07 março 2014

Mais Cortante Que Faca - Época da Quaresma

“Os que passavam por ali caçoavam dele, balançando a cabeça e o insultavam, dizendo assim: - Ei, você que disse que era capaz de destruir o templo e tornar a reconstruí-lo em três dias... Salve-se!” (Mt 27.39-40)

A dor física que Jesus enfrenta na crucificação é inimaginável e certamente é agravada pelo desprezo e escárnio que recebe de todos os lados. Por causa do seu amor ilimitado por essas mesmas pessoas, ele deixou seu trono no céu e se tornou humano. Com profunda compaixão ele toma o lugar delas sofrendo a ira do Pai para perdoar os seus pecados. Sacrifica-se por amor, mas o seu próprio povo lança sobre ele desonra e insulto.

Multidões de judeus estão indo à cidade para celebrar a Páscoa. Eles passam pela cruz, balançando suas cabeças e expressam seu desprezo por ele. Os líderes religiosos judeus que o condenaram, deixam de lado qualquer vestígio de honra e decoro, e, frente a ele, zombam de seu nome, Jesus, que significa "O Senhor salva". Eles exclamam: "Ele salvou os outros, mas não pode salvar a si mesmo!" Até mesmo os dois criminosos, em sua dor e miséria, o insultam.

Quando criança, eu usava uma rima para me proteger dos valentões: “Paus e pedras podem meus ossos quebrar, mas palavras nunca podem me machucar." Mas as palavras, risos e a ridicularizarão cortavam mais fundo do que qualquer faca. O riso e zombaria tornavam o corte mais profundo.

Quanto mais você ama e se preocupa com as pessoas, mais machuca quando elas se levantam contra você. Quando você está sacrificando a si mesmo por alguém que zomba e ridiculariza você por isso, a ferida é mais dolorida. Esta é a dor emocional que Jesus enfrenta na cruz, ao pagar o preço final pelos meus e os seus pecados.

Oração: Jesus Cristo, meu Salvador e Senhor, você buscou absolvição e perdão para aqueles que o pregaram na cruz, que desdenharam e ridicularizaram você. Perdoe os nossos pecados e encha nosso coração com fé e gratidão a você, e com sincero amor uns pelo outros. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 27.38-45

Nenhum comentário: