31 agosto 2015

Deus guia as nossas ações

Em nossa vida, muitas vezes nos sentimos deprimidos, sem saber como agir, ou o que fazer. Ficamos indignados com tanta ganância, cobiça, corrupção e falta de amor. Quantas pessoas não têm consideração alguma com os outros e pensam somente em si mesmos. A palavra de Deus nos quer lembrar que as nossas ações devem ser guiadas tão somente por Deus e pelo exemplo de humildade que Jesus nos deixou. Somente Jesus pôde cumprir a lei e morrer na cruz em nosso lugar, trazendo-nos a verdadeira paz, o perdão e a vida eterna. “Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês” (Lc 6.36).

Oração: Senhor, mantém viva a nossa fé em Cristo para que tenhamos coragem, humildade e sabedoria para fazer o bem e amar o nosso próximo. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 6.36 - Compartilhe #HoraLuterana

30 agosto 2015

No fim, tudo bem

No início de mais uma semana de trabalho, já olhamos para o fim do mês, esperando a recompensa pelo esforço, o salário. Imagine se tivéssemos que merecer o céu no fim do mês? Certamente ficaríamos no prejuízo. Por isso o apóstolo Paulo fala de uma nova vida: “Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim. Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus” (Gl 2.20-21a). Sob o amor de Deus, o fim do mês e da vida serão maravilhosos.

Oração: Salvador Jesus, não deixes que eu rejeite tua graça. E obrigado por garantir-me a vida. Amém.

Leia em sua Bíblia Gálatas 2.15-21 - Compartilhe #HoraLuterana

29 agosto 2015

Feliz

“Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!” (Sl 32.1). Sim, feliz porque a culpa não mais castiga e o medo da punição não mais persegue. Feliz porque pode recomeçar, a partir do perdão divino. Feliz pois não há mais condenação para os que estão em Jesus Cristo, o salvador, o justo que deu sua vida pelos pecadores. Feliz, porque quando as ondas do sofrimento vierem, estará sob o cuidado do Deus que ama, cuida e perdoa. Feliz.

Oração: Salvador Jesus, perdoa meus pecados. Contigo posso ser feliz. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 32.1-7 - Compartilhe #HoraLuterana

28 agosto 2015

Juntos somos mais no trabalho

Nossa relação com o trabalho nem sempre é fácil. Apesar de necessário e ter benefícios como o salário, por vezes nos cansamos, enjoamos da rotina, e sempre há o risco da demissão. Deus diz que “o trabalho dos bons produz vida” (Pv 10.16). O trabalho dos bons, ou seja, dos que ouvem e vivem o conselho de Deus, e confiam nele, traz benefícios muito mais duradouros do que o salário no fim do mês. Juntos, em Jesus, fazemos do trabalho mais uma oportunidade de viver a paz de Deus e levar a vida verdadeira a outras pessoas.

Oração: Senhor Jesus, ajuda-me a fazer a tua vontade em meu local de trabalho, testemunhando teu amor. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Provérbios 10.13-16 - Compartilhe #HoraLuterana

27 agosto 2015

Juntos somos mais no serviço

O que fazer com tanto amor que recebemos de Deus? Seja bondoso e sábio, e sirva: “A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz” (Tg 3.17,18). Atos de misericórdia aquecem o coração: uma visita hospitalar, uma oração dividida, um abraço de reconciliação, o repartir do pão. Servir espalha o calor do amor com o qual fomos alcançados por Jesus.

Oração: Senhor Jesus, dá-me a tua sabedoria e um coração bondoso para servir. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Tiago 3.13-18 - Compartilhe #HoraLuterana

26 agosto 2015

Juntos somos mais no testemunho

“Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”, disse Jesus (Jo 13.35). A vida em amor, em um mundo muitas vezes frio, materialista e mau, é um poderoso testemunho de que há uma vida diferente, abundante e eterna. Mesmo imperfeitos, juntos, no amor de Jesus, apontamos o caminho da esperança, testemunhando a paz que o mundo não pode dar. “Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34), disse o Cristo que ofereceu a própria vida por amor a nós!

Oração: Salvador Jesus, que o teu amor me leve a viver em amor com as pessoas, testemunhando quem tu és. Em teu nome eu peço. Amém.

Leia em sua Bíblia João 13.31-35 - Compartilhe #HoraLuterana

25 agosto 2015

Vamos pular

Mais um caso de assassinato. Mais um escândalo de corrupção. Parece que a maldade não tem fim... Mas terá! Está chegando o dia, diz o Senhor Deus, em que os maus serão destruídos. E como Deus tratará quem o teme? Ele responde: “Mas, para vocês que me temem, a minha salvação brilhará como o sol, trazendo vida nos seus raios. Vocês saltarão de alegria, como bezerros que saem saltando do curral” (Ml 4.2).
Confie em Jesus. Ele venceu o mal e a própria morte. Na sua volta, o sol da justiça brilhará e você saltará de alegria!

Oração: Amado Jesus, que eu seja instrumento seu para amenizar o sofrimento causado pelos maus e para propagar a boa nova da salvação. Amém.

Leia em sua Bíblia Malaquias 4.1-6  - Compartilhe #HoraLuterana

24 agosto 2015

Fonte de Esperança

Você tem esperança no futuro? Triste é a pessoa que já perdeu a esperança, e por isso não tem alegria nem ânimo. Não perca a esperança! Ela é muito importante para podermos continuar vivendo. Deus é a fonte da esperança. Veja o que o salmista escreveu: “No sofrimento, eu fui consolado porque a tua promessa me deu vida” (Salmo 119). A promessa de Deus é a fonte da nossa esperança. Ele prometeu que nos enviaria um Salvador. E ele enviou Jesus, que morreu para perdoar os nossos pecados e ressuscitou, dando-nos a certeza de que todo aquele que nele crer será salvo. Não perca a esperança. Deus promete e cumpre. Confie nele e você terá motivos de sobra para ter esperança que dias melhores virão.

Oração: Amado Deus, sei que em ti tenho a fonte da esperança. Que eu possa beber dela e assim confiar que o meu futuro é garantido, pois estou em tuas mãos. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 119  - Compartilhe #HoraLuterana

23 agosto 2015

Falsos profetas, falsa esperança

Quando notícias falsas são propagadas como verdade, as pessoas acabam enganadas sobre a realidade. E, por fim, perdem a esperança verdadeira. E Deus nos alerta: “Não escutem o que os profetas dizem, pois eles estão iludindo vocês com falsas esperanças” (Jr 23.16). Quando você ouvir alguém falar “em nome de Deus”, leia a Bíblia, a Palavra de Deus e confira. Nela, você encontrará a verdadeira esperança em Jesus.

Oração: Deus, sei que és contra os falsos profetas. Ajude-me a perceber os ensinos que me afastam da verdadeira esperança em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Jeremias 23.16-32 - Compartilhe #HoraLuterana

22 agosto 2015

Barraqueiros

Priscila, e seu esposo Áquila, faziam barracas. Mas seus nomes ficaram registrados na Bíblia também porque segundo o apóstolo Paulo "arriscaram sua vida" por ele (Rm 16.4). Arriscar a vida por causa da pregação do evangelho mostra o quanto o amor de Jesus muda nossa visão da vida, da honra e do que é mais precioso.
A nova vida em Jesus é vivida sob a certeza de que nem mesmo a morte poderá nos separar do seu amor.

Oração: Senhor Deus, obrigado pelas pessoas que arriscam a vida para levar adiante o amor de Jesus. Cuide de todas elas e dê-me coragem para também testemunhar. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Atos 18 - Compartilhe #HoraLuterana

21 agosto 2015

Cristo é nossa segurança

A indústria de carros blindados está em crescimento e os sistemas de alarmes são cada vez mais sofisticados. Os muros estão cada vez mais altos e as câmeras de vigilância aparecem em muitas esquinas de ruas movimentadas. Esta preocupação pela segurança é inerente ao ser humano desde a sua criação. Hoje ela é acentuada diante dos problemas que se agravam na sociedade em que vivemos. A preocupação por estas coisas materiais é grande. Mas, e a preocupação com os bens espirituais, como anda? Enquanto a nossa preocupação com o corpo é exagerada, a proteção da nossa alma está sendo deixada para depois. Jesus nos alerta a respeito desta exagerada preocupação, com a ansiedade que temos quanto ao nosso corpo, com o que comer e beber, dizendo: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?” (Mt 16.26). Somente Cristo, o nosso Salvador, pode nos proteger e livrar também da violência.

Oração: Bondoso Deus, dá-nos a tua paz e conforta-nos no medo e na insegurança. Lembra-nos que Jesus é o nosso socorro bem presente nas tribulações, ansiedades e preocupações. Amém.

Leia em sua Bíblia: Mateus 17.21-28 - Compartilhe #HoraLuterana

20 agosto 2015

Para recomeçar

Após o castigo sofrido pelo povo no cativeiro babilônico, Deus prometeu: “E agora resolvi abençoar o povo de Jerusalém e de Judá e não vou mudar de ideia. Portanto, não fiquem com medo” (Zc 8.15). E Deus descreve um futuro belíssimo, com as praças de Jerusalém tomadas por idosos e crianças brincando. E orienta: “digam todos a verdade uns aos outros e decidam com justiça os casos nos tribunais a fim de que haja paz. Porém não façam planos para prejudicar uns aos outros e não jurem falso, pois eu, o Senhor, odeio tudo isso... Portanto, amem a verdade e a paz” (Zc 8.16-17,19c).
Se você está recomeçando sua caminhada, lembre-se dos conselhos de Deus. Eles são a garantia de um futuro maravilhoso, de verdade e paz. E não fique com medo: não há nada melhor do que recomeçar sob o amor do Pai.

Oração: Salvador Jesus, o Senhor é quem oferece a paz que vai além do entendimento humano. Em meus recomeços, que o teu Espírito Santo me oriente a fazer a vontade do Pai. Amém.

Leia em sua Bíblia Zacarias 8.1-23 - Compartilhe #HoraLuterana

19 agosto 2015

Esqueci!

"Ih, esqueci!" E o desespero toma conta... Esqueci de pagar o licenciamento do carro, o aluguel do apartamento. Esqueci que hoje tinha prova. Esqueci de desligar o forno. Esqueci de olhar a agenda e faltei ao compromisso. Esqueci de Deus...
Sim, muitos até esquecem de Deus e seu amor. Mas, ele, em Jesus Cristo, não esquece de ninguém. "Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus não esquece nenhum deles. Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!" (Lc 12.6,7).

Oração: Salvador Jesus, perdoe-me por duvidar que se preocupa comigo. Lembre-me sempre do teu amor. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 12.4-7- Compartilhe #HoraLuterana

18 agosto 2015

Defesa pessoal

Diante da insegurança muitas pessoas procuram aulas de defesa pessoal nas academias. Mas há inimigos contra os quais não há técnica humana que ajude: “Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal” (Ef 6.12). Como defender-se, então? “Peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar” (Ef 6.13). Viva unido a Jesus, aquele que venceu a morte, e receba a força do seu grande poder!

Hoje, quarta-feira, aula de defesa pessoal espiritual no Programa O Caminho: às 19h (horário de Brasília), ao vivo em www.livestream.com/caminhohl.

Oração: Senhor Jesus, diante das lutas e armadilhas do mundo de escuridão, que o poder da tua luz ilumine meus caminhos e que a fé em ti seja meu escudo. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Efésios 6.10-20  - Compartilhe #HoraLuterana

17 agosto 2015

Tentação não é brincadeira

“Que tentação!”, dizem alguns em tom de brincadeira diante de um pote de sorvete ou de um belo churrasco. Outros, sem muita cerimônia ou pudor, ao olhar o corpo de outra pessoa, exclamam com um sorriso malicioso: “Que tentação!”. Mas apesar de brincarmos com a palavra “tentação”, ela não é brincadeira. Cair em tentação não é simplesmente escolher o prazer. É escolher o pecado e ir contra a vontade de Deus. Não brinque com a tentação. Quando ela aparecer, lembre-se de que o pecado machuca, estraga relacionamentos e traz sofrimento. E lute! Você não estará sozinho: “Agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu” (Hb 2.18).

Oração: Salvador Jesus, obrigado por estar comigo quando sou tentado a ir contra o teu amor e vontade. Faça-me perceber o quanto é prazeroso andar em teus caminhos. Amém.

Leia em sua Bíblia Hebreus 2.14-18 - Compartilhe #HoraLuterana

16 agosto 2015

Nele você está seguro

Em nossa vida aqui no mundo, estamos sempre inseguros. Certamente você já esteve diante de pessoas doentes. Talvez você já tenha sofrido problemas de saúde. As enfermidades e acidentes de trânsito já ceifaram muitas vidas. Estes são avisos claros de que a nossa vida é passageira e insegura. E, em meio a tudo isto, o Salmista nos garante: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição” (Sl 46.1). Sim, Deus oferece um abrigo bem seguro. Ele oferece amparo aqui na vida terrena. Mas é principalmente para a existência após a morte que Deus nos oferece segurança. Essa segurança vem através de Jesus Cristo. Quando Cristo morreu na cruz ele estava pagando para que tivéssemos o perdão dos nossos pecados e a certeza de que teremos a vida eterna.

Oração: Senhor Deus, quero em ti me refugiar, pois as ondas de terror ameaçam me tragar. Dá-me a tua proteção. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 46.1 - Compartilhe #HoraLuterana

15 agosto 2015

Buscando a ajuda certa

A quem você recorre quando está com problemas? Normalmente, procuramos as mais diversas soluções, tentamos de tudo, e quando parece que não há mais saída, lembramos de Deus! Não deveria ser o contrário? Deveríamos, primeiro, falar com Deus e buscar nele o auxílio para as mais diversas situações da vida. Mas somos teimosos. Queremos resolver tudo à nossa maneira, do nosso jeito, com as nossas forças. Ainda bem que, para a nossa Salvação, que é o mais importante, Deus mandou Jesus Cristo. Nada pode substituí-lo. Só em Cristo encontramos o perdão dos pecados e a vida eterna. Se ele já resolveu esse problema tão complicado, porque não haveria de nos ajudar com as nossas necessidades materiais, com as nossas dificuldades do cotidiano? Busque ajuda em Deus. Só ele tem a força para nos carregar em seus braços de amor.

Oração: Senhor Deus poderoso, agradeço-te porque me carregas em teu colo sempre que estou em dificuldades. Dá-me forças para enfrentar todas as situações da minha vida. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 2.11-12 - Compartilhe #HoraLuterana

14 agosto 2015

A quem servir

Jesus diz que no dia do juízo final ele estará como Rei diante de todos. E mostra que é um Rei preocupado com quem sofre: o preso, o doente, faminto, sedento, o que não tem o que vestir, o sem teto. Ou seja, ele se preocupa com os que sofrem e precisam de ajuda. Seja hoje um representante, um servo fiel do Rei Jesus, e ajude quem sofre. No fim, o Rei dirá a você: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.”

Oração: Salvador e justo juiz Jesus, quero hoje ser instrumento do teu Reino. Dê-me coragem e muito amor para servir a todos que precisam. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 25.31-46 - Compartilhe #HoraLuterana

13 agosto 2015

Oportunidades em dias maus

Quando se ouve falar de crise, especialistas de vários setores são convocados para dar dicas de como sobreviver aos dias ruins. Na carta aos Efésios, Paulo diz que “os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm” (Ef 5.16). Aproveitar bem... Como? Procure entender o que Jesus quer que você faça e viva na luz, “pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade”. E por mais que os dias maus continuem, agradeça “sempre todas as coisas a Deus, o Pai”. Afinal, quando há maldade, a verdadeira bondade irá apontar a luz do mundo. E não há crise que possa nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus.

Oração: Jesus, obrigado por tudo o que tenho recebido de ti. Que eu brilhe a tua luz de bondade em um mundo cheio de maldade. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Efésios 5.6-21 - Compartilhe #HoraLuterana

12 agosto 2015

Quando dá vontade de fugir

Quando nos sentimos com medo, angustiados com a perspectiva de um futuro ruim e sob ameaças, pode surgir a vontade de fugir. O sentimento de incapacidade ou fraqueza para lidar com os problemas, faz brotar a desesperança e nos faz querer desaparecer. O rei Davi também sentiu-se assim, e confessou seu desejo de fugir, de ir para o deserto e esconder-se. Mas depois ele aconselhou: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece” (Sl 55.22). O Deus que enviou Jesus para livrar você da morte eterna e lhe dar vida, está pronto a ouvir e ajudar. Quando você tiver a vontade de “sumir”, entregue seus problemas ao Senhor e ele ajudará você.

Oremos: Deus, minha Rocha e Protetor, em tuas mãos entrego os meus medos. Que o Espírito Santo faça com que eu me lembre das tuas promessas e do teu amor em Jesus Cristo e eu entregue meus temores em tuas mãos. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 55 - Compartilhe #HoraLuterana

11 agosto 2015

Faltou o milagre?

Todos já tivemos pedidos negados por Deus: a doença não derrotada, o emprego não conseguido, a depressão recorrente. Certa vez, líderes religiosos pediram a Jesus um milagre para que provasse que seu poder vinha de Deus. “Jesus deu um grande suspiro e disse: - Por que as pessoas de hoje pedem um milagre?” (Mc 8.12). E não os atende. O maior sinal viria: após ser morto por nós, ele ressuscitou no terceiro dia. Mesmo que seus pedidos por milagres não sejam atendidos, olhe para o maior sinal do amor de Deus por você: quem crer em Jesus, terá vida eterna! Eis o milagre!

Vamos conversar mais sobre os pedidos por milagres? Hoje, quarta-feira, programa “O Caminho”, ao vivo, às 19h (horário de Brasília). Acesse www.livestream.com/caminhohl e participe.

Oração: Senhor Deus, seja feita a tua vontade. Obrigado porque tua vontade é dar-me vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 8.11-13 - Compartilhe #HoraLuterana

10 agosto 2015

Para as horas de desânimo

Nossos planos frustrados trazem desânimo. Já a bondade parece ser algo raro, e mesmo as tentativas de fazer o bem parecem infrutíferas. A injustiça nos aflige e entramos em pânico diante da agenda cheia de compromissos intermináveis. Mas, mesmo que você perca a esperança de dias melhores, olhe para Deus. “Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança” (Sl 34.18). Com Jesus Cristo, o Deus da esperança, todo o desânimo se reverte em novas forças, a morte dá lugar à vida, a aflição é substituída pelo consolo, e o desespero sucumbe diante da salvação. Ânimo! Deus está perto de você!

Oração: Senhor Deus, meu desânimo parece intransponível. Levanta-me com teu amor e presença. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 34.15-18 - Compartilhe #HoraLuterana

09 agosto 2015

Do “eu” para o “você”

Mudar de vida! Mudança de vida radical é deixar de buscar seus próprios interesses para ajudar outras pessoas, as que precisam de auxílio. É a mudança promovida pelo amor de Jesus em nossa vida. Tanto que o apóstolo Paulo escreveu: “Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres”  (Ef 4.28). A nova vida em Jesus não só promove uma mudança de hábitos, mas uma revolução de propósitos e uma nova relação com os bens e as pessoas, permitindo sermos “bons e atenciosos uns para com os outros” (Ef. 4.32), perdoando uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, nos perdoou.

Oração: Senhor Jesus, perdoa-me por meus pecados. Que teu perdão e amor mudem radicalmente minha vida e eu ajude os pobres. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Efésios 4.25-32

08 agosto 2015

Dois pais

“Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo” (1Jo 2.13). Pai, você não é perfeito. Mas foi feito por Deus Pai e é cuidado por ele: Pai, você nem sempre consegue transmitir amor aos seus, mas é amado por Deus. Pai, você nem sempre se sente amado por seus filhos, mas por amar você, Jesus morreu e ressuscitou. Pai, você muitas vezes erra, mas em Jesus há perdão completo. Pai, seus dons podem não ser muitos, mas sua família agradece a Deus por você existir. Pai, você sofre com suas limitações e pecados, mas o Espírito Santo consola você com a misericórdia divina e abre novas possibilidades. Pai, o seu Pai do céu, eterno e gracioso, o abraça neste dia.

Oração: Senhor Deus, Pai de amor, continua abraçando, abençoando e fortalecendo todos os pais para que, amados por ti, vivam este amor em seus lares. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 João 2.12-17 - Compartilhe #HoraLuterana

07 agosto 2015

Desanimado

Há dias em que o desânimo nos “derruba”. Nossa incapacidade de ver a realidade além da dor, da separação, do luto, das dificuldades e tensões da agenda, pode ceifar do nosso coração a esperança. “Onde estão as minhas forças para resistir? Por que viver, se não há esperança?” (Jó 6.11), disse Jó em seu desânimo e desespero, para, logo em seguida, confessar: “Não sou capaz de me ajudar a mim mesmo...” (v.13). Como, então, manter a esperança quando o desânimo bate à porta? “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.” (1Pe 1.3). Você está desanimado? Lembre a nova vida em Jesus e encha o coração de esperança.

Oração: Salvador Jesus, não deixe que o desânimo ou a tristeza arranquem do meu coração a esperança da vida eterna. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Pedro 1.3-5 - Compartilhe #HoraLuterana

06 agosto 2015

Mensageiros

Elias recebe o mensageiro que traz o recado da rainha Jezabel: “Eu vou matar você”. Elias foge para salvar a vida, mas no deserto “teve vontade de morrer” (1Rs 19.4). Então, outro mensageiro chega: agora é o anjo do Senhor Deus. E, com a mensagem do amor divino, toca e reanima Elias com pão e direção, mostrando um caminho de restauração. A mensagem encarnada do amor de Deus, Jesus Cristo, também oferece a você cuidado e direção, trazendo notícias de vida mesmo em dias em que se enfrenta mensagens de morte. 

Oração: Jesus, toca-me com teu cuidado quando o medo tomar conta de mim. Envia mensageiros que anunciem a tua vida ao mundo. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Reis 19.1-8 - Compartilhe #HoraLuterana

05 agosto 2015

Boas perspectivas

Uma coisa muito triste é olhar para aqueles que vivem à margem da sociedade e reparar na sua miséria, no seu sofrimento, na sua falta de perspectiva de dias melhores. Quando sofremos mas aguardamos o fim da dor, temos um ingrediente que nos estimula a prosseguir lutando. Mas quando nosso futuro é desconhecido e paira sobre nós a expectativa de que o pior pode vir a acontecer, o medo e a intranquilidade tomam conta. Existe um fato muito antigo que aponta para um fim trágico para todos os pecadores: o pecado que leva à morte eterna. Mas Deus, em seu imenso amor, oferece a sua graça a todos os pecadores. Já não há porque se angustiar com o futuro, com a morte, com o medo da condenação, pois àqueles que estão em Cristo Jesus, Deus já não lhes atribui pecado, mas sua graça para a vida eterna. O que nos tranquiliza é que isto não depende de nós, mas de Deus, que agiu em favor de todos, para que, através de Cristo, pudéssemos ter salvação.

Oração: Querido Deus, leva-me a conhecer cada dia melhor o Salvador Jesus Cristo e a esperar unicamente dele todo o bem para a minha vida, tanto neste mundo, quanto na eternidade. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 5.12-21 - Compartilhe #HoraLuterana

04 agosto 2015

Quando não há respostas fáceis

Jó perdera quase tudo. Filhos, bens e saúde. Na sua angústia ele buscou respostas para seus sofrimentos. Teria feito alguma coisa errada? Ele achava que não. Até alguns de seus amigos o levaram a ficar irado pois o acusavam de coisas más. Afinal, pensavam, Jó deve ter provocado sua ruína com pecados. Em meio a muitas perguntas, aprendemos com Jó que nem sempre há respostas fáceis na vida. Tanto que, depois de Deus ter lhe lembrado como o Criador está acima de todos os seres humanos, Jó confessa: ““Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender.” (Jó 42.2-3) E arrependido, descansa em Deus. Você tem perguntas? Está cansado de tantos sofrimento? Nem sempre há respostas fáceis. No entanto, Jesus convida: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” (Mt 11.28) Há coisas que não podemos entender, mas temos um Deus que oferece seu amor e cuidado sempre.

Oração: Querido Deus, tenho muitas dúvidas, especialmente quando sofro. Obrigado porque Jesus morreu e ressuscitou para que eu tenha uma nova vida e, no futuro, uma vida sem sofrimentos e dúvidas. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Jó 42 - Compartilhe #HoraLuterana

03 agosto 2015

Antes de morrer

O que você faria hoje se soubesse que morreria amanhã? Moisés sabia que morreria no monte Nebo pois Deus lhe havia dito. E o que ele fez? Planejou saltar de paraquedas? Foi experimentar novas sensações? Não. Ele abençoou o povo que liderou, lembrando-lhe quem é a Rocha da salvação, o único Deus: “O Deus Eterno é o nosso protetor; ele sempre nos protege com os seus braços.” (Dt 33.27) Palavras de um homem com os dias contados! Depois disso, Moisés subiu o monte e morreu. Você não sabe qual o dia de sua morte, mas Deus continua o mesmo. Confie nele e viva e morra em paz, esperando a ressurreição.

Oração: Deus da vida, que a cada dia eu descanse em tuas promessas e na salvação que Jesus conquistou para mim ao morrer e ressuscitar. Em nome de Jesus, minha Rocha. Amém.

Leia em sua Bíblia Deuteronômio 33 e 34  - Compartilhe #HoraLuterana

02 agosto 2015

Amigo para todas as horas

“Uma pessoa desesperada merece a compaixão dos seus amigos, mesmo que tenha deixado de temer ao Deus Todo-Poderoso.” Estas palavras são de Jó (Jó 6.14, NTLH –SBB). Em sua luta por entender as razões do seu sofrimento, e sendo aconselhado e criticado por seus amigos, Jó nos ensina. A amizade verdadeira é para todas as horas, tanto no amparo ao sofredor desesperado e até nos momentos de falta ou fraqueza de fé. A amizade cristã está baseada no amor de Jesus e não nas circunstâncias da vida. Seja um bom amigo, seja compassivo.

Oração: Jesus, a sua compaixão me trouxe vida eterna. Quando meus amigos estiverem em desespero e mesmo confrontando a Deus e a fé cristã, que o Espírito Santo me dê um coração cheio de compaixão. Amém.

Leia em sua Bíblia Jó 6.14  - Compartilhe #HoraLuterana

01 agosto 2015

Previsão do futuro

Se você soubesse do futuro, o dia da sua morte, mudaria alguma coisa? O povo de Israel, prestes a entrar na terra prometida, soube de Deus, pela boca de Moisés, que as pessoas se desviariam e anulariam a aliança com Deus. E assim aconteceu. Saber do futuro não muda quem você é ou as suas necessidades mais básicas de hoje. Mas Deus, sim, pode mudar você e sua vida. Por isso Moisés, mesmo sabendo que não entraria na terra prometida e que morreria logo, aconselha seu sucessor Josué dizendo: “O Senhor Deus irá na sua frente; ele mesmo estará com você e não o deixará, não o abandonará. Não se assuste, nem tenha medo.” (Dt 31.8) Confie em Jesus e encare o passado, o presente e o futuro sem medo.

Oração: Senhor Jesus, diante das incertezas do futuro, das dificuldades do presente e das angústias do passado, como é bom saber que estás comigo sempre! Amém.

Leia em sua Bíblia Deuteronômio 31 - Compartilhe #HoraLuterana