13 fevereiro 2013

Os Miseráveis

Quantos miseráveis há no Brasil? A cada ano os números mudam. Mas o que é ser um miserável? Uma renda muito baixa ou um estado de depressão? Pouca comida ou um intelecto infértil? Falta de moradia ou ausência de amor? Moisés, antevendo a entrada do povo na terra prometida, orientou os israelitas a declararem: “Então oramos, pedindo socorro ao Senhor, o Deus dos nossos antepassados. Ele nos atendeu e viu a nossa aflição, a nossa miséria e como éramos perseguidos.”
Jesus Cristo conheceu todos os tipos de miseráveis: pobres e ricos. E por eles enfrentou a miséria de ser abandonado para morrer. Ao ressuscitar, ele ofereceu a riqueza da vida. E todos os seres humanos, miseráveis, perdidos, sem esperança, são socorridos. Confie em Jesus: ele viu a nossa miséria e nos socorreu.
 
Oração: Querido Jesus, seu sofrimento e morte mostram o quanto você tem misericórdia de mim, miserável pecador. Obrigado por nos socorrer. Em seu nome. Amém.
 
Leia em sua Bíblia Deuteronômio 26.1-11
Moisés disse ao povo: Vocês vão tomar posse da terra que o Senhor, nosso Deus, está dando a vocês. Depois de morarem lá algum tempo, cada um deve pegar a primeira parte de todas as colheitas produzidas pela terra que o Senhor Deus lhe deu, deve colocá-la num cesto e levar para o lugar que Deus tiver escolhido para nele ser adorado. Vá falar com o sacerdote que estiver servindo naquele dia e diga: “Declaro hoje que estou morando na terra que o Senhor, nosso Deus, prometeu dar aos nossos antepassados.” Aí o sacerdote pegará o cesto e o colocará na frente do altar do Senhor, nosso Deus. Então, na presença do Senhor, você fará esta declaração: “O meu antepassado foi um arameu que não tinha lugar certo onde morar. Ele foi com a família para o Egito, e ali eles moraram como estrangeiros. Quando chegaram lá, eram poucos, mas aumentaram em número e se tornaram um povo grande e forte. Os egípcios nos maltrataram e nos obrigaram a fazer trabalhos pesados. Então oramos, pedindo socorro ao Senhor, o Deus dos nossos antepassados. Ele nos atendeu e viu a nossa aflição, a nossa miséria e como éramos perseguidos. Com a sua força e com o seu poder ele fez milagres, maravilhas e coisas espantosas, e nos tirou do Egito, e nos trouxe até esta terra que nos deu, uma terra boa e rica. E agora, ó Senhor Deus, eu te ofereço a primeira parte das colheitas da terra que me deste.”Depois, coloque a oferta diante do Senhor, nosso Deus, e ajoelhe-se na sua presença.Fique alegre por causa de todas as coisas boas que o Senhor deu a você e à sua família e faça uma festa com os levitas e com os estrangeiros que moram onde você vive. (NTLH-SBB)

Nenhum comentário: