempre perto, querendo ser encontrado, pronto a perdoar todos os nossos erros e a fortalecer a nossa fé.

Oremos: Senhor, dá-nos sempre a tua Palavra, que fortalece a nossa fé em Jesus Cristo. Esperamos em tua graciosa promessa de vida eterna. Amém.
“Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus.” (Romanos 5.2)

18 novembro 2010

De mala pronta

Ninguém sabe o dia e a hora em que o fim chega. Nem mesmo os que estão doentes, os médicos ou os pastores que consolam as pessoas. Estejamos sempre preparados, organizemos a nossa vida, deixemos a “mala pronta”, façamos as pazes com Deus e com as pessoas o quanto antes. Precisamos nos arrepender dos nossos erros e confiar que Cristo, com sua morte na cruz, pode dar o perdão e a paz eterna a todos os que nele creem.

Oremos: Pai Eterno, apesar das coisas que me desconectam de ti, ajuda-me a estar sempre vigilante para poder estar contigo. Amém.
“E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna.” (Judas 1.21)

17 novembro 2010

Deus acolhe a todos

Talvez muitos de nós ficamos desesperados, com a consciência pesada, pensando: “quem sou eu para que o Senhor absoluto do universo se importe comigo? Eu não tenho chance, estou perdido. Sou apenas um em meio a bilhões para ser lembrado por ele”. Em outros casos parece o contrário. O orgulho faz com que um hipócrita se sinta tão cheio de si que se considere capaz de conquistar a salvação para si com seus próprios recursos. Tanto numa quanto noutra situação o equívoco é completo. Não existe distinção entre pessoas, nem merecedores, nem indignos. Ninguém se iluda com méritos próprios. Só há salvação por meio de Cristo. E ninguém se considere tão desgraçado que não mereça o perdão para seus muitos erros. O amor de Deus é tão grande que acolhe a todos. Verdadeiramente há salvação para todos, mas somente por meio de Cristo.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por teu sacrifício em meu favor. Faze com que eu sempre creia somente em ti. Amém.
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.” (Lucas 19.10)

16 novembro 2010

Jesus bate à porta

Pessoas batem à porta de nossa casa. Algumas buscam ajuda, outras apenas querem nos fazer uma visita ou bater um papo. Que bom que Jesus também bate à porta de nosso coração. Ele não bate só uma vez ou duas. Ainda há tempo. O Senhor está à porta, chamando: “Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e nós jantaremos juntos”. Que hora abençoada aquela em que a porta se abre! Jesus quer entrar no coração de todos nós, seres humanos e pecadores. A presença de Jesus em nossa vida traz consolo, conforto, paz e esperança.

Oremos: Fica conosco, amado Pai celestial, pois viver em tua companhia nos faz muito bem! Amém.
“Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.” (Apocalipse 3.20)

15 novembro 2010

Fé só em Jesus

Seguidamente ouvimos pessoas dizendo que têm muita fé. Outros relatam a história de alguém que esteve doente mas foi curado porque tinha muita fé. Virou moda falar de um certo tipo de fé capaz de libertar as pessoas de alguma situação inconveniente. Esta fé é alguma coisa que está na pessoa, que vem de si mesmo, algo interior e que depende de suas próprias forças. Desta maneira, o importante não é bem a sua fé, mas a própria pessoa, sua capacidade de encarar os fatos positivamente, suas reações e confiança em si mesmo. A Bíblia, entretanto, nos fala de uma fé diferente, que não depende das qualidades da pessoa, nem do que ela é capaz de fazer. Esta fé se apega à promessa da graça de Deus que nos é oferecida em Jesus Cristo. A fé verdadeira é criada por Deus. Esta é a verdadeira fé salvadora. A salvação é um presente. Um presente que não é pago, nem merecido, mas gratuito. Um presente que foi preparado pelo salvador Jesus Cristo a todos.

Oremos: Obrigado, Senhor, pela salvação através de Jesus Cristo oferecida a mim e a todos os pecadores. Faze-me crer que nada mais é necessário, além da fé. E que eu possa ter absoluta certeza do perdão. Amém.

11 novembro 2010

Não tenham medo!

A vinda de Jesus a este mundo foi, sem dúvida, um divisor de águas. A prova disto é que até hoje qualquer assunto sobre ele gera polêmica e grande interesse. O anúncio recente da possível localização dos ossos de Jesus e sua família gerou um grande alvoroço. Mas, não há com o que se preocupar! É preciso compartilhar com as pessoas o anúncio do anjo às mulheres na primeira Páscoa cristã: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado, mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito.” (Mateus 28.5-6) Confie nestas palavras. Elas foram ditas com o objetivo de nos animar e consolar todos os dias, pois o nosso Salvador vive!

Oremos: Obrigado, Senhor Deus, por teres ressuscitado Jesus. Esta é a prova de que o sacrifício dele por mim na cruz foi válido e assim tenho certeza de que todos os meus pecados foram perdoados. Amém.

10 novembro 2010

Deus sabe e vê tudo

No mundo de hoje as pessoas precisam cada vez mais de uma boa aparência. A aparência é tão importante que existem vários estudos sobre a melhor forma de se portar, vestir e falar nos diversos tipos de ambientes que freqüentamos e situações em que vivemos. Tudo para manter a boa imagem e assim conquistarmos nossos objetivos através de uma aparência que transmita segurança, seriedade, bondade e capacidade. Apesar do mundo de hoje nos dizer que imagem é tudo, vemos que essa realidade não é a mesma quando se trata do nosso relacionamento com Deus. Assim é porque não existe nada que possamos esconder de Deus com a nossa imagem e aparência. Deus tudo sabe e tudo vê. Seu conhecimento é tão profundo que nós nem conseguimos imaginar como pode Deus ser onisciente, ou seja, conhecedor de todas as coisas, mesmo as mais ocultas para nós.

Oremos: Querido Deus, eu te agradeço por não me rejeitares mesmo sabendo de minha fraqueza e pecado. Obrigado porque Jesus morreu por mim. Amém.

09 novembro 2010

Deus é o seu refúgio!

Você já pensou em sumir? Deixar para trás todos os seus problemas e ir para um lugar seguro e isolado? Às vezes temos vontade, mas não adianta os problemas vão junto. Conheça o verdadeiro refúgio: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.” (Salmo 46.1) Mas cuidado. Isto não significa que você não terá problemas, mas sim que você tem um aliado e um abrigo. Abrigue-se no colo de Deus Pai. Ore a ele e compartilhe com ele as suas preocupações. Quem tem Cristo, tem seus problemas, mas tem também a certeza de que os problemas passarão e que o perdão e a vida eterna durarão para sempre.

Oremos: Obrigado Senhor por ser o meu refúgio. Ajuda-me Senhor a enfrentar os problemas e a encontrar as soluções. Em nome de Jesus. Amém.

08 novembro 2010

Equilíbrio, algo tão difícil!

As nossas necessidades materiais são tantas e urgentes que acabamos correndo o risco de deixar de lado as nossas necessidades espirituais. Não somos auto-suficientes. Não está dentro de nós a força e o vigor para enfrentar e superar as adversidades da vida. Assim como precisamos alimentar o nosso corpo é necessário também alimentar o espírito. Por isso procure o equilíbrio. Nem tanto à terra, nem tanto ao mar. Deus sabe e conhece todas as nossas necessidades. Ele nos garante o sustento e também nos providenciou a salvação. Ele sabia que a nossa maior necessidade seria o perdão de nossos pecados. E esta necessidade ele sanou quando enviou Jesus, que com a sua morte na cruz nos deu o perdão e a vida eterna. Não se afaste de Deus por causa das necessidades materiais. Busque em Deus a força para enfrentar e superar suas necessidades. Ele está com você hoje e sempre.

Oremos: Obrigado, Senhor Deus, por estares sempre presente em minha vida. Eu te peço perdão pelas muitas vezes que me afastei de ti buscando somente saciar minhas necessidades materiais. Eu preciso de ti e do teu perdão. Em nome de Jesus. Amém.

07 novembro 2010

Deus nos chama de filhos

Muitos povos indígenas esculpem os seus deuses com feições severas e vingativas. São coerentes na sua compreensão de como deveria ser Deus em relação à humanidade. Depois de criar um mundo maravilhoso, criar o ser humano para nele viver, Deus recebe em troca a ingratidão e a desobediência. Mas o Deus verdadeiro é diferente e superior. Seu amor é infinito. Sua bondade não tem fim. Teria motivos para nos desprezar, castigar e condenar, mas em vez disto nos chama de seus filhos. Em Jesus, ele oferece salvação a todas as pessoas. Ele perdoa os nossos pecados e nos acolhe como seus filhos.

Oremos: Bondoso Deus e Pai, nós te agradecemos porque, por teu grande amor, nós podemos fazer parte da tua família, na qual tu és o Pai e nós somos os filhos. Concede que possamos viver como irmãos. Amém.

04 novembro 2010

Amar é dar a vida

Amar é dar a própria vida. Com esta verdade baseada em Cristo Jesus precisamos analisar como está nosso conceito de amor. Como será que as pessoas de hoje definem o que é o amor? Muitos acreditam que amar é satisfazer suas necessidades pessoais. Também não adiantam palavras bonitas, mensagens bem elaboradas, músicas lindíssimas se o amor tão festejado não passa de um sentimento egoísta. Amar é dar a própria vida. Ninguém melhor do que Jesus para ser o nosso exemplo.

Oremos: Amado Deus e Pai celestial. Eu te agradeço pelo amor que Cristo demonstrou por mim através de seu sacrifício na cruz do Calvário. Desejo seguir seus passos amando o meu semelhante. Amém.

03 novembro 2010

Amizade verdadeira

A maioria das pessoas pode contar nos dedos quem são os seus verdadeiros amigos. Na nossa vida nos decepcionamos com muitas pessoas. Algumas que considerávamos amigas nos abandonam nas piores horas. Mas, nós temos um amigo fiel. Seu nome é Jesus. Ele demonstrou o quanto nos ama ao morrer por nós na cruz. Ele deu a vida dele para que você tivesse o perdão de todos os seus pecados. Ao contar nos dedos os seus amigos não esqueça de começar contando com Jesus. Afinal de contas, você pode contar com ele sempre. Ele nunca abandonará você. Ele está no céu preparando o seu lugar. E, enquanto isto, ele está ao seu lado. Confie nele e você terá a amizade dele para todo o sempre.

Oremos: Amado Deus, graças te dou por Jesus Cristo, que deu a própria vida por mim. Ele é o amigo fiel. Ajuda-me a fortalecer minha amizade com ele através do estudo da tua Santa Palavra. Em nome de Jesus, o meu Salvador. Amém.

02 novembro 2010

Trabalhar pela paz

Quando se fala em trabalho logo pensamos no emprego formal ou informal e no salário para o sustento e para uma vida digna. Mas há outro trabalho, muito importante, que começa no coração de Deus, nos modifica e atinge as outras pessoas. Jesus disse: “Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos”.
Trabalhar pela paz é trabalhar para Deus. Trabalhar pela paz é mais do que evitar conflitos. É servir sem querer nada em troca. Trabalhar pela paz é levar adiante o que Deus fez por você através de Jesus. Jesus morreu para que, através do perdão dos pecados, você tenha paz de espírito. Trabalhe pela paz, pois Deus já lhe garantiu, através de Jesus, o salário da vida.

Oremos: Obrigado, Deus, porque me amas e me dás a paz. Ajuda-me a levar esta paz a outros. Amém.