30 abril 2014

Quem trabalha enquanto descansamos

Feriados são ótimos! Gostamos de rever familiares, torcemos para o sol aparecer e termos um bom dia para passear, ou simplesmente usamos o tempo para descansar. É verdade que, em algumas vezes, o feriado causa mais cansaço físico do que um dia normal, pois aproveitamos para cortar a grama, dar uma “geral” na casa, fazer um churrasco. E mesmo assim, cansados fisicamente, dizemos que “descansamos a mente”. Para que o feriado aconteça, alguém está trabalhando. E não é somente o frentista do posto ou o plantonista no hospital: Deus não tira folga. Ao falar sobre o sábado, o dia do descanso, Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” Aproveite o seu feriado lembrando que Deus está trabalhando, por você. Bom descanso!

Oração: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, você continua trabalhando para que eu tenha vida e conheça o teu amor. Cuide de mim neste dia e que eu, no meu descanso, descanse nas suas mãos. Amém.

Leia em sua Bíblia João 5.1-18



Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.


29 abril 2014

Decisões difíceis

Há decisões que parecem muito mais difíceis do que outras para serem tomadas. Escolher se você vai tomar café com açúcar ou amargo é até fácil, porém decidir sobre a compra de uma casa, troca de emprego, abrir um negócio próprio, enfrentar seus adversários e desafetos, pode ser dificílimo. Nesta hora difícil, lembre-se de que você não está sozinho, aja com amor, e tome suas decisões sob a paz de Jesus, ou melhor, “que a paz que Cristo dá dirija você nas suas decisões” (Cl 3.15). Assim, seja qual for sua decisão, haverá sempre a alegria de, em paz, dizer: “Obrigado, Deus.”


Oração: Jesus, que a paz que você coloca em minha vida dirija minhas decisões. Obrigado por seu amor e cuidado por mim. Amém.

Leia em sua Bíblia Colossenses 3.12-17

Quarta-feira é dia de estudo bíblico online no Programa O Caminho, às 19h.
Participe pela chat ao vivo em www.livestream.com/caminhohl


Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.


28 abril 2014

Precisa de ajuda?

Quando estamos com medo, em tempos de aflição, queremos uma ajuda eficaz, ajuda de alguém que cumpra suas promessas. Queremos estar ao lado de quem tem poder para ajudar. Por isso o poeta bíblico podia viver seguro, sabendo que sempre encontraria socorro: “O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Sl 46.11). Por isso, nos momentos de “terremotos e maremotos” refugie-se no Todo-Poderoso, o Deus que, em Jesus, venceu a morte por nós e nos dá vida.

Oração: Jesus, obrigado por estar ao meu lado. Ajude-me em minhas aflições. Em seu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 46


27 abril 2014

Placar impossível

Nos esportes sempre há chance, por menor que seja, de uma equipe considerada mais fraca vencer outra mais forte. E assim, vitórias ou derrotas consideradas “impossíveis”, podem acontecer.
Entretanto, diante da lei de Deus não há possibilidade de vencermos. Ela é santa, justa e boa. E nós, pecadores. Então, quem pode vencer e se salvar? Jesus responde: “Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível” (Mc 10.27). E como Deus fez nossa vitória possível? Jesus cumpriu toda a lei e, mesmo assim, foi castigado – em nosso lugar! Agora, quem nele confia, tem paz com Deus. Contra todas as probabilidades, Jesus torna a vitória possível!

Oração: Salvador Jesus, obrigado por mudar o placar em minha vida, dando-me, gratuitamente, a vitória da vida. Em seu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 10.23-27

24 abril 2014

Resposta de força e eficiência

Para a maioria dos esportes uma boa condição física é essencial. A preparação incluiu avaliações periódicas e planejamento de treinamentos específicos para manter uma musculatura forte e reflexos em dia para que, quando exigido, o corpo e a mente respostam com alta eficiência.
Na vida, também somos exigidos: nas lutas diárias para manter o emprego, diante da ameaça da depressão, ao lidarmos com a raiva e o luto, por exemplo. Deus pode ajudar? Sem dúvida! “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13). Prepare-se bem para a vida aqui e na eternidade: confie naquele que tem toda a força e poder.

Oração: Jesus, preciso da força que vem de você para enfrentar as dificuldades da vida. Em suas mãos entrego minha vida. Amém.

Leia em sua Bíblia Filipenses 4.12-13

23 abril 2014

Não tenha medo

Em vários momentos da nossa vida sentimos medo. Medo de perder uma pessoa querida. Medo de perder o emprego. Até acabamos dizendo que o medo faz parte da vida. Jesus Cristo várias vezes tranquilizou os seus amedrontados seguidores. Certa vez ele afirmou: “Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim” (Jo 14.1). Essa frase é válida também nos dias de hoje. Não fique aflito. Jesus sabe que sentimos medo e que o medo, muitas vezes, nos imobiliza, não permite que superemos um obstáculo ou encontremos a solução para problemas. Mas, não, não fique aflito. Confie em Deus e em Jesus. Ele está sempre ao nosso lado. Confie nele e vença o medo.

Oração: Obrigado, amado Pai celestial, por estar ao meu lado em todos os momentos da vida. A sua presença, seu amor e poder, me ajudam a vencer o medo. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia João 14.1-14

22 abril 2014

Dieta da Água

A preocupação com a aparência e a saúde leva muitas pessoas a experimentar dietas das mais variadas. Mas não há dieta mais eficaz do que a dieta da água: “Se alguém tem sede, venha e mim e beba” (Jo 7.37), disse Jesus. Essa água, o Espírito Santo, nos faz confiar em Jesus, em sua morte e ressurreição para nos dar vida eterna. Aquele que bebe dessa água, sabe que tem saúde eterna: a ressurreição do corpo garantida, e já recebeu o convite para a Ceia com o próprio Deus.

Quer saber mais da dieta da água? Participe, ao vivo, nesta quarta-feira, do Programa O Caminho, às 19h, pelo www.livestream.com/caminhohl

Oração: Senhor Jesus, dê-me sempre de beber da água da vida. Em seu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia João 7.37-39

21 abril 2014

Mais do que um feriado

Depois que o ovos de Páscoa foram presenteados, que as viagens terminaram, que os cultos especiais relembraram o sacrifício de Jesus e sua ressurreição, o que restou? Mais do que um gostinho de “quero mais”, mais do que a amizade entre irmãos, mais do que saudades de um tempo alegre com a família... Fica a certeza, a garantia de que o Deus que habitou entre nós, Jesus Cristo, está vivo. Hoje é o dia da salvação! “Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” (Jesus no evangelho de João 20.29).

Oração: Salvador Jesus, obrigado por colocar a alegria da ressurreição em meu coração. Que cada dia a sua vitória seja celebrada. Em seu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia João 20.24-29

20 abril 2014

Transmitindo a Notícia

“Os que ainda não nasceram ouvirão falar do que ele fez: ‘Deus salvou o seu povo!’” (Sl 22.31)

Quando Jesus ressuscitou dos mortos, ele apareceu ao Doze e a muitos outros discípulos. Lucas nos conta, que “depois da sua morte, Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo. Os apóstolos viram Jesus, e ele conversava com eles a respeito do Reino de Deus” (At 1.3). Estes apóstolos compartilharam audaciosamente as coisas que tinham ouvido e visto, e a igreja cresceu enormemente sob o poder e bênção do Espírito Santo.
Os apóstolos, sob a inspiração e orientação do Espírito, registraram as palavras e ações de Jesus em quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) e em várias cartas e escritos do Novo Testamento. Através dessas palavras eles continuaram falando de tudo o que Jesus Cristo realizou por nós. Eles queriam ter certeza de que as futuras gerações conhecessem a verdade sobre a grande missão de salvação de Jesus.
Você e eu estamos entre as pessoas que ainda não haviam nascido quando estes grandes eventos aconteceram por nós. Mas, mesmo assim, a Palavra de Deus veio até nós, proclamando a justiça de Deus, e assegurando-nos que o nosso Senhor Jesus Cristo fez tudo o que era necessário para a nossa salvação. Consolados, fortalecidos e em paz com Deus através desta boa notícia, não podemos deixar de ir e proclamar o plano de Deus a toda a terra.
A menos que Jesus volte antes, você e eu, um dia, também deitaremos no pó da morte, esperando a ressurreição dos mortos conquistada por Jesus Cristo, nosso Senhor. Que Deus aja em nós para irmos pelo mundo e, com fidelidade, compartilharmos o Evangelho. Façamos isso para que as futuras gerações, ainda não nascidas, possam colocar sua confiança em Jesus Cristo e passem adiante a salvação em Jesus, até o dia em que o nosso Senhor, o Cristo, retornar com todos os seus anjos.

Oração: Senhor Jesus Cristo, a ti pertencem todo o louvor e glória. Continua a abençoar e guiar a nós, teu povo, para que propaguemos a tua história às pessoas que ainda não nasceram. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 24.36-49

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

19 abril 2014

Tempo de Espalhar as Boas Notícias

“As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão às gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor” (Sl 22.30).

Hoje comemoramos a incontestável, segura e certa prova da vitória de Jesus sobre todos os nossos inimigos: sua gloriosa ressurreição dos mortos. Se havia alguma dúvida de que Deus aceitara seu sangrento sacrifício na cruz, o túmulo vazio a silenciou completamente. Todos aqueles que o desprezaram, zombaram dele, e o desanimaram devem agora calar suas bocas e reconhecer que Jesus era e é o poderoso Filho de Deus.
Dois mil anos se passaram e as gerações ainda o servem. Todos os crentes que receberam a maravilhosa mensagem da salvação, creem nele por meio do Espírito Santo. Eles o glorificam e passam adiante a mensagem da sua grande vitória para seus próprios descendentes e para seus vizinhos, amigos e companheiros de trabalho.
A cada período de Quaresma e Páscoa relembramos e passamos adiante o que nós aprendemos: o grande sacrifício, a morte humilhante, e a gloriosa ressurreição de Jesus Cristo, que nos libertou do pecado, da morte e do inferno. Nós celebramos a vitória que ele conquistou para nós e a vida que é nossa, tanto agora como eternamente.
E nós sabemos que a ressurreição do Senhor é a garantia da nossa própria ressurreição. Com alegria, esperança e confiança, nós aguardamos ansiosamente o dia em que ele retornará para ressuscitar a nós e a todos os crentes em Cristo para a vida eterna. Nós viveremos no novo céu e nova terra em perfeita paz, alegria e felicidade eterna.
Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por permitir que a mensagem da tua morte e ressurreição viesse até mim, através das gerações, para que eu também possa te servir. Abençoa esta geração e cada geração seguinte para que proclamem audaciosamente esta mensagem e digam ao mundo o que tu fizeste por todos nós. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 28.1-20



Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

18 abril 2014

Vivos ou Mortos

“Todos os orgulhosos se curvarão na sua presença, e o adorarão todos os mortais, todos os que um dia vão morrer” (Sl 22.29).

Esta passagem do Salmo 22 fala de todos os que se curvam diante de Jesus, nosso vitorioso Rei e Senhor, e o adoram. Todos os crentes prosperam sob suas ricas bênçãos, entre as quais está o participar na Comunhão do seu corpo e sangue, bem como adorá-lo, louvando e glorificando a quem fez tantas grandes coisas por nós.
Neste dia, após o sofrimento e a morte de Jesus na cruz, relembramos como seu corpo descansou em um túmulo emprestado. A vitória de Cristo nos dá esperança de que, quando nós estivermos descendo ao pó, o nosso sono na morte seja curto, assim como o foi para ele, enquanto aguardamos a ressurreição dos nossos corpos. “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges” (Sl 23.4).
Mas este não é apenas um dia para os vivos ou para os mortos. Mesmo aqueles que não permaneceram vivos, os crentes que morreram e cujos corpos agora repousam na sepultura, seus espíritos também se curvam diante dele e o adoram em sua presença. Eles também esperam o dia da ressurreição dos seus corpos, mas eles habitam na presença de Deus, nosso Pai, e do Cordeiro, Jesus Cristo. “Elas nunca mais terão fome nem sede. Nem o sol nem qualquer outro calor forte as castigará. Pois o Cordeiro, que está no meio do trono, será o pastor dessas pessoas e as guiará para as fontes das águas da vida. E Deus enxugará todas as lágrimas dos olhos delas” (Ap 7.16-17).

Oração: Senhor Jesus Cristo, nós te louvamos e te adoramos ao aguardarmos ansiosos para ver a ti face a face, curvando-nos diante de ti com todos os santos que já estão adorando diante do teu trono. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 23

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

17 abril 2014

Guerreiro e Rei Vitorioso

 “Pois o Senhor é Rei e governa as nações” (Sl 22.28).

Hoje, ao lembrarmos a morte de Jesus na cruz, normalmente pensamos nele como a vítima. Pensamos em sua dor e agonia, nos inimigos que o desprezaram, zombaram dele e o ridicularizaram, bem como no seu amargo sofrimento e morte por nossos pecados.
Mas existe uma outra maneira de olhar para a Sexta-feira Santa: vendo Cristo como o grande vencedor. Jesus é comparado ao jovem Davi, que, carregando apenas uma funda (atiradeira) e algumas pedras lisas, entra na batalha de morte contra um gigante Golias revestido por uma pesada armadura, protegido por seu escudo, e que balança sua lança e espada com arrogância.
Hoje, o nosso Rei Jesus vai totalmente sozinho para a batalha de morte com o gigante Satanás, chacoalhando suas armas do pecado, da morte e do inferno. Jesus vem como o Rei e Defensor de todas as nações. Ele tropeça ao longo do caminho, espancado e maltratado. Ele não carrega arma alguma, nenhum escudo, apenas o rude pedaço da cruz.
O nosso Herói parece fraco, perdido e derrotado facilmente quando ele cai de joelhos repetidas vezes. Mas em seu sofrimento e morte ele esmaga a cabeça da serpente. Ele nos liberta da ira de Deus, da terrível punição na terra e no inferno.
No final da batalha, ele está sozinho. Satanás, pecado, morte e inferno, todos caem, vencidos, esmagados, derrotados. Em três dias ele sairá da sepultura em majestade e poder, com a vitória completa e total. Não pode existir dúvida alguma: ele é verdadeiramente o Rei dos Reis, e Soberano sobre todas as nações.        
Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por sua grande vitória sobre todos os nossos inimigos. Enquanto esperamos o dia em que te veremos face a face, nosso Guerreiro e Rei vitorioso, conduze a nossa celebração por esta grande libertação. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 2

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

16 abril 2014

Façam isto em memória de mim - Época de Quaresma

“Todas as nações lembrarão de Deus, o Senhor, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão” (Sl 22.27).

Esta noite é um lembrete anual da última Ceia de nosso Senhor, o início da sua paixão e sofrimento por nossos pecados. E começamos logo com um presente especial de Jesus, conforme registrado em 1 Coríntios 11.23-25​​:
“O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim’.”
“Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim’.”
Um aspecto importante de receber a Santa Comunhão é lembrar o que Deus fez por nós através de Jesus Cristo: como esse mesmo corpo foi dado à morte por nossos pecados, e como este precioso sangue foi derramado por nós. Nós lembramos do seu amargo sofrimento e morte, e da grande vitória que ele conquistou sobre todos os nossos inimigos.
Sempre que estamos em crise, em dúvida, com medo, ou mesmo à beira da morte, podemos lembrar de que Jesus Cristo carregou os nossos pecados e conquistou a nossa salvação. Então, em gratidão e alegria, nós propagamos a história, para que todas as famílias das nações possam vir diante do Senhor em paz, louvor e adoração. E lembrar dele para sempre, recordando o que ele fez por todos nós.

Oração: Senhor Jesus Cristo, esta noite, ao comer teu corpo no pão e beber teu sangue no vinho, lembramos o teu grande sacrifício. Purifica-nos de nossos pecados, fortalece-nos na fé, e livra-nos de todos os nossos inimigos. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 77

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

15 abril 2014

Venham e Comam - Época de Quaresma

“Os pobres comerão da carne dos sacrifícios e ficarão satisfeitos; aqueles que adoram o Senhor o louvarão. Que sejam sempre prósperos e felizes!” (Sl 22.26)

Na época do Antigo Testamento, sempre que o povo de Deus estava em perigo, eles oravam pedindo ajuda. Quando o Senhor os livrava, eles ofereciam um sacrifício chamado de “oferta de paz”. Em todos os outros sacrifícios, o animal todo era queimado sobre o altar. Mas, este sacrifício era único porque uma porção do sacrifício era dada ao adorador para que a comesse. Este alimento era o sinal e a promessa de Deus de que ele tinha perdoado o pecador e agora havia plena comunhão.
Amanhã à noite os cristãos se reúnem para celebrar como Deus nos livrou da aflição do pecado, da morte, do inferno e de Satanás, ao sacrificar seu Filho Jesus Cristo, o grande Cordeiro Pascal. E, como a antiga oferta de paz, Deus nos dá um pouco desse precioso sacrifício por nós para comermos e bebermos, em sua presença. Ele compartilha o próprio corpo e sangue de Jesus Cristo, dado e derramado para a nossa salvação.
Quando comemos e bebemos desta Ceia especial, somos perdoados de todos os nossos pecados, libertados da morte e do inferno, e unidos em comunhão com Deus, nosso Pai, e com Jesus Cristo, nosso Rei vitorioso. Nós também estamos unidos com todos os filhos de Deus no céu e na terra: a grande assembleia na qual Jesus, nosso Senhor, proclama a bondade e o amor do Pai.
Mesmo quando estamos em meio aos problemas nesta vida, Cristo nos convida a entrar em sua presença e buscar a sua ajuda e libertação, e comer o próprio sacrifício que conquistou a misericórdia e o perdão de Deus.

Oração: Senhor Jesus Cristo, sejam quais forem as aflições que eu enfrente, tu estás comigo. Fortalece-me na companhia de meus irmãos e irmãs para que possamos honrá-lo por sua grande salvação. Amém.

Leia em sua Bíblia Êxodo 24.1-11

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

14 abril 2014

A Fonte do Nosso Louvor - Época de Quaresma

“Na reunião de todo o povo, ó Senhor, eu te louvarei pelo que tens feito. Na presença de todos os que te temem, oferecerei os sacrifícios que prometi” (Sl 22.25).

Jesus, nosso vitorioso Rei, realizou muitas coisas grandiosas nesta última semana de sua vida. Ele purificou o templo, curou doentes, expulsou demônios e ensinou as pessoas. Ele expôs os falsos ensinamentos dos sacerdotes e dos saduceus, e a hipocrisia dos fariseus e mestres da lei. Ele tomou sobre si a nossa culpa e o nosso pecado e conquistou nosso completo e gratuito perdão através do seu sofrimento, morte e ressurreição.
Hoje ele nos reúne em congregações locais, unindo-nos a toda a sua Igreja cristã nos céus e na terra. Nós declaramos seus atos salvíficos e damos a ele honra e louvor. Jesus repassa estes louvores ao seu Pai. O Pai é a fonte do louvor de Jesus. Foi a sua misericórdia que o levou a planejar a nossa salvação através de Jesus. Ele foi fiel às suas promessas, foi bondoso para com os pecadores indignos e, de modo claro, mostrou seu amor por suas criaturas humanas decaídas.
Em seu grande amor por seu Pai, Jesus cumpre sua promessa: primeiramente oferecendo a si mesmo por nossos pecados e, então, dando a nós os benefícios deste sacrifício através de sua palavra. Da mesma forma, ele usa pastores e cristãos tementes a Deus que fielmente compartilham o que Cristo fez por nós. Ele usa o batismo, no qual ele nos lava de nossos pecados, nos adotando como sua família e nos selando com seu Espírito Santo. E ele usa a Santa Ceia, na qual ele nos dá seu próprio corpo e sangue para ficarmos certos do completo perdão de todos os nossos pecados.

Oração: Pai celestial, nós te louvamos por sua bondade amorosa com todos nós, suas criaturas, e por teres dado o seu Filho Jesus Cristo para conquistar a nossa salvação. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 111

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

13 abril 2014

Ele desvia o olhar? - Época de Quaresma

“Ele não abandona os pobres, nem esquece dos seus sofrimentos. Ele não se esconde deles, mas responde quando gritam por socorro” (Sl 22.24).

Jesus, nosso Rei vitorioso, continua a dar toda a glória e créditos para seu Pai pela grande libertação que ele conquistou na cruz. Jesus foi o atormentado, o rejeitado por seu povo, pelos sacerdotes, pelo governador romano e seus soldados. Mesmo assim, apesar da vergonha e da humilhação, do sangue e das feridas, da dor e da agonia, o Pai não o desprezou como o escárnio dos líderes judeus. O Pai não sentiu nojo de Jesus em suas terríveis aflições. O Pai não abandonou Jesus para sempre, mas ouviu seu clamor amargurado: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” O Pai aceitou seu sacrifício, libertando-o do inferno e mansamente levou a alma de seu Filho ao paraíso, mesmo que mãos amorosas tenham descido seu corpo da cruz, o envolvido em panos para sepultá-lo e gentilmente colocado em um túmulo ainda não utilizado.
Nós também passamos por aflições na vida. Nos nós perguntamos como Deus responde ao nos ver em dor, medo, dúvida e agonia. Ele nos despreza, nos tendo por fracos e insignificantes? Ele nos abomina, não querendo nada com criaturas tão perdidas e impuras? Ele esconde sua face e deixa de ouvir nossa dor e sofrimento?
Não. O nosso gracioso Pai sempre está conosco para olhar por nós nas necessidades, ouvir nossos gemidos e súplicas, e nos libertar de todos os problemas, de todos os inimigos, da morte e do inferno. Foi este grande amor que o levou a enviar seu Filho unigênito para ser nosso vitorioso salvador. É por isto que nós o tememos, o louvamos, prestamos culto a ele e adoramos o nosso Senhor.

Oração: Pai celestial, através do seu Filho Jesus Cristo, tu sempre nos olhas, ouves nossas orações e nos libertas de todas as tentações. Recebe nosso agradecimento e louvor, por amor de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 9

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

12 abril 2014

Louvem o Nosso Rei Vitorioso - Época de Quaresma

“Louvem a Deus, o Senhor, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adore o Senhor!” (Sl 22.23)

Neste primeiro dia da Semana Santa, relembramos a multidão de judeus recebendo Jesus em Jerusalém. Nesta semana, vemos Jesus Cristo como o poderoso vencedor, vindo batalhar e derrotar de forma contundente o pecado, Satanás, a morte e o inferno através de seus sofrimentos terríveis descritos tão vividamente na primeira parte do Salmo 22. O versículo de hoje descreve quatro coisas para fazermos quando nos reunimos para receber nosso vitorioso Rei: “temer o Senhor”, “louvá-lo”, “prestar culto a Deus” e “adorar o Senhor”.
        “Temer o Senhor”. Através dos sofrimentos de Jesus na cruz, nós aprendemos quão severa é a ira de Deus por nossos pecados. O temor verdadeiro a Deus inclui levar a sério esta ira, confessando que nós justamente merecemos estar sob sua ira.
“Louvá-lo”. Nós louvamos nosso Senhor Jesus por sua voluntariedade em ir para a cruz, beber todo o cálice da ira de Deus em nosso lugar e conquistar nossa salvação pelo seu sofrimento e morte.
“Prestar culto a Deus”. Nós prestamos culto a Deus ao contar às outras pessoas o que ele fez e deixando-o transformar nossos pensamentos, nossas atitudes e nossos objetivos para esta vida, de maneira que andemos em seus santos caminhos.
“Adorar o Senhor!” Jesus merece nossa adoração e admiração porque ele assumiu para si todos os nossos inimigos e conquistou completo perdão e salvação para cada um de nós.
No contexto dessa parte do Salmo 22, Jesus recebe todo o nosso louvor e direciona-o para seu Pai, que o libertou do poder de Satanás na cruz, e da prisão da tumba na manhã da Páscoa.

Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por vir como nosso grande vencedor para derrotar o pecado e a morte por nós, e por abrir a nós a morada celestial. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 21.1-11

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

11 abril 2014

Tempo de Proclamar - Época de Quaresma

“Então contarei à minha gente o que tens feito; na reunião do povo eu te louvarei” (Sl 22.22).

Antes de morrer, Jesus proclamou bem alto: “Tudo está completado!”, mostrando que ele havia completado o plano de seu Pai de salvar todas as pessoas. Agora, retornamos para o trecho final do Salmo 22, onde Jesus profetiza sobre sua ressurreição e o que virá depois.
Depois de ser libertado da morte e do inferno por seu fiel Pai, Jesus apareceu aos seus irmãos, os apóstolos, e revelou o gracioso plano da salvação de Deus. Através das palavras deles no Novo Testamento ele continua a declarar o Nome do Senhor para todos os crentes. Ele nos une em uma grande assembleia de adoração. E ali no meio desta congregação Jesus louva o Pai que foi a fonte do plano da salvação de Deus.
Três vezes por ano, toda a nação de Israel se reunia em Jerusalém para adorar a Deus, relembrar suas promessas e pedir sua ajuda para o futuro. A primeira festa era a grande festa da Páscoa, quando Israel relembrava a libertação de Deus da escravidão no Egito. Foi esta festa na qual o Cordeiro Pascal de Deus, Jesus Cristo, tomou sobre si os pecados do mundo e libertou seu povo da escravidão do pecado, da morte e do inferno.
A segunda grande festa acontecia cinquenta dias depois da Páscoa. No Pentecostes, a nação se reunia novamente para agradecer a Deus pela colheita. Nesta festa, Cristo declarou sua grande salvação através dos seus apóstolos em Jerusalém, e a igreja cristã nasceu. Cada vez que nós nos reunimos para adorar nas congregações locais Jesus está conosco, proclamando o grande amor de seu Pai ao enviar seu Filho. No último dia, ele reunirá seus crentes espalhados pelo mundo em seu eterno reino.

Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por declarar o amor do Pai por nós. Dá-nos fé para permanecermos neste amor para sempre. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 40

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

10 abril 2014

Sinais Miraculosos - Época de Quaresma

“Então a cortina do Templo se rasgou em dois pedaços, de cima até embaixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Os túmulos se abriram, e muitas pessoas do povo de Deus que haviam morrido foram ressuscitadas” (Mt 27.51-52).

Durante as primeiras horas da crucificação de Jesus, foi fácil, para os judeus que transitavam na cidade, concluir que ele era uma fraude e uma farsa. Tudo levava a crer que a sua afirmação de ser o Filho de Deus havia finalmente sido castigada porque Deus o tinha amaldiçoado, permitindo que sofresse aquela morte horrível. Eles interpretaram todas as evidências que viram como prova da culpa de Jesus.
Mas, então, vieram os milagres sobrenaturais durante sua crucificação e morte. Primeiro, as três horas de uma escuridão sinistra e sobrenatural. Depois, quando Jesus morreu, um grande terremoto atingiu a cidade, partindo as rochas em pedaços. Os líderes religiosos judeus tiveram seu sinal: a cortina que separava o Lugar Santo do Lugar Mais Santo no templo foi rasgada em dois, de cima até embaixo. E, finalmente, o terremoto abriu túmulos e muitas pessoas do povo de Deus ressuscitaram, e, depois da ressurreição de Jesus, apareceram para outras pessoas na cidade.
Tendo visto estes eventos, o centurião romano e seus soldados disseram: “De fato, este homem era o Filho de Deus!” Lucas descreve a reação da multidão que estava ali testemunhando aquelas coisas: “Todos os que estavam reunidos ali para assistir àquele espetáculo viram o que havia acontecido e voltaram para casa, batendo no peito em sinal de tristeza” (Lc 23.48). Bater no peito era uma demonstração de profunda dor, medo e arrependimento.
Estes milagres não convenceram todos, mas foram sinais poderosos de que o Filho de Deus sacrificou a si mesmo por nossos pecados. E, em apenas três dias, um milagre ainda mais claro viria.

Oração: Pai celestial, obrigado pelos sinais que acompanharam os sofrimentos e a morte do teu Filho, e também por sua ressurreição, que provou que tu aceitaste seu sacrifício. Dá-nos confiança em teu perdão. Por amor de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 27.51-53

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

09 abril 2014

Ele entregou a sua vida - Época de Quaresma

“Aí Jesus gritou bem alto: - Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23.46)

Tendo completado o pagamento por todos os nossos pecados, e proclamando isto ao mundo, não há razão para Jesus continuar sofrendo na cruz. Ele cumpre a profecia feita um dia aos judeus: “O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebe-la outra vez. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha própria vontade” (Jo 10.17-18).
O tempo chegou. Lucas nos conta que Jesus clamou em alta voz, entregou o espírito ao cuidados de seu Pai, e deu seu último suspiro.
Sua morte repentina, e os eventos que a cercaram, tiveram um impacto monumental sobre as pessoas que os presenciaram. O centurião tinha visto muitos criminosos morrerem crucificados – nenhum morreu como Jesus. Nos momentos antes de morrer Jesus disse quatro frases em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”, “Estou com sede”, “Tudo está completado”, e “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito”. Criminosos crucificados morriam por asfixia devido ao acúmulo de líquido nos pulmões. Como Jesus poderia falar alto se seus pulmões estavam cheios de líquido? E, por outro lado, como ele poderia morrer de repente se seus pulmões estavam vazios o suficiente para falar em voz alta quatro vezes?
Vendo a maneira como Jesus se comportou durante toda a sua crucificação, a forma não natural pela qual morreu, e os sinais miraculosos que acompanharam a sua morte, o centurião só poderia chegar a uma conclusão: “De fato, este homem era inocente” (Lc 23.47) e “De fato, este homem era o Filho de Deus!” (Mt 27.54).

Oração: Senhor Jesus Cristo, quando sua obra na cruz foi completada, você entregou sua vida. No domingo de manhã você a recuperou, ressuscitando dos mortos. Dê-me fé para sempre confiar em você. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.44-49

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

08 abril 2014

Pagamento Integral - Época de Quaresma

“Quando ele tomou o vinho, disse: - Tudo está completado!” (Jo 19.30)

Jesus sabia que tudo estava completado. Mas para aqueles que estavam diante da cruz e olhavam para ele, não havia provas de que algo havia mudado. Não havia como dizer se Deus Pai tinha aceitado o sacrifício de Jesus, não havia maneira de saber se o moribundo coroado de espinhos era o triunfante Rei de Israel, ou se a mentira de Satanás vencera e as portas de ferro do inferno tinham sido abertas.
Jesus queria que o mundo e todos nós soubéssemos que sua missão fora cumprida, e que estamos a salvo dos planos de Satanás e da escravidão sombria do inferno. Então ele bebeu o vinho, e proclamou em alta voz: “Tudo está completado!”
Naquela época, qualquer pessoa que ouvisse a expressão de Jesus iria reconhecê-la imediatamente. Esta expressão era estampada em um documento de empréstimo quando a última prestação era paga. Nós traduziríamos como “pago”. Jesus estava anunciando que pagou completamente, até o último centavo, a dívida que temos para com Deus por causa do nosso pecado. Não há nada que possamos fazer, nada que tenhamos de fazer, para afastar a ira de Deus. Não há purgatório, nenhum lugar de sofrimento para compensar os nossos pecados. Não há razão para dúvidas e não há espaço para perguntas. Jesus satisfez completamente as exigências de Deus, as quais nunca poderíamos satisfazer.
Esta sexta fala do nosso Salvador foi dita para que tenhamos a certeza de que nossos pecados estão perdoados. Em nossos cultos, através de sua palavra, ele repete essa garantia de perdão. Tal garantia também está presente na água do batismo que lava nossos pecados pelo poder da Palavra de Deus. Da mesma forma, está em seu corpo e sangue dados em, com e sob o pão e o vinho da Santa Ceia.

Oração: Senhor Jesus Cristo, faça-me certo e confiante de que você completou a nossa salvação, e não há nada que possamos ou precisamos fazer. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 3.21-26

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

07 abril 2014

Tudo está completado - Época de Quaresma

“Agora Jesus sabia que tudo estava completado. Então, para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas, disse: - Estou com sede!” (Jo 19.28)

Ontem chegamos ao momento da virada no Salmo 22, onde Jesus diz no versículo 21 que Deus respondeu. O restante do salmo passa a prever a ressurreição de Jesus. Antes de retornar ao salmo, queremos revisitar os evangelhos para concluir o tempo de Jesus na cruz, sua morte e sepultamento.
Na última vez que vimos os evangelhos, nós olhamos a quarta fala de Jesus em Mateus 27.46: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Mas nós não mostramos o momento em que Jesus pronunciou estas palavras que abrem o Salmo 22. Mateus escreve: “Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Um pouco depois das três horas, pouco depois de dizer isto, Jesus morreu. Mas, neste curto espaço de tempo, Jesus pronunciou três frases. A primeira delas é a quinta frase de Jesus: “Estou com sede!”
Seria um erro ignorar o contexto desta frase: “Agora Jesus sabia que tudo estava completado. Então, para que se cumprisse o que dizem as Escrituras Sagradas, disse: - Estou com sede!”  O que está completado? A resposta é o sofrimento terrível, o tormento espiritual, a ira do Pai atirada sobre Jesus por nossos pecados. Jesus sabe que atingiu o objetivo. Ele concluiu o pagamento de todos os nossos pecados. Seu Pai está totalmente satisfeito.
Com o preço dos nossos pecados totalmente pago, Jesus agora pode pedir para beber. Ao fazê-lo, ele cumpre o versículo 15 do Salmo 22. Mas Jesus não está apenas interessado em matar a sua enorme sede. Ele está determinado a livrar sua língua que grudara ao céu da boca. Ele tem uma mensagem importante para revelar aos que se reuniram em torno dele – e para você e eu.

Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por completar a nossa salvação através do seu amargo sofrimento na cruz. Amém.

Leia em sua Bíblia João 19.28-29

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

06 abril 2014

A Virada - Época de Quaresma

“Livra-me desses leões; não consigo me defender desses touros selvagens” (Sl 22.21).

Ao referir-se, pela última vez, aos seus inimigos, Jesus ainda está concentrando sua atenção no Pai. No versículo anterior ele suplicou: “Salva-me da espada; não deixes que esses cachorros me matem”. Agora, ele pede a seu Pai que o salve da boca do leão e o resgate dos chifres de touros selvagens. Esses touros selvagens nos lembram dos fortes e mortais touros citados por Davi no versículo 12.
Mas há uma mudança. Na frase: “Não consigo me defender”, no texto em hebraico, Jesus já não está simplesmente pedido: “Por favor, salva-me”. E nem está fazendo uma previsão ousada para o futuro: “Você vai me salvar”. Ao contrário, ele está afirmando que o livramento já foi feito: “Tu me respondes”.
Isto marca uma virada na crucificação de Jesus. É como se um raio de sol atravessasse a escuridão que cercava Jesus ao ter sido abandonado por seu Pai. Nos próximos dias, vamos interromper nosso estudo do Salmo 22 e retornar aos relatos dos evangelhos, aos relatos sobre a morte de Jesus. E faremos isso para ver, através das últimas três falas de Jesus na cruz, como o Pai resgata o seu Filho.

Oração: Senhor Jesus Cristo, você bebeu o cálice da ira de seu Pai até a última gota. Alegro-me com você ao lembrar, mais uma vez, o Pai virando a face para você, brilhando em orgulho e alegria. Mantenha-me na fé para que eu também possa ver a face gloriosa de Deus, quando você me livrar da morte e me levar para casa, no céu. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 18

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

05 abril 2014

Vida Preciosa - Época de Quaresma

“Salva-me da espada; não deixes que esses cachorros me matem” (Sl 22.20).

Jesus suplica ao seu Pai que livre sua vida da espada e do poder dos cães. A espada inclui a própria cruz, os instrumentos usados para torturar Jesus foi torturado, e pelos quais ele está morrendo. Os cães, naturalmente, são os inimigos que o perseguiram e o cercaram.
Jesus faz uma afirmação importante sobre sua vida: sua vida e sua alma são preciosas aos olhos de seu Pai. Tão preciosas que, em pouco tempo, Jesus as encomendará às mãos do seu Pai.
A sua alma e a sua vida também são importantes para Deus. As pessoas podem não se importar e não valorizar você. Você mesmo pode não se achar importante. Mas, para Deus, você é muito precioso. Tão precioso que ele deu o seu Filho unigênito para salvar você. E você é especialmente valioso para Deus a partir do momento em que o sangue de Jesus limpou você de seus pecados.
A sua alma e sua vida são preciosas aos olhos de Deus. Mas elas são preciosas aos seus próprios olhos? Jesus mostra que ele só tem uma alma, uma vida. Da mesma forma que você e eu temos uma só alma que estará diante do trono do julgamento de Deus, uma vida para se apegar a Jesus Cristo como Salvador. Você alimenta e nutre a sua alma com a Palavra de Deus, e com a Santa Ceia? Você se reúne, semanalmente, com seus irmãos e irmãs em Jesus Cristo para fortalecer um ao outro? Você valoriza a vida eterna que Jesus Cristo conquistou para você e lhe deu através de sua Palavra e do batismo?


Oração: Senhor Jesus Cristo, mostre-me o grande valor que o seu sacrifício deu à minha alma e à minha vida. Ajude-me a nutrir esta fé com meus irmãos e irmãs na igreja, e a compartilhar sua salvação com todas as pessoas. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 35

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

04 abril 2014

Vem Depressa, Senhor! - Época de Quaresma

“Ó Senhor Deus, não te afastes de mim! Vem depressa me socorrer” (Sl 22.19).

Neste ponto, a oração de Jesus, que falava dos inimigos, é voltada a Deus. Ele pede que seu Pai não o abandone mais, mas que venha depressa em seu auxílio. Jesus chama Deus de seu “socorro” e pede que não se afaste dele, que corra em sua direção, rapidamente, chegando perto e dando-lhe ajuda.
Às vezes, quando passamos por lutas difíceis em nossa vida parece que Deus está distante, sem notar nossa necessidade ou mesmo sem se preocupar com a situação. Jesus nos dá um tremendo exemplo com seu apelo emocionado, pedindo que Deus venha depressa, proporcionando ajuda e toda a ajuda necessária. Mas há uma grande diferença entre os nossos sofrimentos e os de Jesus. Ele tornou-se pecado por nós, e, por isso, foi abandonado por Deus. Mas, já que ele removeu os nossos pecados, nós nunca seremos abandonados.
O Salmo 46.1 nos lembra: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição”. Depois de sua ressurreição, Jesus prometeu: “Lembrem disso: eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28.20).
Jesus levou nossos pecados sobre si e carregou a maldição e o castigo implacável de Deus em nosso lugar. E é por isso que nós nunca precisamos ter medo de que Deus vá nos abandonar ou ficar longe de nós enquanto sofremos. Ele está aqui para nos consolar, nos sustentar, nos fortalecer, e nos salvar.

Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por remover o meu pecado e culpa, para que, assim, eu possa com confiança pedir a sua ajuda a qualquer momento. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 7



Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

03 abril 2014

Prova nas Roupas - Época de Quaresma

“Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica” (Sl 22.18).

Davi agora nos leva ao momento em que Jesus foi despido e pendurado na cruz. Quando os soldados romanos, para dividir as roupas de Jesus entre eles, usam dois métodos diferentes, este é um pequeno detalhe que assume proporções proféticas.
Eram designados quatro soldados para vigiar cada criminoso crucificado. No momento da crucificação, eles dividiam entre si os bens terrenos do homem condenado. No caso de Jesus, havia apenas suas roupas e sua túnica sem costura. As roupas foram facilmente divididas em quatro partes, mas a túnica era diferente. Eles poderiam tê-la rasgado em quatro pedaços iguais de pano, mas todos concordaram que era mais valiosa se deixada em uma peça única. Seria melhor tirar a sorte para ver quem iria ficar a túnica, em vez de perder o seu valor rasgando-a em quatro partes.
Ao olhar os detalhes específicos previstos neste salmo, vemos como ele é extraordinário! Jesus se contorcia como um verme ferido na cruz (v. 6). Ele foi ridicularizado com praticamente as mesmas palavras que as citações do salmo (v. 8). Há o sangue de Jesus sendo derramado de suas feridas, como a água que é derramada de um pote de barro quebrado (v. 14). Suas mãos e pés foram rasgados pelos pregos (v. 16). E, por fim, suas roupas foram divididas e sorteadas.
Quando você adiciona a isso o fato de que o rei Davi nunca tinha visto uma crucificação antes, é um milagre! O cumprimento destes detalhes na paixão e morte de Jesus revela, sem dúvida, que o Espírito Santo estava guiando Davi nestas previsões. E essas profecias provam, sem sombra de dúvida, que Jesus de Nazaré era o Salvador há muito prometido, o Filho de Davi e Senhor de Davi.


Oração: Senhor Jesus Cristo, as profecias do Antigo Testamento provam, sem dúvida, que você é o Filho de Deus, nosso Salvador, o próprio Messias de Deus. Faça minha fé firme, até que eu o veja face a face. Amém.

Leia em sua Bíblia João 19.23-24

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

02 abril 2014

Contando Ossos - Época de Quaresma

“Todos os meus ossos podem ser contados. Os meus inimigos me olham e gostam do que veem” (Sl 22.17).

Um dos aspectos mais dolorosos da crucificação era ter todo o peso do corpo pendurado pelas mãos. O corpo era esticado pelo peso, o que causava intensa dor em cada articulação, músculo e osso. Esse esticar do corpo também fazia com que os ossos se destacassem. É por isso que Jesus os pode contar.
Davi, ao reunir no texto a habilidade de Jesus para ver e contar todos os seus ossos com o olhar e o deboche de seus inimigos, nos faz lembrar que os criminosos eram crucificados nus. Esta remoção de vestuário servia ao propósito de tornar a crucificação o mais intimidadora possível, adicionando a vergonha da nudez pública à dor excruciante. No caso de Jesus, os seus inimigos o olham com ódio, e sentem prazer ao ver seus ossos salientes e ao assisti-lo contorcendo-se em agonia.
Que amor impressionante nosso Salvador expressa! Ele bem que poderia pedir ao seu Pai que acabasse com esses malfeitores que têm prazer em ver o seu Senhor e Cristo sofrendo. Em vez disso, ele ora: “Pai, perdoa essa gente! Eles não sabem o que estão fazendo”.  Ainda que, para perdoá-los, ele tenha que tomar sobre si o castigo que eles merecem.
Isso também nos leva de volta à oração que ecoa repetidas vezes ao longo deste salmo: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Jesus repetidamente chama a atenção para a crueldade e selvageria de seus inimigos, sua zombaria, escárnio e tormento. Ele pergunta a seu Pai por quanto tempo ele o vai continuar abandonando, derramando sua ira e fúria sobre ele.


Oração: Senhor Jesus Cristo, seu amor e graça são impossíveis de medir. Você suportou tal desprezo e agonia por amor a toda a raça humana. Ajude-me a compartilhar esse amor com todos que conheço. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 6

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

01 abril 2014

Mãos e Pés Perfurados - Época de Quaresma

“E rasgam as minhas mãos e os meus pés” (Sl 22.16).

Em seu tempo, o rei Davi não sabia nada sobre crucificação, mas ele a profetizou em detalhes precisos no Salmo 22. Na devoção de ontem, ele comparou os inimigos de Jesus a uma matilha de cães selvagens, cercando sua presa, nos dando uma vívida imagem da crucificação de Jesus. Suas mãos e pés são perfurados quando os soldados romanos o pregam na cruz. Seus inimigos o cercam para o insultar e ridicularizar, como se estivessem latindo bem alto para ele. Assim, não causa surpresa o grito do crucificado: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
Além dos relatos dos evangelhos sobre Jesus ser pregado na cruz, outros dois lugares na Escritura mencionam nosso Salvador sendo traspassado, atravessado. A primeira é do profeta Zacarias: “Naquele dia, espalharei o espírito de bondade e de oração sobre os descendentes de Davi e sobre os outros moradores de Jerusalém. Eles olharão para aquele a quem atravessaram com a lança e chorarão a sua morte como quem chora a morte do filho único. Chorarão amargamente, como quem chora a morte do filho mais velho” (Zc 12.10).
O último livro do Novo Testamento, o Apocalipse, inclui estas palavras em seu primeiro capítulo: “Olhem! Ele vem com as nuvens! Todos o verão, até mesmo os que o atravessaram com a lança. Todos os povos do mundo chorarão por causa dele. Certamente será assim. Amém!” (Ap 1.7).
Hoje é o dia de reconhecer que foram os nossos pecados que o levaram à cruz, que foi a nossa maldição que ele tomou sobre si. Hoje é o dia para chorar e lamentar pela forma como contribuímos para seus sofrimentos. Hoje é o dia de confiar nele e nos alegrar porque ele voluntariamente se humilhou e suportou tanto sofrimento para nos salvar da morte eterna.


Oração: Senhor Jesus Cristo, de fato os nossos pecados são graves. Obrigado por, por causa destes pecados, sofrer o terrível castigo para salvar a todos nós. Amém.

Leia em sua Bíblia Zacarias 12.1-13.1

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.