31 março 2014

Matilha de Cães Selvagens - Época de Quaresma

“Um bando de marginais está me cercando; eles avançam contra mim como cachorros” (Sl 22.16).

A profecia do rei Davi sobre a crucificação de Jesus volta a falar de animais, como vimos há alguns dias. Ele escreveu sobre touros e leões e agora ele cita uma matilha de cães selvagens. Sozinho, um único cão pode não ser tão forte ou ameaçador como um touro ou um leão. No entanto, em uma matilha, cães selvagens são predadores implacáveis ​​ao atacar suas presas. Estes cães se revezam na liderança do grupo, por isso sempre há cães mais descansados dirigindo a caçada. Assim, eles estão sempre beliscando os calcanhares da presa, perseguindo-a até que ela se cansa, esgotada. Este método permite que uma matilha de cães derrube presas muito maiores do que eles.
Judeus em várias funções perseguiram, como cães selvagens, os passos de Jesus durante todo o seu ministério. Eles o espionaram, desafiaram, contradisseram, acusaram, e tentaram interferir e virar as multidões contra ele. Quando o animal, sozinho e exausto, para para descansar, os cães formam um círculo ao seu redor para matá-lo. Davi usa um dístico para revelar a verdadeira identidade dos "cães" que cercam Jesus: eles são um bando de marginais cercando a cruz. Esse bando inclui todos aqueles que o trouxeram até a cruz: os soldados romanos que o pregaram, Pôncio Pilatos que o abandonou, os líderes judeus que arquitetaram sua ruína, e a multidão que pediu sua morte e agora, o observa e zomba dele.
Este bando de marginais inclui Judas, que o traiu, Pedro, que o negou, e o restante dos doze discípulos, que o abandonou. E também inclui você e eu, pois são os nossos pecados que ele carrega para cruz.

Oração: Senhor Jesus Cristo, os seus inimigos mostraram a persistência de uma matilha de cães selvagens. Perdoe meus pecados e proteja-me de todo o mal, para que permaneça nesta fé e viva com você no paraíso. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 59




Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

Nenhum comentário: