07 abril 2014

Tudo está completado - Época de Quaresma

“Agora Jesus sabia que tudo estava completado. Então, para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas, disse: - Estou com sede!” (Jo 19.28)

Ontem chegamos ao momento da virada no Salmo 22, onde Jesus diz no versículo 21 que Deus respondeu. O restante do salmo passa a prever a ressurreição de Jesus. Antes de retornar ao salmo, queremos revisitar os evangelhos para concluir o tempo de Jesus na cruz, sua morte e sepultamento.
Na última vez que vimos os evangelhos, nós olhamos a quarta fala de Jesus em Mateus 27.46: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Mas nós não mostramos o momento em que Jesus pronunciou estas palavras que abrem o Salmo 22. Mateus escreve: “Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Um pouco depois das três horas, pouco depois de dizer isto, Jesus morreu. Mas, neste curto espaço de tempo, Jesus pronunciou três frases. A primeira delas é a quinta frase de Jesus: “Estou com sede!”
Seria um erro ignorar o contexto desta frase: “Agora Jesus sabia que tudo estava completado. Então, para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas, disse: - Estou com sede!”  O que está completado? A resposta é o sofrimento terrível, o tormento espiritual, a ira do Pai atirada sobre Jesus por nossos pecados. Jesus sabe que atingiu o objetivo. Ele concluiu o pagamento de todos os nossos pecados. Seu Pai está totalmente satisfeito.
Com o preço dos nossos pecados totalmente pago, Jesus agora pode pedir para beber. Ao fazê-lo, ele cumpre o versículo 15 do Salmo 22. Mas Jesus não está apenas interessado em matar a sua enorme sede. Ele está determinado a livrar sua língua que grudara ao céu da boca. Ele tem uma mensagem importante para revelar aos que se reuniram em torno dele – e para você e eu.

Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por completar a nossa salvação através do seu amargo sofrimento na cruz. Amém.

Leia em sua Bíblia João 19.28-29

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

Nenhum comentário: