31 janeiro 2011

Use a armadura de Cristo

Éfeso era uma das cidades importantes do Império Romano. Além da importância política e econômica, também tinha o seu lado místico e religioso. Ali estava o famoso templo da deusa Diana. Esse era o principal atrativo turístico da cidade, afetando inclusive as atividades de muitos cristãos. O apóstolo Paulo tinha trabalhado na congregação de Éfeso e conhecia muito bem os desafios dos seus congregados. Ele não queria que eles se desviassem da fé. Por isso ele os desafia a estarem preparados e diz : “Peguem agora a armadura que Deus lhes dá” (Ef 6.13). Somos atacados diariamente por conceitos e idéias que querem nos afastar da fé em Jesus Cristo. Nós também precisamos estar preparados, não com os nossos próprios méritos e esforços, mas com as armas que Deus nos dá. Deus mandou seu próprio Filho, Jesus, para vencer os nossos inimigos na cruz e ressuscitar mostrando a sua vitória. Com fé em Jesus, nós vestimos a armadura de Deus e estamos protegidos.

Oremos: Obrigado, Senhor, pois colocaste na minha vida as armas para manter-me na fé mesmo nos momentos mais complicados. Por Jesus. Amém.

30 janeiro 2011

Um dia veremos tudo com clareza!

No tempo do apóstolo Paulo os espelhos eram de baixa qualidade, feitos de metais e pedras polidas e reproduziam uma imagem distorcida e obscura. Os espelhos de então eram terríveis e por isso Paulo os usa para ilustrar o conhecimento que então o mundo tinha de Deus: “O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face” (1Co 13.12).
Embora tenhamos a Bíblia Sagrada que nos fala de Deus, de suas qualidades, de sua justiça e de seu amor, a verdade é que este conhecimento é limitado. Um dia poderemos ver Deus face a face e o conheceremos assim como ele já nos conhece. E como é bom saber que Deus nos conhece! É bom saber que ele nos ama e quer a salvação de todas as pessoas do mundo.

Oremos: Pai nosso, mantém-nos na fé em Jesus até o fim de nossa vida e aumenta em nosso coração o fervor missionário para que levemos a tua mensagem de amor aos que ainda não a conhecem. Amém.

27 janeiro 2011

Continuaremos crianças para sempre?

Paulo, o grande apóstolo de Jesus, relembrando sua infância escreveu: “Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança”. Mas ele reconheceu que tudo passou, ficou para trás, mudou. Por isso ele também afirmou: “Agora que sou adulto, parei de agir como criança” (1Co 13.11). Paulo, entretanto, estava falando da maturidade espiritual, dando a entender que na vida cristã as coisas também mudam, amadurecem, tornam-se outras com o passar do tempo. No início somos crianças na fé, mas com o tempo vamos adquirindo a maturidade espiritual. É verdade que a perfeita maturidade só teremos no retorno de Cristo, quando viveremos para sempre ao seu lado, em amor, no céu. Mas aqui, agora, devemos buscar sempre o crescimento espiritual. E, se estivermos falhando, é tempo de arrependimento, de pedido de perdão, de mudança. O próprio Cristo nos perdoa e renova a nossa vida.

Oremos: Pai nosso, ajuda-nos a sermos adultos na fé em Cristo. Amém.

26 janeiro 2011

O amor é eterno!

Diante de uma desgraça algumas pessoas lembram o provérbio: “Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe.” Este provérbio é somente uma meia-verdade. Deus afirma que existem coisas que são eternas. E, entre as coisas eternas, a Bíblia destaca: “O amor é eterno” (1Co 13.8). Com fé em Jesus, temos este amor divino em nosso coração, mas ele ainda não é perfeito, nós continuamos pecadores. O que podemos fazer para que o amor que é eterno esteja sempre presente em nossa vida? Continuemos a buscar orientação na Palavra de Deus para uma vida de amor. E sempre que falharmos poderemos contar com o perdão de Jesus que nos dá a chance de tentar novamente.

Oremos: Pai nosso, como é difícil fazer a tua vontade. Perdoa-nos e ajuda-nos para que o amor que é eterno e que procede de ti fique conosco para sempre, que ele seja ativo no realizar de boas ações. Em nome de Jesus, que nos amou primeiro. Amém.

25 janeiro 2011

No amor verdadeiro não há lugar para ciúme!

Cenas de ciúmes são frequentes na vida de casais. Há maridos e esposas que, enciumados e num ímpeto de raiva, fazem coisas que magoam. O ciúme que não é controlado pode tornar a vida em família insuportável.
Deus nos diz através da Bíblia: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência” (1Co 13.4-7).
Para reprimirmos desejos e atitudes negativas, precisamos buscar forças no Deus maravilhoso que mandou seu próprio Filho, Jesus, para nos salvar, morrendo na cruz por nós.

Oremos: Pai nosso, perdoa-nos por termos ciúmes de forma exagerada. Em nome de Jesus, o nosso Salvador. Amém.

23 janeiro 2011

Sem amor, não adianta nada!

É bem conhecida essa passagem da Bíblia que diz: “Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada” (1Co 13.1-2).
Sim, sem amor não adianta nada doar dinheiro para uma obra de caridade, ajudar um orfanato, dar uma roupa no inverno, enfim, fazer qualquer boa ação. Sem amor, não dá para agradar a Deus, esta é a verdade. Se você crê em Jesus, você tem no seu coração o amor verdadeiro. Olhe à sua volta e procure o que você pode fazer para demonstrar este amor.

Oremos: Senhor, obrigado pelo teu amor que cobre todos os meus pecados. Ajuda-me para que eu aja sempre com amor. Por amor a Cristo. Amém.

20 janeiro 2011

Não à exploração

Vivemos num país em que muitos têm pouco e poucos têm muito. Há um abismo de desigualdade social. A distribuição de renda é perversa. Há muitas pessoas ricas que vivem demasiadamente preocupados única e exclusivamente consigo mesmas e com as suas riquezas, e assim não se importam com o pobre sofredor. É nosso dever como cristãos denunciar a injustiça, a corrupção e a exploração social. Não podemos nos calar diante daquele que sofre pela prepotência e arrogância de alguns. É preciso lutar, a começar por nós mesmos. A exemplo de Cristo que denunciou e enfrentou tais pessoas, insistamos até que cheguem ao arrependimento verdadeiro e confiem em Jesus Cristo. Assim teremos uma sociedade mais justa, menos corrupta e exploradora. O amor de Jesus considera o próximo e reparte com o necessitado. Onde está o nosso tesouro ali estará também o nosso coração. Que o nosso tesouro seja Cristo, seu amor, sua graça, seu perdão e salvação.

Oremos: Pai, tu és a nossa maior riqueza. Usa-nos como instrumentos teus para que tenhamos justiça, paz e amor. Por tua graça e misericórdia pedimos. Amém
.

19 janeiro 2011

Se Deus quiser

Planejar é preciso! Um jovem casal de namorados planeja detalhes sobre seu noivado e casamento. Uma família que sai de férias planeja seu roteiro e despesas de viagem. Empresas que desejam expandir seu negócio traçam um planejamento estratégico porque “planejar é preciso”!
A Bíblia nos encoraja a sermos diligentes, bons administradores do tempo, a planejarmos para o futuro. Agora, a pessoa que pela fé em Cristo é filho de Deus, submete seus projetos ao plano divino. É necessário que neste planejamento haja coerência e conformidade com os valores bíblicos. A Bíblia nos ensina a submetermos os nossos planos e projetos à vontade de Deus, pois ele conhece todas as coisas. Deus, que planejou o momento exato da vinda do seu Filho Jesus ao mundo, nos dá a garantia de um futuro abençoado no céu, pela fé nele.

Oremos: Senhor Deus, seja feita a tua vontade. Se tu quiseres, viveremos e realizaremos nossos planos. Entregamos nossa vida sob tua orientação e direção. Amém.

18 janeiro 2011

Obediência

Deveríamos criar o hábito de dedicar alguns minutos por dia para a leitura da Palavra de Deus. Se você, por acaso, decidiu fazê-lo, eu gostaria de incentivá-lo a não esquecer de cumprir esta sua decisão. E por quê? Porque, pela leitura da Bíblia, você conhecerá cada vez melhor a santa vontade de Deus e então, como resposta ao grande amor dele, você poderá ainda melhor cumprir o que ele espera de você e, assim, ser feliz. No livro bíblico de Isaías Deus nos diz: “Se me obedecerem, eu serei uma fonte de alegria para vocês e farei com que vençam todas as dificuldades; e vocês serão felizes.”

Oremos: Senhor Deus, como é bom saber que, se cumprirmos a tua vontade, tu nos darás uma fonte de alegria, e que nos ajudarás a vencer todas as dificuldades da vida! Permita que tenhamos prazer em conhecer e obedecer os teus mandamentos. Ouve-nos, por amor de Jesus. Amém.

17 janeiro 2011

O socorro vem dele!

Você trabalha, se esforça mas a sua vida parece que nunca vai para frente? Os problemas são muitos e não tem com quem dividi-los? Nada dá certo? Quem já não se sentiu assim? Sem futuro, sem solução e sem socorro? Nestes momentos é muito difícil acreditar que Deus é bom. Mas, tenha certeza, ele é bom e ama muito você. Leia o Salmo 121 e você verá que Deus é o seu socorro e está presente em momentos de aflição. Invoque a presença de Deus e ele poderá ajudar você. O objetivo de Deus não é dar a você uma vida sem problemas, mas ajudar você em todos os momentos. Ele enviou Jesus para socorrer você e livrá-lo da condenação eterna por causa dos seus pecados e agora quer estar presente em sua vida para ajudar você. Lembre-se que é de Deus que vem o seu socorro hoje e sempre.

Oremos: Bondoso Deus, obrigado por me amares e me socorreres em tempos difíceis. Ajuda-me a compreender a tua vontade em minha vida e fortalece a minha fé em ti. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 121

16 janeiro 2011

Uma vida espiritual saudável

Todos estão buscando uma vida espiritual saudável. Qual será o segredo para conseguir uma vida espiritual saudável? O segredo está na união. É preciso estar em comunhão com Deus, e isso só é possível através da fé em Jesus Cristo. Além disso, é muito importante para fortalecer a nossa fé a dica que Deus nos dá no Salmo 133, versículo 1º: “Como é bom e saudável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!” Não deixe de participar de uma igreja cristã. Ali é o lugar para você fortalecer a sua fé através do estudo da Palavra de Deus e da participação da Santa Ceia. Não se afaste do povo de Deus. Eles precisam do seu apoio e você precisa deles também. O segredo de uma vida espiritual saudável está na união com Cristo e com o povo de Deus. Não perca esta oportunidade!

13 janeiro 2011

A alegria embeleza o rosto

Vivemos numa sociedade que cada vez mais valoriza a beleza. Muito dinheiro é investido no cuidado com a beleza. A pele merece um cuidado todo especial, os cabelos também. Mas e o resto? Estamos investindo na nossa beleza interior? Muitos acham que isso não faz diferença, mas isso não é verdade. O interior é tão importante que, inclusive, traz conseqüências para a beleza externa. Existe um provérbio bíblico que afirma que “a alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida” (Pv 15.13). Não dedique tempo somente para cuidar da sua beleza externa, ela é importante, mas não é o suficiente para fazer de você uma pessoa realizada. Busque a verdadeira alegria. Você a encontrará na Palavra de Deus. Ali você perceberá o que Deus tem feito por você e ali você conhecerá o tamanho do amor de Deus. Então o seu coração se encherá de alegria por saber o que Cristo fez por você, e esta alegria embelezará o seu rosto.

12 janeiro 2011

Iluminando a sua mente!

Todos passamos por situações complicadas, ou enfrentamos problemas difíceis de resolver. É como se estivéssemos andando no escuro sem saber que direção tomar. O que fazer nestes momentos? Muitas vezes achamos que temos a solução para tudo e que somos capazes de resolver tudo sozinhos. Infelizmente isso não é verdade. Não temos a solução para tudo e, por teimosia, muitas vezes acabamos piorando a situação com nossas decisões precipitadas ou até por falta de coragem de tomar uma decisão. Onde encontrar ajuda nestes momentos? Podemos contar com Deus e a sua Palavra. Existe um Salmo que afirma: “Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente” (Sl 19.8). Deixe Deus iluminar a sua mente. Ele pode e quer nos ajudar. O contato com a Palavra de Deus nos dá sabedoria e nos aproxima de Deus. Nela percebemos que Jesus é a luz do mundo. Não continue andando no escuro! Deixe Jesus iluminar a sua vida.

11 janeiro 2011

Deus está sempre ao seu lado!

Você já se sentiu só? Existem muitas pessoas que sentem uma profunda dor, chamada solidão. Nós temos necessidade de compartilhar com alguém as nossas alegrias, tristezas e frustrações. Muitas pessoas não têm amigos e na verdade, e se pensarmos bem veremos que temos poucos amigos. Mas, a boa notícia é que nós temos alguém que está sempre ao nosso lado. Este alguém é Cristo, ele mesmo garantiu que estaria ao nosso lado sempre. Por isso não deixe que a solidão faça você sofrer. Lembre-se: Cristo está ao seu lado. Procure uma igreja cristã, lá você ouvirá mais do seu melhor amigo e poderá conhecer novos e fiéis amigos.

Oremos: Ó Deus, esteja sempre ao meu lado, me amparando, protegendo e me dando forças para enfrentar os momentos difíceis da vida. Amém.

10 janeiro 2011

A fonte da felicidade!

Você é uma pessoa feliz? Para muitos a vida é cheia de momentos felizes e momentos tristes. Outras passam pela vida buscando a felicidade e concluem que não conseguiram achá-la. E você, já encontrou a fonte da felicidade? Nós temos uma ótima notícia para você: a fonte da felicidade existe! Ela não está dentro de você, ela vem de fora para dentro. A fonte da felicidade está em Deus. Aquele que está unido a Deus tem a verdadeira felicidade. Mas, por quê? A resposta é simples. Para nos unir a ele, Deus nos enviou Jesus Cristo que morreu e pagou o preço dos nossos pecados. Em Cristo estamos unidos com Deus e esta união nos garante que Deus está sempre ao nosso lado e que tudo coopera para o nosso bem. Além disso, unidos com Deus nós temos a certeza de que teremos a vida eterna. E por isso, por mais que passemos por momentos tristes, podemos ter a certeza de que estamos unidos com Deus e seremos felizes para sempre.

Oremos: Amado Pai, muito obrigado porque, graças a Jesus Cristo, eu posso ser feliz, mesmo nos momentos mais complicados da minha vida. Dá-me sempre a força que preciso para o meu dia-a-dia. Amém.

Ser sábio para Deus

Um professor perguntou aos alunos: “o que é ser inteligente?” O primeiro deles disse que ser inteligente era saber matemática, saber fazer contas de cabeça. Outro aluno concluiu que era saber muito sobre a ciência, sobre a química e a física. Um terceiro disse que inteligência era conhecer a arte, a história da humanidade. O professor concordou e depois perguntou a outro aluno sobre o que seria a sabedoria. O aluno respondeu: “Sabedoria é o que torna a inteligência uma coisa útil, pois não adianta ter muita inteligência, e não ter sabedoria para usá-la quando for a hora certa.” A Bíblia nos diz: “Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria” (Tg 3.13).

A verdadeira sabedoria vem de Deus. Sejamos sábios e inteligentes, reconhecendo que Cristo é o Senhor e Salvador. Esta é a chave da mais alta e sublime sabedoria divina. Este saber nos levará à vida e salvação eterna.

Oremos: Ó Senhor Jesus, que o nosso bom comportamento e ações reflitam as tuas virtudes para honra de Deus Pai, glória e vitória do Espírito Santo. Amém.

09 janeiro 2011

Uma fé viva

Certa vez um membro de uma igreja foi questionado pelo seu pastor sobre a razão dele se comportar tão friamente diante das necessidades materiais de seus irmãos na fé, embora tivesse condições para ajudá-los. O congregado respondeu: “Pastor, por acaso sou responsável pelo irmão? Nós somos salvos pela fé e não pelas obras!” É verdade! Nós somos salvos unicamente pela fé em Cristo como nosso Salvador. Mas, também é verdade que esta fé nos coloca graciosamente na família de Deus, nos torna discípulos de Jesus e nos transforma em sal da terra e luz do mundo. Não só representamos, mas somos a imagem de Deus na terra em que vivemos. Devemos pedir a ajuda de Deus para podermos demonstrar nossa fé com atos de amor ao próximo.

Oremos: Senhor, dá-me força e coragem para viver e testemunhar a minha fé nos lugares onde me colocas. Amém.

06 janeiro 2011

Crer e agir

Ter fé é muito mais do que aceitar que Deus existe. A Bíblia nos diz: “Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também creem e tremem de medo” (Tg 2.19). Ter fé significa estar convicto da existência de Deus e que este Deus é o Criador, Salvador e Santificador. Este Deus ama a todos os pecadores e veio ao nosso encontro através de Jesus. E pela vida, sofrimento, morte e ressurreição de Cristo, Deus mostrou seu desejo de que todos sejam salvos e levados para junto dele. A fé em Cristo nos leva ao encontro das outras pessoas. E isto pode acontecer em ajudas concretas, dando pão a quem tem fome e roupa a quem tem frio. A fé nos conduz à ação e esta ação pode ter muitas formas. Porém, tem que ser palpável e precisa levar outras pessoas à esperança e à vida.

Oremos: Senhor Deus, ajuda-nos a sermos coerentes com nossa fé em ti e ensina-nos a expressá-la em atitudes concretas. Amém.

05 janeiro 2011

Fé e ação

Os cristãos não vivem apenas na teoria. Por meio de Cristo, Deus nos libertou de todos os pecados e através de sua Palavra nos conserva na verdadeira fé, mediante o poder do seu Espírito. O nosso comportamento e as nossas atitudes precisam espelhar isso. A fé em Cristo produz amor no coração, e este amor vai se manifestar em boas ações. A maldade e os nossos maus desejos querem dificultar a produção destes frutos da fé. Porém, oremos para que Deus, pela sua Palavra, nos ajude a tornar nossa fé ativa, dando-nos capacidade e disposição para viver uma vida que o agrade. Que a nossa fé no Cristo Salvador possa demonstrar-se em ações de amor, e refletir naqueles que necessitam de auxílio, empenho e solidariedade.

Oremos: Senhor Deus, faze-me um cristão que pratique boas obras de espírito livre. Amém.

04 janeiro 2011

Amar sem olhar a quem

A vontade de Deus nos diz: “ame os outros como você ama a você mesmo” (Lv 19.18). Ser cristão, viver a fé, exercitar o amor a Deus e aos outros não é algo estático. E, diante de uma realidade de conflitos e desigualdades sociais em que vivemos, os desafios são enormes. Porém, nada de desistir. Ao contrário, reconhecidos e gratos pelo amor com que Cristo nos amou, perdoou e salvou, esforcemo-nos para fazer em favor do semelhante aquilo que está ao nosso alcance. Se nos faltam condições materiais para tanto, pelo menos, lembremo-nos de orar e interceder a Deus pelo próximo, e em especial, pelos menos favorecidos.

Oremos: Ó Deus, perdoa a nossa falta de amor e ajuda-nos a suprir as necessidades do semelhante na medida do possível. Amém.

03 janeiro 2011

Tratar com igualdade

Muitas vezes tratamos as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas, ou pelo tipo de roupa ou pelas jóias que usam. Para Deus há outra medida de valor. Os pobres aos olhos do mundo não são necessariamente pobres diante de Deus. Podem ser ricos e herdeiros do Reino dos céus. Quando fazemos diferença entre pessoas não estamos refletindo a vontade de Deus. Quando alguém faz isso, está julgando o outro. Devemos refletir o amor de Deus. Nosso Deus não tem favoritos, apenas favorecidos. E em Jesus todos são favorecidos. Graças a Deus que nós não somos julgados pelo nosso exterior ou pelas nossas realizações. Jesus morreu na cruz por todas as pessoas, sem discriminação. Ele ama e quer a salvação de cada um de nós.

Oremos: Senhor, o mundo favorece e discrimina as pessoas. Ajuda-me a imitar o teu amor e a praticar a fé imparcialmente. Amém.

02 janeiro 2011

Controlar a língua

A Bíblia nos faz uma recomendação com respeito ao uso da língua: “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo” (Tg 1.26). Precisamos adquirir e exercitar o domínio próprio para conseguir dominar aquele ímpeto de expressar a malícia, as críticas apressadas e comentários maldosos. Devemos seguir o que dizem as Escrituras: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras” (1Pe.3.10). Jesus, ao morrer na cruz por nós, nos mostrou o seu amor e perdão. Esse amor e perdão nos fazem olhar para as pessoas de forma diferente e nos dão a garantia da vida eterna.

Oremos: Senhor, faze-me forte na fé em Jesus e sábio para viver em retidão. Amém.