19 março 2014

Desprezado e Zombado - Época de Quaresma

“Todos zombam de mim e me desprezam” (Sl 22.6).

          Os inimigos de Jesus ficam ao redor da cruz como crianças cruéis que pisaram em um verme e agora riem enquanto assistem ele se contorcer e retorcer em dor.
         Os soldados romanos que o vigiam, tratam-no com desonra e desprezo. Eles o despiram e o açoitaram, coroaram-no com espinhos, ridicularizaram e zombaram dele por alegar ser o Rei dos judeus. Eles o forçaram a carregar sua cruz e, nela, pregaram seus pés e mãos. Eles zombam dele na cruz, oferecendo vinho amargo, e dizendo: “Se você é o rei dos judeus, salve a você mesmo!” (Lucas 23.36-37).
         Não surpreende o fato de os romanos escarnecerem dele. Mas, o seu próprio povo?! Eles não deveriam reconhecê-lo como seu Deus, seu Messias? Não. Eles o desprezaram. Meses antes os seus vizinhos em Nazaré, cidade em que crescera, tentaram jogá-lo de cima de um monte para matá-lo (Lc 4.28-30). Depois, judeus em Jerusalém tentaram apedrejá-lo (Jo 8.59). Há algumas horas apenas, seu próprio Grande Sacerdote, Caifás, deu falso testemunho contra ele. E então, quando ele foi posto diante de Pôncio Pilatos, Caifás fez o papel de promotor para pressionar o governador romano a condená-lo à morte.
          Quando eles finalmente conseguiram o que queriam, e Jesus estava pendurado na cruz, talvez eles tivessem a decência de deixá-lo em paz. Mas não, eles continuaram zombando e dizendo: “Ele salvou os outros. Que salve a si mesmo, se é, de fato, o Messias que Deus escolheu!” (Lc 23.35).
          Ele não pode salvar a si mesmo. Ele está sangrando e morrendo na cruz para salvar a eles, e a nós também.


Oração: Senhor Jesus Cristo, enquanto os romanos e judeus estavam diante de você, zombando e ridicularizando, você estava derramando seu precioso sangue para pagar pelos pecados deles. Perdoe meus pecados e fortaleça minha fé em você. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 119.137-144

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

Nenhum comentário: