28 fevereiro 2013

Reconhecendo os nossos erros

Reconhecer os seus erros sempre foi um grande desafio para o ser humano. Ninguém quer admitir que ofendeu ao agiu de forma errada com outra pessoa. E, assim, muitos vão levando a sua vida de forma incorreta. E você? Como tem refletido sobre os seus erros? Quando paramos para pensar em nossas atitudes, começamos a ver o quanto temos sido negligentes com as outras pessoas. Reconhecer os próprios erros nada mais é do que tomar uma iniciativa de limpeza de coração. Reflita sobre o que você tem feito e se as suas atitudes têm agradado a Deus. Reconheça os seus erros com a certeza de que Jesus perdoa todos os seus pecados. Com humildade, quando assumimos as coisas erradas que fizemos, também as pessoas passam a confiar e a respeitar ainda mais em nós. Pense nisso!


Oremos: Senhor, muito obrigado por me ofereceres o perdão dos pecados. Eu sei que posso confessar a ti todas as coisas que faço de errado. Ajuda-me a viver uma vida em humildade no relacionamento com outras pessoas. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 51.1-5
Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei - somente contra ti - e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. (NTLH-SBB)

27 fevereiro 2013

O nosso escudo!

Há situações na nossa vida em que parece que estamos no meio de fogo cruzado. São tantos os problemas que vêm de todas as direções: família, vida financeira, profissional, insatisfação consigo mesmo, etc... Dá vontade de se esconder, mas não vemos um lugar seguro ou algo que nos proteja. Mas, saiba que você pode contar com Deus. Ele está sempre ao seu lado. As circunstâncias podem querer mostrar o contrário, mas não se deixe enganar. Deus está com você. Ele é o seu escudo. Cristo é a prova disso. Ele foi enviado por Deus para carregar sobre si todos os nossos pecados. Ao morrer na cruz ele estava livrando você da condenação. Não se desespere e repita com o salmista Davi: “Mas, tu, ó Senhor, me proteges como um escudo” (Salmo 3.3).


Oremos: Transforma, Senhor, o meu viver. Que eu seja mais sábio e tranqüilo na certeza de que o Senhor está comigo hoje e por todo o sempre. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 3.3 Mas tu, ó Senhor, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem. (NTLH-SBB)

26 fevereiro 2013

Você acredita?

Diante de situações aparentemente impossíveis, é comum ouvirmos as pessoas dizerem: “Sou como Tomé. Só acredito vendo!” Esse ditado popular é uma referência ao comportamento incrédulo de um personagem bíblico, o apóstolo Tomé no dia da Páscoa, ao receber a notícia da ressurreição de Jesus. Por isso, o apóstolo Tomé ficou conhecido como alguém que teve grandes dificuldades para crer. Você também tem dúvidas? É natural que todos nós tenhamos. Mas precisamos nos apegar às palavras de Paulo, um outro apóstolo, que nos diz: “Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês!”. A ressurreição de Jesus é prova da vitória da vida sobre a morte. Alegre-se com essa boa notícia. Dedique tempo para ouvir ou ler a Bíblia. Freqüente uma igreja cristã. Ouça as palavras de Jesus: “Pare de duvidar e creia!” E tenha vida por meio do Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Oremos: Amado Deus, agradeço de coração pela morte e ressurreição de Jesus. A tua misericórdia não tem fim. Aumenta a minha fé, lançando fora toda dúvida. Amém

Leia em sua Bíblia: Jo 20.19-31

24 fevereiro 2013

Garantia de Vida

Certa vez, uma senhora de idade disse que na natureza existe um chá para tudo, menos para a morte. De fato, em nenhum lugar deste mundo existe solução para a morte. Por mais que a ciência tenha avançado, o máximo que ela conseguiu foi aumentar a expectativa de vida em alguns anos. O fim continua sendo o mesmo: a morte. Pela ciência, não há e nunca haverá saída para a morte. Mas Deus resolveu essa situação. A vinda de Jesus ao mundo não serviu apenas para nos trazer o perdão e nos tornar amigos de Deus. Jesus ressuscitou três dias depois da sua morte e essa é a garantia também da nossa ressurreição para a vida eterna.
 
Oração: Bondoso Deus, guarde-me firme na fé para que ao final da minha vida eu possa receber a vida eterna com você no céu. Amém.

Leia em sua Bíblia: 1 Coríntios 15.19-20.
Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressucitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitado. (NTLH-SBB)

21 fevereiro 2013

Igual às crianças!

Como vai a criança dentro de você? O corre-corre da vida vai afogando a criança que vive dentro de nós. Não há quase tempo para o lazer e a diversão. Não temos tempo! Que pena! Por isso é preciso tomar cuidado para não cairmos nesta armadilha, deixando de cuidar do nosso bem-estar físico, mental e também espiritual. Aproveite o dia para descansar e refletir na frase de Jesus: “quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.” (Lucas 18.17)
 
Oração: Protege-me, Senhor, para que eu nunca deixe de ter a fé sincera de uma criança em Jesus Cristo como o meu Salvador. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 18.15-17
Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos viram isso e repreenderam aquelas pessoas. Então Jesus chamou as crianças para perto de si e disse:
- Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. (NTLH-SBB)

20 fevereiro 2013

Coragem para falar e mudar

O profeta Jeremias, depois de anunciar que o Templo seria destruído por causa da infidelidade do povo a Deus, foi ameaçado de morte. Mesmo ameaçado, ao invés de amenizar suas palavras, ele disse: “Vocês precisam mudar a sua maneira de viver e de agir e precisam obedecer às palavras do Senhor.”
Coragem para prosseguir na verdade! Ao invés de ceder às pressões, às ameaças, ao julgamento do outro, faça como Jeremias: seja corajoso, confie na fidelidade de Deus. E se algo precisar mudar em sua vida, tenha coragem para a mudança. Não tenha medo. Afinal, você tem Jesus, que enfrentou até a morte, para lhe dar coragem.
Oração: Salvador Jesus, dê-me coragem para não ceder ao pecado e para mudar o que precisa ser mudado em minha vida. Amém.

Leia em sua Bíblia Jeremias 26.8-15
Logo que acabei de falar tudo o que o Senhor tinha mandado, os sacerdotes, os profetas e o povo me agarraram e gritaram:— Você vai morrer por causa disso! Por que é que você disse, em nome de Deus, o Senhor, que este Templo ficará como Siló, que esta cidade será destruída e que ninguém viverá nela? Então o povo se ajuntou em volta de mim no pátio do Templo. Quando as autoridades de Judá souberam disso, saíram do palácio do rei e foram se assentar nos seus lugares, na entrada do Portão Novo do Templo. Então os sacerdotes e os profetas disseram às autoridades e ao povo: — Este homem merece ser condenado à morte, pois falou contra a nossa cidade. Vocês mesmos o ouviram. Aí eu disse:— Foi o Senhor Deus quem me mandou falar tudo o que vocês me ouviram dizer contra este Templo e contra esta cidade. Vocês precisam mudar a sua maneira de viver e de agir e precisam obedecer às palavras do Senhor. Se vocês fizerem isso, então ele mudará de idéia e não mandará a desgraça que prometeu mandar. Quanto a mim, estou nas mãos de vocês. Façam comigo o que acharem direito e justo. Mas fiquem certos de uma coisa: se me matarem, vocês e o povo desta cidade serão culpados da morte de um homem inocente, pois foi Deus quem me mandou dizer todas essas coisas a vocês. (NTLH-SBB)

19 fevereiro 2013

Fartura

“Há muitas pessoas que oram assim: “Dá-nos mais bênçãos, ó Senhor Deus, e olha para nós com bondade!” Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura.” (Sl 4.6-7)
A felicidade que Deus coloca no coração humano supera em muito à felicidade de ter, de possuir, de sentir-se dono de algo. A satisfação que vem de Deus é a alegria do perdão, da aceitação, de ser chamado filho de Deus. É a satisfação de saber: “Não possuo todas as coisas, e algumas podem até me faltar, mas, por causa de Jesus, sou amigo de Deus. Sou dele. Tenho tudo o que preciso, tenho fartura!”
 
Oração: Jesus amado, obrigado por, através do seu sacrifício na cruz, encher meu coração com a alegria de pertencer ao Criador, em paz. Amém.
 
Leia em sua Bíblia o Salmo 4

18 fevereiro 2013

Você não em primeiro lugar

“Você tem que se amar primeiro”, “você precisa pensar mais em si mesmo”, são frases muito repetidas em conselhos sentimentais e até famíliares. O apóstolo Paulo mostra um outro caminho: “O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade” (1Ts 4.3). O grande desafio, portanto, é não olhar para o próprio umbigo, é colocar Deus em primeiro lugar. Você acha que não parece prático? Paulo acrescenta: “procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho” (1Ts 4.11).
Jesus Cristo ao dar sua vida por você mostra que, mesmo conhecendo você, sabendo de suas feridas e orgulho, você é amado. Ele tira o “foco” de você mesmo e aponta para a cruz e a ação de Deus para libertar você de seus pecados, de si mesmo, e para viver para o Criador, em paz. 
 
Oração: Salvador Jesus, perdoe meu orgulho. Faça-me completamente dedicado a você, vivendo em paz e agindo em paz. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Tessalonicenses 4.1-12

17 fevereiro 2013

Sem trote

Departamentos de polícia e bombeiros em todo o mundo precisam lidar com um problema comum: os trotes telefônicos. Apesar de parecer uma diversão para muitos, um falso pedido de socorro é ilegal e muito prejudicial, afinal, desvia a atenção dos perigos e emergências reais.
Ao vir ao mundo, Jesus Cristo não estava perdendo tempo com um trote: as pessoas precisam realmente de ajuda. Talvez muitas ainda não tenham se dado conta disso, mas, sem Jesus, estão em situação de perigo e condenação. Elas e nós, apenas por meio de Jesus, poderemos ser aceitos por Deus, perdoados e recebidos no seu Reino. Para Jesus, não há chamado que não seja resolvido, não há vida que não possa recomeçar, não há pecado grande demais que ele não possa perdoar. Peça a ajuda dele. Ele saberá que o seu pedido não é um trote e que você precisa realmente dele. “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” (Rm 10.13)
 
Oração: Jesus, socorro bem presente nas tribulações, ouve o meu pedido de socorro. Que a tua voz libertadora seja ouvida por aqueles que ainda não te conhecem e não desfrutam do teu perdão. Amém.
 
Leia em sua Bíblia Romanos 10.8-13
O que Moisés diz é isto: “A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração” — isto é, a mensagem de fé que anunciamos. Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido.” Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” (NTLH-SBB)

15 fevereiro 2013

Um lar seguro

Tratamos nossa casa como um refúgio. Nela podemos ficar à vontade, brincar, dormir, chorar. No ambiente de trabalho podemos até nos sentir um pouco em casa, mas, geralmente, o ambiente é bem mais formal e competitivo. Um refúgio, como o nosso lar, é o local onde nos sentimos seguros a ponto de nos despirmos social e emocionalmente. No lar, calçar um chinelo ou vestir uma bermuda, promovem um descanso que vai além do físico.
Em Deus temos o melhor refúgio. Jesus, ao morrer na cruz, tendo a certeza do refúgio no Pai, disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46). Em Deus temos proteção e segurança. E essa proteção também vai além da proteção física: sob a sombra do Altíssimo estamos livres para agir e sentir, sem máscaras. Podemos derramar sobre ele nossos pecados, aflições e angústias. Afinal, “Deus diz: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o Senhor. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição” (Sl 91.14-15a).
 
Oração: Deus, obrigado por mostrar-me que você é meu Salvador, por ouvir-me e abrigar-me sob o seu amor em Jesus. Preciso sempre da sua proteção e segurança. Mantenha-me firme na fé em Jesus. Amém.
Leia em sua Bíblia o Salmo 91
 

14 fevereiro 2013

Quarenta dias e mais

Pode-se ter a impressão de que, antes de iniciar-se o período da Quaresma, há uma “explosão” de tentações em nosso país: exposição a imagens extremamente sensuais na TV, descumprimento de leis ao volante, desrespeito ao próximo, esquecimento das injustiças sociais. Jesus, antes de iniciar seu ministério, passou por momentos intensos de tentação. Durante quarenta dias, levado ao deserto pelo Espírito Santo, foi tentado pelo Diabo. E Jesus venceu todas as tentações, e mesmo aquelas que vieram após esse episódio.
O pecado ainda nos incomoda e lembrar que Jesus fez o que não conseguimos fazer, nos dá forças para lutar contra o pecado. Se nós caímos diante das tentações, sabemos que ele passou em todos os testes e que, em nosso lugar derrotou o Diabo e a própria morte. E humildes diante dele, santo e vencedor, pedimos: “Perdoe-me”. Nós, que tantas vezes não passamos nos teste das tentações, que também continuam após o carnaval, temos em Jesus o perdão e a vida, e poder para continuar lutando com o Espírito Santo ao nosso lado. “O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hb 4.15-16).
Oração: Salvador Jesus, você venceu todas as tentações e não pecou. Por amor a mim, assumiu meus pecados e os levou até a morte na cruz. Perdoe-me e ajude-me a confiar em você cada vez mais. Amém.
 
Leia em sua Bíblia Lucas 4.1-13
Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. Ali ele foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias. Nesse tempo todo ele não comeu nada e depois sentiu fome. Então o Diabo lhe disse: — Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra vire pão. Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão. Aí o Diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe num instante todos os reinos do mundo e disse: — Eu lhe darei todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser. Isto tudo será seu se você se ajoelhar diante de mim e me adorar. Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.” Depois o Diabo o levou a Jerusalém e o colocou na parte mais alta do Templo e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.” Então Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” Quando o Diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo. (NTLH-SBB)

13 fevereiro 2013

Os Miseráveis

Quantos miseráveis há no Brasil? A cada ano os números mudam. Mas o que é ser um miserável? Uma renda muito baixa ou um estado de depressão? Pouca comida ou um intelecto infértil? Falta de moradia ou ausência de amor? Moisés, antevendo a entrada do povo na terra prometida, orientou os israelitas a declararem: “Então oramos, pedindo socorro ao Senhor, o Deus dos nossos antepassados. Ele nos atendeu e viu a nossa aflição, a nossa miséria e como éramos perseguidos.”
Jesus Cristo conheceu todos os tipos de miseráveis: pobres e ricos. E por eles enfrentou a miséria de ser abandonado para morrer. Ao ressuscitar, ele ofereceu a riqueza da vida. E todos os seres humanos, miseráveis, perdidos, sem esperança, são socorridos. Confie em Jesus: ele viu a nossa miséria e nos socorreu.
 
Oração: Querido Jesus, seu sofrimento e morte mostram o quanto você tem misericórdia de mim, miserável pecador. Obrigado por nos socorrer. Em seu nome. Amém.
 
Leia em sua Bíblia Deuteronômio 26.1-11
Moisés disse ao povo: Vocês vão tomar posse da terra que o Senhor, nosso Deus, está dando a vocês. Depois de morarem lá algum tempo, cada um deve pegar a primeira parte de todas as colheitas produzidas pela terra que o Senhor Deus lhe deu, deve colocá-la num cesto e levar para o lugar que Deus tiver escolhido para nele ser adorado. Vá falar com o sacerdote que estiver servindo naquele dia e diga: “Declaro hoje que estou morando na terra que o Senhor, nosso Deus, prometeu dar aos nossos antepassados.” Aí o sacerdote pegará o cesto e o colocará na frente do altar do Senhor, nosso Deus. Então, na presença do Senhor, você fará esta declaração: “O meu antepassado foi um arameu que não tinha lugar certo onde morar. Ele foi com a família para o Egito, e ali eles moraram como estrangeiros. Quando chegaram lá, eram poucos, mas aumentaram em número e se tornaram um povo grande e forte. Os egípcios nos maltrataram e nos obrigaram a fazer trabalhos pesados. Então oramos, pedindo socorro ao Senhor, o Deus dos nossos antepassados. Ele nos atendeu e viu a nossa aflição, a nossa miséria e como éramos perseguidos. Com a sua força e com o seu poder ele fez milagres, maravilhas e coisas espantosas, e nos tirou do Egito, e nos trouxe até esta terra que nos deu, uma terra boa e rica. E agora, ó Senhor Deus, eu te ofereço a primeira parte das colheitas da terra que me deste.”Depois, coloque a oferta diante do Senhor, nosso Deus, e ajoelhe-se na sua presença.Fique alegre por causa de todas as coisas boas que o Senhor deu a você e à sua família e faça uma festa com os levitas e com os estrangeiros que moram onde você vive. (NTLH-SBB)

12 fevereiro 2013

Rasgando o coração

A Quaresma é um tempo no calendário da igreja cristã para reflexão sobre a caminhada de Jesus, seu sofrimento e lutas para nos dar o perdão. De modo especial, lembramos que Deus enviou Jesus para tirar nossos pecados e dar vida. O profeta Joel nos convida: “O Senhor Deus diz: Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Conhecendo o orgulho humano e nossa dificuldade em reconhecer que precisamos mudar, Deus mostra que o arrependimento verdadeiro vai além da aparência: acontece no coração.
Em qualquer época ou dia do ano, e não apenas na Quaresma, Deus está pronto a perdoar. Mas aproveite a Quaresma da melhor forma possível, rasgando o coração pois Deus, é bondoso e misericordioso, é paciente e muito amoroso.
Oração: Amado Jesus, obrigado por sofrer por mim e dar-me perdão dos pecados. Ajude-me a rasgar o coração e viver em paz com você e com as pessoas. Amém.
 
Leia em sua Bíblia Joel 2.12-13
O Senhor Deus diz: Mas agora voltem para mim com todo o coração, jejuando, chorando e se lamentando. Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de idéia e não castigar. (NLTH-SBB)

11 fevereiro 2013

Comecem a festa!

É carnaval. Brasil afora, festas acontecem aos milhares. Algumas pessoas aproveitam o feriado para descansar. Outras viajam. Mas o “feriadão” terminará, e o que ficará? O salmista fala de uma outra festa, muito mais proveitosa: “O Senhor é Deus; ele é a nossa luz. Com ramos nas mãos, comecem a festa e andem em volta do altar.” O próprio Deus chama o povo para festejar, para se alegrar. Por quê? Porque o amor, a bondade, a misericórdia de Deus duram para sempre. Para sempre! O amor de Deus por você não termina amanhã. Festeje o amor de Deus hoje. Nesse amor há alegria que dura eternamente.
 
Oração: Salvador Jesus, o seu amor por mim é maravilhoso. Não há nada no mundo que se compare à alegria que você oferece. Obrigado pela festa do perdão. Em seu nome. Amém.
 
Leia em sua Bíblia o Salmo 115.22-29
A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa! Este é o dia da vitória de Deus, o Senhor; que seja para nós um dia de felicidade e alegria! Salva-nos, ó Senhor, salva-nos! Dá-nos prosperidade, ó Deus! Que Deus abençoe aquele que vem em nome de Deus, o Senhor! Daqui do Templo do Senhor, nós abençoamos todos vocês. O Senhor é Deus; ele é a nossa luz. Com ramos nas mãos, comecem a festa e andem em volta do altar. Tu és o meu Deus — eu te louvarei; tu és o meu Deus — eu anunciarei a tua grandeza. Dêem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre. (NTLH-SBB)

10 fevereiro 2013

Notícia falsa

No livro do profeta Jeremias, Deus critica a atitude dos líderes religiosos, profetas e sacerdotes, revelando: “Eles tratam dos ferimentos do meu povo como se fossem coisa sem importância. E dizem: “Vai tudo bem”, quando na verdade tudo vai mal.” Mesmo que haja diversão, prosperidade financeira, crescimento da economia no Brasil, grandes e importantes eventos e parcerias, quando se está longe de Deus, tudo vai mal, e o povo, ferido. Não há festa, carnaval ou dinheiro que possam dar paz verdadeira. Jesus pode: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá” (Jo 14.27). Nele, paz é realmente paz e a notícia é verdadeira: “Com Jesus, tudo vai bem”.
 
Oremos: Salvador Jesus, perdoe-me quando me afasto do seu amor e mesmo assim acho que tudo vai bem. Dê-me sua paz e que ela seja mais divulgada e conhecida em nosso país. Amém.
 
Leia em sua Bíblia Jeremias 8.8-12
Como é que vocês têm a coragem de dizer: “Nós somos sábios, nós temos a Lei do Senhor”? Mas vejam! Os mestres da Lei desonestos têm falsificado a Lei quando a copiam. Os sábios serão envergonhados; ficarão confusos e atrapalhados. Eles rejeitaram as minhas palavras. Que sabedoria é essa que eles têm? Por isso, darei as mulheres deles para outros homens e as suas terras, para novos donos. Porque todos, importantes ou humildes, procuram ganhar dinheiro desonestamente. Até os profetas e os sacerdotes — todos são desonestos. Eles tratam dos ferimentos do meu povo como se fossem coisa sem importância. E dizem: “Vai tudo bem”, quando na verdade tudo vai mal. Será que ficaram envergonhados por terem feito essas coisas que eu detesto? Não! Não ficaram envergonhados de jeito nenhum; eles nem sabem o que é sentir vergonha. Por isso, vão cair como outros têm caído; quando eu os castigar, eles vão ficar arrasados. Sou eu, o Senhor, quem está falando.(NTLH-SBB)

07 fevereiro 2013

Coração calmo, coração satisfeito

A calma está diretamente ligada à satisfação. Muitas vezes a rotina de trabalho, a pressão social e mesmo o nosso desejo consumista incitado por todos os lados, geram insatisfação, e consequentemente, intranquilidade e infelicidade. Acalme-se: ponha sua esperança em Deus! E, então, relaxe e viva em paz, como o salmista que afirmou: “Assim, como a criança desmamada fica quieta nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranqüilo, e o meu coração está calmo dentro de mim” (Sl 131.2).
 
Oração: Salvador Jesus, quero descansar em seu perdão. Obrigado por garantir tudo o que preciso para viver. Faça-me, nos momentos de insatisfação e intranquilidade, olhar para a esperança em Deus. Acalme meu coração. Amém.
 
Leia em sua Bíblia o Salmo 131
Ó Senhor Deus, eu já não sou orgulhoso; deixei de olhar os outros com arrogância. Não vou atrás das coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance. Assim, como a criança desmamada fica quieta nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranqüilo, e o meu coração está calmo dentro de mim. Povo de Israel, ponha a sua esperança em Deus, o Senhor, agora e sempre! (NTLH-SBB)

06 fevereiro 2013

Temor por amor, não por medo

Se Deus fizesse uma lista dos nossos pecados, haveria alguma chance de não sermos condenados? O poeta bíblico responde: “Se tu (Deus) tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação?” (Sl 130.3). Ou seja, ninguém escaparia. No entanto, o amor de Deus por nós é tão grande, que ele, através de Jesus, nos perdoa, e por isso nós o tememos (v. 4). Um temor baseado na misericórdia e no amor do Pai. Portanto, “ponha a sua esperança em Deus, porque o seu amor é fiel, e ele sempre está disposto a salvar” (v. 7).
 
Oração: Senhor Deus, obrigado por me amar e perdoar. Em nome de Jesus. Amém.
 
Leia em sua Bíblia o Salmo 130
Ó Senhor Deus, eu te chamei quando estava em profundo desespero. Escuta o meu grito, ó Senhor! Ouve o meu pedido de socorro. Se tu tivesses feito uma lista dos nossos pecados, quem escaparia da condenação? Mas tu nos perdoas, e por isso nós te  tememos. Eu aguardo ansioso a ajuda de Deus, o Senhor, e confio na sua palavra. Eu espero pelo Senhor mais do que os vigias esperam o amanhecer, mais do que os vigias esperam o nascer do sol. Povo de Israel, ponha a sua esperança em Deus, o Senhor, porque o seu amor é fiel, e ele sempre está disposto a salvar. Ele salvará Israel, o seu povo, de todos os seus pecados. (NTLH-SBB)
 

05 fevereiro 2013

Contentamento e investimento



“O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!” (1Tm 6.7) Assim, a cobiça poderia ser definida como tolice, já que é investir, buscar algo que não trará benefício no futuro. Mas repartir, fazer o bem, ser rico em boas ações, ser generoso, é juntar “um tesouro que será uma base firme para o futuro” (v.19a). Sob a graça de Deus em Jesus há esperança verdadeira, contentamento e alegria eterna. Invista da melhor maneira e “viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros” (v.11b).

Oração: Salvador Jesus, não me deixe cair na tentação da cobiça. Faça-me olhar sempre para a sua vida e obra e o futuro que já me deu, de graça. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Timóteo 6


04 fevereiro 2013

Sob sol ou chuva



No verão, tempestades e sol escaldante são comuns. Mas as tempestades, apesar de oferecerem alívio ao calor, trazem perigos e medo. E o sol, apesar de desejado, queima peles e plantações e ansiamos por uma sombra. No verão e em todas as estações, precisamos de proteção, mas não apenas contra raios ultravioleta ou ventos fortes. Deus oferece proteção para toda a vida. Com o profeta Isaías dizemos: “Deus, te adoramos pois tens sido o protetor dos pobres, o defensor dos necessitados, um abrigo na tempestade e uma sombra no calor” (Is 25.1a,4). Abrigue-se em Jesus e você encontrará proteção sob qualquer circunstância, faça chuva ou faça sol.

Oremos: Senhor, você é o meu Deus. Proteja os que passam por dificuldades, especialmente os pobres. E que a sua justiça e paz sejam proclamadas e vividas. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Isaías 25.1-5
Ó Senhor, tu és o meu Deus. Eu te adorarei e louvarei o teu nome, pois tens feito coisas maravilhosas; tens cumprido fielmente os planos seguros que há muito tempo decidiste fazer. Deixaste as cidades dos nossos inimigos em ruínas, as cidades cercadas de muralhas foram arrasadas. Destruíste os seus palácios, e nunca mais eles serão reconstruídos. Por isso, povos poderosos te louvarão, e tu serás temido nas cidades onde mora gente cruel. Pois tens sido o protetor dos pobres, o defensor dos necessitados, um abrigo na tempestade e uma sombra no calor. A fúria de homens violentos é como uma tempestade de inverno, como o calor do deserto. Mas tu tapas a boca dos estrangeiros. Como uma nuvem diminui o calor num dia quente, assim tu calaste os gritos de vitória de homens violentos.(NTLH-SBB)

03 fevereiro 2013

O pior e o melhor

O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior” (1Tm 1.15). Essas palavras do apóstolo Paulo podem soar como falta de autoestima, e vai contra a atitude de muitas pessoas que com orgulho atestam: “Eu não me arrependo de nada”. Pecador confesso, recebo de Jesus muito mais que auto-estima ou um prazer psicológico momentâneo, recebo perdão e a certeza de que, mesmo que eu me considere, e seja, um “lixo”, Deus me ama. “Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência comigo” (1Tm 1.16a).
Oremos: Salvador Jesus, sou pecador. Perdoe-me. E obrigado por ter paciência comigo e me amar. Dê-me uma semana abençoada, sob o seu perdão e em sua companhia. Em seu nome, Rei eterno. Amém.
Leia em sua Bíblia 1 Timóteo 1.12-17
Agradeço a Cristo Jesus, o nosso Senhor, que me tem dado forças para cumprir a minha missão. Eu lhe agradeço porque ele achou que eu era merecedor e porque me escolheu para servi-lo. Ele fez isso apesar de eu ter dito blasfêmias contra ele no passado e de o ter perseguido e insultado. Mas Deus teve misericórdia de mim, pois eu não tinha fé e por isso não sabia o que estava fazendo. E o nosso Senhor derramou a sua imensa graça sobre mim e me deu a fé e o amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus. O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência comigo. E isso ficará como exemplo para todos os que, no futuro, vão crer nele e receber a vida eterna. Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus — a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém! (NTLH-SBB)