07 junho 2012

Embaçado


Nem sempre as coisas são claras na vida sentimental, nos negócios, nas decisões. Mesmo na igreja, na vivência da fé, nas batalhas contra os inimigos da fé cristã, nossa visão ainda é limitada e temos dificuldades. Na parábola que Jesus conta sobre o joio e o trigo ele ensina que um dia haverá a separação entre seu povo e os inimigos de Deus. Até lá, o mundo é mesmo meio “embaçado”, trigo e joio convivem. Mas no fim dos tempos, “o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai.” Sob a luz de Cristo, o Sol da justiça, a vida será desembaçada.


Oremos: Jesus, luz da vida, brilhe em meu coração para que eu vença as batalhas contra os inimigos da fé, sob a sua graça e poder. Amém.


Leia em sua Bíblia Mateus 13.24-30; 36-43


Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
— O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: “Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?”
— “Foi algum inimigo que fez isso!”, respondeu ele.
— E eles perguntaram: “O senhor quer que a gente arranque o joio?”
— “Não”, respondeu ele, “porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita: ‘Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.’ ”
Então Jesus deixou a multidão e voltou para casa. Os discípulos chegaram perto dele e perguntaram:
— Conte para nós o que quer dizer a parábola do joio.
Jesus respondeu:
— Quem semeia as sementes boas é o Filho do Homem. O terreno é o mundo. As sementes boas são as pessoas que pertencem ao Reino; e o joio, as que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeia o joio é o próprio Diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os que fazem a colheita são os anjos. Assim como o joio é ajuntado e jogado no fogo, assim também será no fim dos tempos. O Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal. Depois os anjos jogarão essas pessoas na fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero. Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. (SBB-NTLH)

Nenhum comentário: