10 março 2014

Uma Mãe Desolada - Época de Quaresma

“Este é o seu filho… Esta é a sua mãe!” (Jo 19.26-27).

     Ao suportar o castigo que nós merecemos, Jesus é esmagado pelo imenso fardo dos pecados do mundo. Sob essa dor, pesar e tristeza insuportáveis, Jesus tem todos os motivos para parar de prestar atenção aos cruéis inimigos que estão à sua volta e fechar-se. Mas, em vez disso, seus olhos examinam a multidão hostil, suplicando ao seu Pai que os perdoe, pois “eles não sabem o que estão fazendo.” Ele oferece perdão e a promessa do paraíso ao criminoso arrependido que está ao seu lado.

    Agora ele examina a multidão novamente e seus olhos veem duas figuras em pé diante dele, tristes e em choque. Uma é sua mãe Maria, com seu coração perfurado pela espada da mágoa e tristeza (veja Lucas 2.35). Quem cuidaria dela depois de ele ter cumprido sua missão na terra e voltado para o céu?

    O marido de Maria, José, já havia morrido. Se não, ele teria se responsabilizado por Maria, e Jesus não teria a responsabilidade de providenciar alguém para cuidar dela depois de sua morte. Jesus poderia confiá-la a um dos seus quatro irmãos, ou às irmãs, cujo número desconhecemos (veja Mateus 13.55). Vários deles se tornariam proeminentes líderes na igreja, mas até aquele momento nenhum deles acreditava que ele era o Cristo e Salvador prometido (veja João 7.5).

    Ele olha para a segunda figura: o único dos doze discípulos que tem coragem de estar ao lado de Maria aos pés da cruz. Ele entrega sua mãe ao cuidados dele. Quem melhor do que o seu mais próximo e leal discípulo João para tal tarefa? E a partir desse momento João amorosamente a leva para sua própria casa e fielmente toma conta dela pelo resto da sua vida.

Oração: Senhor Jesus, em meio ao seu amargo sofrimento e agonizante morte você amou sua mãe o suficiente para oferecer João para cuidar dela. Mova-nos em alegre ação de graças pela salvação e para cuidarmos e amarmos uns aos outros. Amém. 

Leia em sua Bíblia João 19.25-27

Nenhum comentário: