29 novembro 2012

Será que queremos a paz?

Jesus Cristo veio ao mundo para trazer a paz. Ele é o Príncipe da Paz. Zacarias, pai de João Batista, profetizou sobre Jesus, dizendo que ele viria para iluminar todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz (Lc 1.79).


Os cristãos devem ser agentes da paz no mundo. Isso significa que eles não apenas falam da paz, mas lutam por ela. Significa que eles anunciam a paz de Deus, e a paz de uns com os outros. Às vezes é necessário tomar atitudes concretas, como Jesus fez. Ele pregou a paz, morreu pela paz, e ressuscitou.

Oremos: Senhor, eu desejo a paz. Eu quero promover a paz com gestos concretos. Faze-me ser um discípulo teu, e um servo da paz. Amém.

Leia em sua Bíblia: Lucas 1.79

28 novembro 2012

Serviço e Bênçãos

Servir não é algo fácil. Geralmente a sociedade valoriza quem é servido: o que tem mais dinheiro, o que pode dar a “caixinha” de fim de ano, o patrão. Maria, mãe de Jesus, ensina que as coisas são diferentes no reino de Deus: servir é parte da identidade de quem sabe que o mundo é do Deus que cumpre suas promessas e envia Jesus. Maria, ao saber que ficaria grávida do salvador do mundo, diz: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” E, até hoje, a chamamos de mulher abençoada. Serva abençoada.
Oremos: Salvador Jesus, quero ser seu servo pois em você tenho tudo o que preciso para viver, e sou abençoado com suas promessas e amor. Amém.
Leia em sua Bíblia Lucas 1.35-38, 48
O anjo respondeu: — O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível. Maria respondeu: — Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.
(48)... ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada... (NTLH-SBB)

27 novembro 2012

Maria e a fonte da alegria

Um bebê traz muita alegria para o lar. Maria, mãe de Jesus, no entanto, reconheceu que havia uma fonte ainda maior de alegria: o próprio Deus. Ela disse: “O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador” (Lc 1.47). Maria louvou a Deus pela salvação em Jesus e por sua bondade. Assim como ela, confie no Senhor Deus, o Salvador. Nele, você terá alegria para esta vida e para a eternidade.

Saiba mais sobre o cântico de Maria no estudo online de hoje, 19h, no programa “O Caminho” em www.livestream.com/caminhohl sob o tema: “Cantando com Maria”. Acesse e participe pelo chat.

Oremos: Senhor Deus, meu Salvador, a sua bondade dura para sempre. Que essa lembrança alegre o meu dia. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 1.46-50
Então Maria disse: — A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador. Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações. (NTLH-SBB)

 

 

25 novembro 2012

Enfrentando a descrença

Saber que as pessoas não confiam em você é algo muito dolorido. Jesus também sentiu a descrença da sua própria família. “Até os irmãos de Jesus não criam nele” (Jo 7.5), nos conta o evangelista. Mesmo sabendo que seus irmãos não acreditavam nele naquele momento, Jesus prosseguiu em sua missão e deu-nos salvação. O amor dele por nós superou, e supera, a nossa descrença. Mesmo que hoje você passe por um momento de dúvida, de perguntas sobre a fé, Jesus continua amando você e oferecendo vida.
Oremos: Jesus, ajude-me em minha falta de fé. Obrigado por sempre me amar. Em seu nome. Amém.
Leia em sua Bíblia João 7.1-6
Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia; ele não queria andar pela Judéia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo. Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto. Então os irmãos de Jesus disseram a ele: — Saia daqui e vá para a Judéia a fim de que os seus seguidores vejam o que você está fazendo. Pois quem quer ser bem conhecido não deve esconder o que está fazendo. Já que você faz essas coisas, deixe que todos o conheçam. Até os irmãos de Jesus não criam nele. Ele respondeu: — A minha hora ainda não chegou, mas para vocês qualquer hora serve. (NTLH-SBB)

 

22 novembro 2012

Mais belo e melhor que diamante

Por seu brilho e beleza, o diamante é caro e desejado. No entanto, Deus faz uso de outra característica do diamante para descrever as pessoas que deixa de ouvir e fazer a sua vontade: “Tornaram os corações deles duros como o diamante...” (Zc 7.12a). Um coração duro como diamante acaba trazendo prejuízo para toda a sociedade. Com seu poder e amor, Jesus pode quebrar nosso coração e trazer paz, vida e justiça. Não se iluda com o brilho de uma vida longe de Deus: em Cristo há beleza eterna e verdadeira.

Oremos: Salvador Jesus, perdoe a dureza do meu coração. Peço que o Espírito Santo me dê coragem e amor para mostrar bondade e misericórdia com todos. Em seu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Zacarias 7.8-12
O Senhor Deus falou com Zacarias e disse:— Eu, o Senhor Todo-Poderoso, tinha ordenado isto ao povo: “Sejam honestos e corretos e tratem uns aos outros com bondade e compaixão. Não explorem as viúvas, nem os órfãos, nem os estrangeiros que moram com vocês, nem os pobres. E não façam planos para prejudicar os seus patrícios.” Porém eles se revoltaram e não quiseram obedecer. Viraram as costas para mim e taparam os ouvidos para não ouvir as minhas ordens. Tornaram os corações deles duros como o diamante a fim de não obedecer à Lei e às mensagens que eu, por meio do meu Espírito, dei aos profetas antigos. Por isso, eu fiquei muito irado com eles. (NTLH-SBB)

21 novembro 2012

Para matar a fome e a sede

Milagres, bênçãos, curas. Uma multidão seguia Jesus somente para conseguir vantagens para o tempo dessa vida. Mas Jesus, apesar de poder multiplicar pães e peixes, está preocupado com a vida completa, a amizade com o Criador, a não condenação do ser humano. “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6.35), disse ele. O pão multiplicado, o salário aumentado, as contas pagas, as curas miraculosas não podem matar a fome e a sede da existência. Jesus pode. Coma desse pão e sacie-se!
 
Oremos: Senhor Jesus, pão da vida, perdoe-me se busco seu auxílio somente para as coisas desse mundo. Obrigado por cuidar de mim, especialmente por me dar a vida eterna. Amém.
 
Leia em sua Bíblia João 6

 

20 novembro 2012

A regra de ouro

O que você espera das outras pessoas? Respeito, educação, consideração e amor? Todos esperamos isso, mas será que você está disposto a oferecer o mesmo a elas? Muitas pessoas afirmam que tratam os outros como são tratados. Será este um bom princípio? Não! O princípio correto é o que Jesus nos ensinou: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês.” (Mt 7.12) Essa é a regra de ouro. Você tem em suas mãos a possibilidade de melhorar o ambiente onde vive. Não se deixe contaminar pelo mau humor dos outros. Lembre-se do quanto Jesus ama você. Ele é seu amigo. Ele capacita você a ser uma pessoa melhor.
 
Não perca, hoje, quarta-feira, às 19h, estudo bíblico online com o tema "A maior quebra de paradigma de todos os tempos" (At 10). Acesse www.livestream.com/caminhohl e participe.

Oremos: Amado Deus, ajude-me a ser uma pessoa melhor a cada dia. Que eu seja uma luz no meu ambiente de trabalho e na minha família. Que a sua luz brilhe através da minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 7.12

18 novembro 2012

Fonte de esperança



Você tem esperança no futuro? Triste é a pessoa que já perdeu a esperança, e por isso não tem alegria nem ânimo. Não perca a esperança! Ela é muito importante para podermos continuar vivendo. Deus é a fonte da esperança. Veja o que o salmista escreveu: “No sofrimento, eu fui consolado porque a tua promessa me deu vida” (Salmo 119). A promessa de Deus é a fonte da nossa esperança. Ele prometeu que nos enviaria um Salvador. E ele enviou Jesus, que morreu para perdoar os nossos pecados e ressuscitou, dando-nos a certeza de que todo aquele que nele crer será salvo. Não perca a esperança. Deus promete e cumpre. Confie nele e você terá motivos de sobra para ter esperança que dias melhores virão.

Oremos: Amado Deus, sei que em ti tenho a fonte da esperança. Que eu possa beber dela e assim confiar que o meu futuro é garantido, pois estou em tuas mãos. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 119


 

13 novembro 2012

O melhor vinho

“Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.” (Jo 2.10) Essa foi a fala do dirigente da festa de casamento quando Jesus transformou água em vinho. Ao realizar o milagre, Jesus providenciou alegria aos noivos, evitando que a festa acabasse por falta da bebida. Convide sempre Jesus para estar com você, nas festas ou nos lutos. Com poder divino, ele pode alegrar seu dia, providenciando tudo o que você necessita.

Participe, nesta quarta-feira, 19h (novo horário) do Estudo Bíblico Online  sob o tema “Como tomar um bom vinho” em www.livestream.com/caminhohl


Oremos: Salvador Jesus, sei que você é poderoso e providencia tudo o que preciso para a vida, aqui e eterna. Esteja comigo todos os dias. Amém.

Leia em sua Bíblia Jo 2.1-12

12 novembro 2012

Sem segredos

Logo que começou seu ministério, Jesus via que muitos o seguiam por causa dos milagres que ele fazia. O evangelista João relata: “Mas Jesus não confiava neles, pois os conhecia muito bem. E ninguém precisava falar com ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava.” Não há como esconder qualquer coisa de Jesus. Ele sabe quando fingimos, quando agimos bem por causa de recompensas, ou quando tentamos comprar o amor de Deus. E o impressionante é que, mesmo assim, Jesus nos ama e deu sua vida por nós. Então, viva sinceramente e aja honestamente, confiando completamente em Jesus. Sim, pode confiar: Jesus conhece seus segredos, e pode iluminar toda a sua vida.
 
Oremos: Amado Salvador Jesus, você conhece meu coração completamente. Perdoe meus pecados e ilumine todo o meu ser. Amém.
 
Leia em sua Bíblia João 2.23-25
“Quando Jesus estava em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos creram nele porque viram os milagres que ele fazia. Mas Jesus não confiava neles, pois os conhecia muito bem. E ninguém precisava falar com ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava.” (NTLH-SBB)

 

 

11 novembro 2012

O Senhor dos Exércitos

O profeta Ageu faz uso constante da expressão “Senhor dos Exércitos” ou “Senhor Todo-Poderoso”. Essa expressão salienta o poder de Deus, e também mostra como ele protege os seus. Esse Deus tão poderoso anima seu povo dizendo: “Tenham coragem, não fiquem com medo... Darei paz e prosperidade ao meu povo.” (Ag 2.4,5,9) Sejam quais forem seus desafios no dia de hoje, confie no Deus Todo-Poderoso, o Deus do poder e da paz.

Oremos: Salvador Jesus, seu sacrifício na cruz por mim mostra como o Deus Todo-poderoso me ama. Que o Deus dos Exércitos me proteja e abençoe em mais um dia de trabalho. Amém.

Leia em sua Bíblia Ageu 2.3-9
Deve haver alguém aqui que viu o Templo quando ele ainda era belo. Mas vejam como está agora! Não lhes parece que não vale nada mesmo? No entanto tenham coragem! Coragem, Zorobabel! Coragem, Josué! Coragem, toda a gente deste país! Trabalhem todos, pois eu, o Senhor Todo-Poderoso, estou com vocês. Conforme a aliança que fiz com o meu povo quando o tirei do Egito, o meu Espírito sempre está com vocês. Portanto, não fiquem com medo. — Pois é isto o que eu, o Senhor Todo-Poderoso, digo: Daqui a pouco farei com que tremam o céu e a terra, o mar e a terra firme. Vou fazer com que tremam todas as nações, e as suas riquezas serão trazidas para o meu Templo aqui em Jerusalém. E assim encherei o meu Templo de beleza. Toda a prata e todo o ouro do mundo são meus. Então o novo Templo será ainda mais belo do que o primeiro, e dali eu darei prosperidade e paz ao meu povo. Eu, o Senhor Todo-Poderoso, falei.(NTLH-SBB)

 

08 novembro 2012

Bom demais!

Quando Jesus veio ao mundo, ele não foi bem recebido por muitos. “Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12). Ser filho de Deus é nascer de novo. É saber que a cada dia a luz verdadeira ilumina o mundo todo, que a Palavra se tornou um ser humano e habitou entre nós e nos oferece o amor e a verdade. É saber que somos abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos, graça sobre graça. Ser filho de Deus é bom demais!
 
Oremos: Jesus, obrigado por ter vindo ao mundo me dar salvação e vida plena. Sou filho de Deus por sua causa, por seu amor. Que a sua luz brilhe em mim no dia de hoje e que outros conheçam, através de mim, as riquezas do seu amor. Amém.
Leia em sua Bíblia João 1.10-17
A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles. A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai. João disse o seguinte a respeito de Jesus: — Este é aquele de quem eu disse: “Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia.” Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus. (NTLH-SBB)

07 novembro 2012

Beijo doce

Alguns relatos sobre beijos na Bíblia chamam a atenção: o beijo traidor de Judas (Mateus 26), os beijos em meio às lágrimas da mulher de má fama nos pés de Jesus (Lucas 7), os beijos tristes de despedida dados em Paulo (Atos 20). E há o beijo de irmãos, o beijo da paz, ósculo santo, utilizado pelos primeiros cristãos: “Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão” (2Co 13.12). Aproveite o dia de hoje para beijar com carinho, sem malícia ou traição, e anuncie a paz e o amor que o mundo não dá, mas Cristo oferece de graça e intimamente, como um beijo.
 
Oremos: Salvador Jesus, o seu amor é maravilhoso. Ajude-me a demonstrar o seu amor em atos de justiça e carinho às pessoas. Em seu nome. Amém.
 
Leia em sua Bíblia 2 Coríntios 13.11-13
E agora, irmãos, até logo. Procurem ser corretos em tudo. Escutem bem o que eu digo. Tenham todos o mesmo modo de pensar e vivam em paz. E o Deus de amor e de paz estará com vocês. Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão. Todo o povo de Deus manda saudações. Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (NTLH-SBB)

06 novembro 2012

Tristeza boa?

A tristeza pode ser boa? O apóstolo Paulo disse que “a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte” (2Co 7.10). Quando a lei de Deus nos mostra o pecado, a tristeza aparece. Mas, então, Deus nos aponta seu filho, Jesus Cristo: nele temos perdão e reconciliação com Deus. Ou seja, por causa de Jesus, a tristeza pelo pecado dá lugar à alegria da salvação.
 
Assista o estudo bíblico online em www.livestream/caminhohl e alegre-se em Jesus Cristo. Quarta-feira, 18h, ao vivo. Participe também pelo chat!
 
Oremos: Deus, não deixe que a tristeza pelo pecado se transforme em desespero ou que as tristezas desse mundo produzam morte. Que o Senhor produza arrependimento em minha vida e me dê a alegria da salvação em Jesus. Amém.
Leia em sua Bíblia 2 Coríntios 7.2-16
 

05 novembro 2012

Nós, Deus e o fundo do mar

O que Deus quer de nós? “O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.” (Mq 6.8) Mas persistimos em pecar, em não fazer o que é direito. Felizmente, o profeta Miquéias relembra: “Tu (Deus) não continuas irado para sempre, mas tens prazer em nos mostrar sempre o teu amor. Novamente, terás compaixão de nós; acabarás com as nossas maldades e jogarás os nossos pecados no fundo do mar.” (Mq 7.18b-19) Em Jesus, Deus nos perdoa, mostrando compaixão e nos dando poder para amar com dedicação.
 
Oremos: Salvador Jesus, perdoe meus pecados e que o Espírito Santo aja em mim para que as pessoas conheçam o seu amor, a compaixão de Deus, através da minha vida. Amém.

Leia em sua Bíblia Miquéias 6 e 7.

 

 

04 novembro 2012

Cristo venceu a morte

“Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.” A partir do momento em que Deus disse essas palavras, o mundo passou a conhecer algo que na criação não existia: a morte. A morte era um conceito desconhecido de Adão e Eva até o dia em que resolveram ser iguais a Deus. Desde esse dia, a morte entrou no mundo. A cada dia nos aproximamos mais da morte. Apesar de tudo, há esperança mesmo diante da morte. Há possibilidade de uma nova vida para todos nós. Temos vida em Cristo, pois ele venceu a morte. Em Cristo a vida venceu a morte.
 
Oremos: Salvador Jesus, que a sua vitória sobre a morte me traga esperança diariamente. Em seu nome. Amém.
 
Leia em sua Bíblia Romanos 5.18-21
Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida. E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem. A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. E isso aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim também a graça de Deus, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e trouxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.(NTLH-SBB)

 

01 novembro 2012

Saudades de quem partiu

A saudade de alguém que já morreu não tem dia ou hora para chegar. Ela surge e pode nos entristecer. E até mesmo as lembranças de momentos felizes podem machucar o coração. Quando seu amigo Lázaro faleceu, Jesus chorou. Por isso, hoje, se o seu coração chora de saudade de alguém que já partiu, entregue sua angústia a Jesus. Ele entende você e conhece suas lágrimas. E mais: ele é o Deus da vida, aquele que venceu a morte e pode encher seu coração com a esperança de que um dia não haverá mais morte, nem sofrimento, nem lágrima.
Oremos: Salvador Jesus, que a sua ressurreição encha a minha vida de esperança e que o seu amor enxugue minhas lágrimas quando a saudade bater. Amém.

Leia em sua Bíblia João 11.25-35
Então Jesus afirmou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? — Sim, senhor! — disse ela. — Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo. Depois de dizer isso, Marta foi, chamou Maria, a sua irmã, e lhe disse em particular: — O Mestre chegou e está chamando você. Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi encontrar-se com Jesus. Pois ele não tinha chegado ao povoado, mas ainda estava no lugar onde Marta o havia encontrado. As pessoas que estavam na casa com Maria, consolando-a, viram que ela se levantou e saiu depressa. Então foram atrás dela, pois pensavam que ela ia ao túmulo para chorar ali. Maria chegou ao lugar onde Jesus estava e logo que o viu caiu aos pés dele e disse:— Se o senhor tivesse estado aqui, o meu irmão não teria morrido! Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito e perguntou:— Onde foi que vocês o sepultaram? — Venha ver, senhor! — responderam. Jesus chorou. (NTLH-SBB)