06 abril 2014

A Virada - Época de Quaresma

“Livra-me desses leões; não consigo me defender desses touros selvagens” (Sl 22.21).

Ao referir-se, pela última vez, aos seus inimigos, Jesus ainda está concentrando sua atenção no Pai. No versículo anterior ele suplicou: “Salva-me da espada; não deixes que esses cachorros me matem”. Agora, ele pede a seu Pai que o salve da boca do leão e o resgate dos chifres de touros selvagens. Esses touros selvagens nos lembram dos fortes e mortais touros citados por Davi no versículo 12.
Mas há uma mudança. Na frase: “Não consigo me defender”, no texto em hebraico, Jesus já não está simplesmente pedido: “Por favor, salva-me”. E nem está fazendo uma previsão ousada para o futuro: “Você vai me salvar”. Ao contrário, ele está afirmando que o livramento já foi feito: “Tu me respondes”.
Isto marca uma virada na crucificação de Jesus. É como se um raio de sol atravessasse a escuridão que cercava Jesus ao ter sido abandonado por seu Pai. Nos próximos dias, vamos interromper nosso estudo do Salmo 22 e retornar aos relatos dos evangelhos, aos relatos sobre a morte de Jesus. E faremos isso para ver, através das últimas três falas de Jesus na cruz, como o Pai resgata o seu Filho.

Oração: Senhor Jesus Cristo, você bebeu o cálice da ira de seu Pai até a última gota. Alegro-me com você ao lembrar, mais uma vez, o Pai virando a face para você, brilhando em orgulho e alegria. Mantenha-me na fé para que eu também possa ver a face gloriosa de Deus, quando você me livrar da morte e me levar para casa, no céu. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 18

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

Nenhum comentário: