12 março 2014

O Grito do Abandonado - Época de Quaresma

Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: - “Eli, Eli, lemá sabactani?” Essas palavras querem dizer: “Meu Deus, meu Deus por que me abandonaste?” (Mt 27.46 ).


Por três angustiantes horas, Jesus permanece na escuridão, sem qualquer consolo, qualquer esperança. Por tomar sobre si os nossos pecados, Jesus é agredido e assolado pelos golpes da ira divina liberada por seu Pai. Ao aproximarem-se as três horas da tarde, Jesus levanta a voz em um grito de cortar o coração: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"

Pela primeira vez em sua vida, Jesus não se dirige a Deus como seu Pai. Por carregar nossos pecados, ele foi separado e deserdado. Em seu lugar, muitos de nós daríamos as costas a Deus. Mas Jesus, não. Ele sabe que somente o Deus de Israel pode salvá-lo deste tormento, desta morte interminável. Com o uso de uma única letra em aramaico, traduzida em português como "meu", Jesus se apega a seu Deus com uma fé que não se abalará, que não vai cambalear mesmo sendo ele esmagado sob a implacável justiça do Todo-Poderoso. "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"

Para os judeus que estão ao redor de Jesus, estas palavras são familiares. Eles reconhecem o versículo que inicia o Salmo 22. Embora Jesus fale apenas a primeira metade do primeiro versículo, o restante do salmo ecoa pelo silêncio que se segue.
        
Nos próximos dias estudaremos todo o salmo e veremos, cada vez mais claramente, a profundidade do sacrifício de amor do Cristo por nós, e da fé e devoção que o mantiveram buscando seu Deus.
  

Oração: Senhor Jesus Cristo, para salvar a mim e a todos os povos, você foi abandonado por seu Pai, e sofreu o castigo por todos os nossos pecados. Aumente minha gratidão por seu tremendo sacrifício e minha confiança em sua vitória completa. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 22

Nenhum comentário: