31 março 2016

Multidões

Jesus quase sempre era seguido por multidões. Após sua morte, ressurreição e subida aos céus, não foi diferente: “Uma multidão de homens e mulheres também creu no Senhor e veio aumentar ainda mais o grupo” (At 5.14). Apesar dos avanços científicos, de perseguições, estas multidões continuam crescendo. Como? Cada uma dessas pessoas sabe que Jesus muda o seu coração. E que, no Cristo, encontra o doador da vida, o descanso para sua existência, a reconciliação com o Criador, a paz no perdão. E a multidão cresce...

Oração: Deus, coloca-me na multidão que encontrou vida em ti. Amém.

Leia em sua Bíblia Atos 5.12-20 - Compartilhe #HoraLuterana

30 março 2016

Espere! Paciência!

Estamos perdendo a capacidade de esperar? Quem espera o casamento para a relação sexual? Quem espera que o dia mude para checar as mídias no celular? Quem consegue esperar a conta ficar positiva e não usar o cartão de crédito? Na contramão da cultura imediatista, o salmista ora: “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro” (Sl 40.1). Ter paciência pode evitar a tristeza. Espere! Evite o mal, lute contra o pecado, adie decisões que possam fazer você cair. Espere e confie em Jesus, confie em sua palavra. Ele irá ouvir você, dirigirá o seu caminho e trará satisfação ao seu coração.

Oração: Jesus, perdoa-me porque muitas vezes não tive paciência e escolhi caminhos maus. Enche meu coração e mente com a esperança da vida eterna para que eu tome decisões com calma e sabedoria. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 40.1-3 - Compartilhe #HoraLuterana

29 março 2016

Maior manifestação democrática

A maior demonstração democrática: a cruz de Cristo. Diante da cruz, lembramos de que Jesus “abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se igual aos seres humanos” (Fp 2.7). Colocando-se em nosso lugar, ele pagou por nossos pecados, morreu por nós. Por todos nós! Diante da cruz, todos são culpados. Diante da cruz, o perdão é oferecido a todos. “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele” (Is 53.5). Paz para todos. Paz para você!

Vamos conversar sobre este tema hoje, quarta-feira, em nosso estudo bíblico on-line, às 19h. Acesse www.livestream.com/caminhohl ou use o Periscope e participe.

Oração: Jesus, tu tens todo o poder e mesmo assim veio para nos dar paz. Obrigado por carregares a cruz por mim. Amém.

Leia em sua Bíblia Filipenses 2.6-11 - Compartilhe #HoraLuterana

28 março 2016

A Páscoa acabou

O feriado de Páscoa acabou. A vida parece voltar à rotina: trabalho, escola, preocupações, cansaço. E o corpo, para muitos, parece mais cansado ainda. E, o que a ressurreição de Jesus oferece? Jesus, vivo, oferece nova vida! Agora, “de fato, nós sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humana; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre” (2Co 5.1). Ainda gememos, sofremos, ansiamos até por um novo feriado, mas a ressurreição virá! Agora, “vivemos pela fé e não pelo que vemos”.

Oração: Jesus, que a cada dia eu relembre a tua ressurreição, a paz e o futuro que me garantiste. Amém.

Leia em sua Bíblia 2 Coríntios 5.1-7 - Compartilhe #HoraLuterana

27 março 2016

Preparando suas testemunhas

De repente, ressuscitado, Jesus aparece no meio dos discípulos e diz: “Que a paz esteja com vocês!” (Lc 24.36). Os discípulos são as testemunhas que ele enviará para o mundo. Mas apenas o testemunho ocular deles não será suficiente. O Espírito Santo enviará poder sobre eles e abrirá o coração dos que ouvirem ou lerem as palavras deles. Nós temos lido, durante as semanas da Quaresma, o testemunho ocular deles. Através de seus olhos, nós vimos Jesus crucificado e sepultado por nós, e ressuscitado em glória. Que você receba o perdão, a paz e a alegria eterna de Cristo, até que, no paraíso, o vejamos como nossos próprios olhos e o toquemos com nossas próprias mãos!

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/GTdvaGkiMQ0

Oração: Senhor Jesus, obrigado pelo testemunho ocular de teus discípulos, e por enviares o teu Espírito para criar e fortalecer a minha fé através das palavras deles. Agora, envia-me como tua testemunha para que eu compartilhe o teu sofrimento, morte e ressurreição aonde quer que me levares. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 24.36-46 - Compartilhe #HoraLuterana

26 março 2016

Abrindo as Escrituras

No domingo à tarde, dois discípulos indo a Emaús ouvem Jesus. Eles testemunham: “Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?” (Lc 24.32). Hoje, ao celebrarmos a ressurreição de Jesus, nosso coração queima mais uma vez, maravilhado e cheio de alegria. O nosso Senhor venceu o pecado e Satanás. Ele ressuscitou vitorioso sobre a morte e o inferno. Nós não mais nos angustiamos com a morte de quem amamos porque sabemos que estão com Jesus Cristo, no paraíso. E, no último Dia, Jesus os ressuscitará como ele mesmo ressuscitou. E nós não mais tememos a morte porque ela foi esmagada e derrotada sob seus pés. No último Dia ele voltará e nós viveremos com ele, em triunfo, eternamente.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/8b4ZMYHaCx4

Oração: Senhor Jesus Cristo, vitorioso sobre o pecado e a morte, fica conosco pois é noite e esse dia está quase terminando. Conforta-nos, na vida e na morte, até que tu nos ressuscites para viver contigo em glória eternamente. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 24.1-35 - Compartilhe #HoraLuterana

25 março 2016

O cuidado carinhoso do Pai

 “Havia um homem chamado José, da cidade de Arimateia... José foi e pediu a Pilatos o corpo de Jesus” (Lc 23.50, 52). Antes, José era um discípulo secreto de Jesus. Mas agora ele tem coragem de revelar abertamente a sua fé. Ah, o cuidado carinhoso de nosso Pai celestial! No nascimento de Jesus, Deus Pai providenciou um José para enrolar seu corpo de bebê em panos e deitá-lo em uma manjedoura. Em sua morte, Deus providencia outro José para enrolar seu corpo em linho, e deitá-lo em um túmulo novo.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/reHXheRO8Nw

Oração: Senhor Jesus, obrigado pelos homens e mulheres fiéis que se revelaram na tua crucificação e morte: o criminoso arrependido, o oficial romano, José, e as mulheres. Dá-me coragem e lealdade para revelar minha fé e honrar-te durante os dias da minha vida, até que eu descanse em teu paraíso. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.50-56 - Compartilhe #HoraLuterana

24 março 2016

Completado

Uma escuridão anormal cobriu a terra do meio-dia até as três horas da tarde. Lucas explica: “O sol parou de brilhar” (Lc 23.45). Esta escuridão profunda marcou o julgamento dos pecados da humanidade, a amarga escuridão do inferno. Com a ira de seu Pai celeste apaziguada, com nossa salvação assegurada e seu trabalho completado, Jesus grita bem alto: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23.46). E morre. Por mim. Por você.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/S-HV_CesZV4

Oração: Senhor Jesus, fortalece a minha fé para que eu sempre confie no teu suficiente resgate por meus pecados. Amém

Leia em sua Bíblia Lucas 23.44-49 - Compartilhe #HoraLuterana

23 março 2016

Lembre de mim

Então (o criminoso) disse: — Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei! Jesus respondeu: — Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.42-43). Como o criminoso, hoje nós confessamos nossos pecados e pedimos a Jesus que lembre de nós quando ele vier em seu Reino. E, como o criminoso, nós ouviremos o Salvador nos assegurar: “Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso”.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/9ne4vAd4KsY

Oração: Senhor Jesus, lembre-se de nós quando tu vieres no teu Reino. Nessa noite, nós relembramos o teu grande sacrifício, o teu corpo e sangue na cruz por nós. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.39-43 - Compartilhe #HoraLuterana

22 março 2016

O verdadeiro Rei

“Os soldados também zombavam de Jesus. Chegavam perto dele e lhe ofereciam vinho comum e diziam: — Se você é o rei dos judeus, salve a você mesmo! Na cruz, acima da sua cabeça, estavam escritas as seguintes palavras: “Este é o Rei dos Judeus” (Lc 23.36-38). Mas eles não entendem a verdadeira realeza. Eles acham que um rei governa para seu próprio bem-estar e benefício. Mas um verdadeiro Rei governa para o benefício de seus súditos. Mesmo que isso signifique sacrificar a sua vida para salvar a deles. Isto é o que um Rei de verdade faz por seu povo.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/gqkW5c3B2ig

Oração: Senhor Jesus, meu Rei e meu Senhor, obrigado por te sacrificares pelo bem de todos nós, teus súditos. Em teu amor e bondade, governa toda a minha vida. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.36-38 - Compartilhe #HoraLuterana

21 março 2016

Salvando os outros

“O povo ficou ali olhando, e os líderes judeus zombavam de Jesus, dizendo: — Ele salvou os outros. Que salve a si mesmo, se é, de fato, o Messias que Deus escolheu!” (Lc 23.35).  Eles interpretam erroneamente a escolha de Jesus em não se salvar como se fosse prova de que ele não pode se salvar. Mas Jesus não está ali para salvar a si mesmo: ele está ali para salvar a cada um de nós – e também esses líderes judeus. Para isso, ele precisa permanecer na cruz até que o último pecado esteja pago e a justiça de Deus esteja completamente satisfeita. A morte de Jesus é a única esperança de salvação para eles – e para nós.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/82SKFqBHV-4

Oração: Senhor Jesus, tu enfrentaste zombaria e vergonha para salvar a mim e todas as pessoas. Faze-me suportar alegremente a zombaria e vergonha em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.35 - Compartilhe #HoraLuterana

20 março 2016

Um apelo pelo perdão

“Então Jesus disse: — Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34). A oração de Jesus não se restringe a Pôncio Pilatos e aos soldados que o maltrataram e o pregaram na cruz. Nem ao Grande Sacerdote e Conselho Superior dos judeus, ou mesmo a Judas, Pedro e os outros discípulos que o abandonaram. Ele ora por você e por mim, por todas as pessoas em todos os tempos, cujos pecados ele carregou para este lugar sombrio. Para que o Pai possa nos perdoar, Jesus precisa tomar nosso lugar e levar sobre si a punição divina que todos nós merecemos. E isso faz desta oração uma das mais incríveis jamais pronunciadas na história humana. “Pai, perdoa esta gente”, punindo a mim.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/srzSUPyUOwo

Oração: Senhor Jesus, acaba com nossa ignorância e faze-nos reconhecer nosso pecado, para que assim nos arrependamos e recebamos, por tua causa, perdão completo e gratuito. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.32-34 - Compartilhe #HoraLuterana

19 março 2016

Confortando os que choram

“Uma grande multidão o seguia. Nela havia algumas mulheres que choravam e se lamentavam por causa dele” (Lc 23.27). No início desta Semana Santa, ao lembrarmos dos sofrimentos e paixão de Jesus, ele não nos quer chorando por ele. Ele quer que choremos por nós mesmos, por nossos pecados, assim como Pedro fez quando o galo cantou e ele viu o rosto de Jesus. Devemos chorar por nossos pecados, pelos quais merecemos o juízo de Deus, e então olhar em fé para a cruz de Jesus, onde tudo foi pago. Lá veremos a misericórdia e o perdão de Deus.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/l5Y-iLQ7x5M

Oração: Senhor Jesus, tu carregaste meus pecados para aquele lugar de execução, uma carga que eu nunca poderia carregar. Aos pés da tua cruz, ajuda-me a ver meu pecado e me afastar dele em lágrimas amargas, e que encontre em ti perdão e paz completos. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.26-31 - Compartilhe #HoraLuterana

18 março 2016

Assumindo a responsabilidade por nós

Pilatos condenou Jesus à morte, como pediam. E soltou o homem que eles queriam — aquele que havia sido preso por causa de revolta e de assassinato. E entregou Jesus para fazerem com ele o que quisessem” (Lc 23.24-25). Pilatos fica marcado na história como a autoridade que permitiu que o Filho inocente de Deus fosse crucificado. Mas Jesus não era uma vítima desamparada em todo esse processo. Ele não precisava da proteção das tropas de Pilatos. Se quisesse, ele poderia ter pedido ao seu Pai e ele teria um grande exército de anjos a seu dispor (veja Mateus 26.53). Mas ele permitiu que isto acontecesse, tomando sobre si a minha e a sua culpa – até mesmo a culpa de Pilatos - e sofrendo a ira de Deus em nosso lugar.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/cG1sXTQAbZg

Oração: Senhor Jesus, assim como Pilatos, frequentemente eu tento jogar a culpa por meus pecados sobre outras pessoas, ou tento encontrar desculpas pelo que fiz. Através do teu sacrifício eu posso parar e confessar minha culpa, sabendo que tu já pagaste todo o preço em meu lugar. Recebe meu sincero agradecimento. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.24-25 - Compartilhe #HoraLuterana

17 março 2016

Seus clamores prevaleceram

“E Pilatos disse pela terceira vez: — Mas qual foi o crime dele? Não vejo neste homem nada que faça com que ele mereça a pena de morte. Vou mandar que ele seja chicoteado e depois o soltarei. Porém eles continuaram a gritar bem alto, pedindo que Jesus fosse crucificado; e a gritaria deles venceu (Lc 22.22-23). Pilatos sabia que Jesus era inocente e dissera isso repetidas vezes. Mas a gritaria venceu. Como vence tantas vezes diante da nossa passividade. E Jesus? Ele permaneceu em silêncio, aceitando a vontade do seu Pai de que fosse crucificado, para que, por sua morte, ele pudesse nos dar vida, absolvição e perdão.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/6vhEYHy5Mx8

Oração: Senhor Jesus, tu sofreste voluntariamente enorme injustiça e ódio da parte daqueles a quem tu vieste salvar. Obrigado por receberes a punição por minha desobediência. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.18-23 - Compartilhe #HoraLuterana

16 março 2016

Ele não merece morrer

Pilatos declarou: “Assim, é claro que este homem não fez nada que mereça a pena de morte. Eu vou mandar que ele seja chicoteado e depois o soltarei” (Lc 23.15-16). Dois tribunais chegaram ao mesmo veredito: inocente. Mas ao invés de libertar Jesus, Pilatos manda chicoteá-lo. Jesus se entrega a tal sofrimento e injustiça para pagar por seus e meus pecados. Mas ele sabe que Deus não ficará satisfeito com uma mera punição e sofrimento humanos. O Filho de Deus terá de morrer para nos salvar de nossos pecados.

Oração: Senhor Jesus, eu fico maravilhado diante do teu sacrifício amoroso. Enche-me com tanto amor e gratidão a ti de modo que eu venha a me sacrificar por outros. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.13-16 - Compartilhe #HoraLuterana

15 março 2016

Reunindo inimigos

Pilatos e Herodes eram inimigos. Porém, com o julgamento de Jesus, algo mudou: “Naquele dia Herodes e Pilatos, que antes eram inimigos, se tornaram amigos” (Lc 23.12). No entanto, Jesus veio para ser o grande e supremo reconciliador. Apesar de muitos ainda hoje se unirem para atacá-lo, ao morrer, ele restaurou o relacionamento entre Deus e os pecadores. Ele entregou sua vida por todos, para desfazer inimizades e trazer a paz.


Hoje, quarta-feira, estudo bíblico ao vivo, às 19h em www.livestream.com/caminhohl

Oração: Senhor Jesus, em teu sofrimento e morte tu nos reuniste com nosso Pai celestial. Une-nos uns aos outros através do perdão, da paz e do amor. Amém.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/z8GD8O4bScE

Leia em sua Bíblia Lucas 23.12 - Compartilhe #HoraLuterana

14 março 2016

Silêncio que diz tudo

Herodes não queria um julgamento, mas um espetáculo de mágica de Jesus. Jesus se cala. E o silêncio de Jesus diz tudo. Mas o governador está surdo para a mensagem silenciosa de Jesus. “Herodes e os seus soldados zombaram de Jesus e o trataram com desprezo. Puseram nele uma capa luxuosa e o mandaram de volta para Pilatos” (Lc 23.11). Jesus não veio para dar espetáculos miraculosos e agradar uma plateia ou satisfazer nossos desejos egoístas, mas para, com seus sinais, mostrar que ele é o milagre de Deus para a nossa salvação.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/O1rVYgKXvXw

Oração: Senhor Jesus, tu não vieste para o meu entretenimento, mas por minha salvação eterna. Quando eu entrar em tua casa para a adoração, dá-me um coração que busca a tua graça e não a minha satisfação egoísta. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.10-11 - Compartilhe #HoraLuterana

13 março 2016

Uma audiência com o Filho de Deus

“Herodes ficou muito contente quando viu Jesus, pois tinha ouvido falar a respeito dele e fazia muito tempo que queria vê-lo” (Lc 23.8). O governante faz muitas perguntas, mas Jesus fica em silêncio. Herodes não quer discutir religião. Ele quer ver milagres e desperdiça essa chance única de falar face a face com o Filho de Deus. Não desperdice a grande oportunidade de ouvir e aprender com Jesus. Ele é o Salvador e realizou para nós o maior milagre: trouxe para nós a paz com Deus!

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/r-Hm4NwhVgk

Oração: Senhor Jesus, perdoa-me por ignorar tua preciosa Palavra dirigida a mim. Abre meus ouvidos para que eu possa ouvir e crer. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.8-9 - Compartilhe #HoraLuterana

12 março 2016

Mudança de jurisdição

“Quando soube que Jesus era da região governada por Herodes, Pilatos o mandou (Jesus) para ele, pois Herodes também estava em Jerusalém naquela ocasião” (Lc 23.7). Pilatos vê uma oportunidade de se livrar deste caso. Se Jesus é galileu, o julgamento pode ser enviado para Herodes, o governador da Galileia. Enquanto o silêncio retorna ao palácio, talvez Pilatos tenha suspirado aliviado. Mas ele declarara que Jesus não era culpado! Então, por que ele ainda está sendo julgado? Por que sua vida ainda corre perigo? Toda a injustiça sobre o inocente, por mim, por você.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/YR-_aIAiOmo

Oração: Senhor Jesus, para cumprires o plano de Deus e libertares pecadores como eu, tu sofreste muita injustiça. Dá-me um coração agradecido e amor genuíno pelas pessoas ao meu redor que precisam ouvir sobre o teu amor. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.5-7 - Compartilhe #HoraLuterana

11 março 2016

Evangelizando um governador romano

“Então Pilatos disse aos chefes dos sacerdotes e à multidão: — Não encontro nenhum motivo para condenar este homem” (Lc 23.4). Pilatos sabe que Jesus não é um insurreto incitando as multidões contra Roma. A única acusação que merece ser investigada é a de que Jesus reivindica ser o Cristo. Jesus responde: “Quem está dizendo isso é o senhor” (Mt 26.64). Isso faz a pergunta voltar a Pilatos, convidando-o a pensar sobre o que essas palavras realmente significam. Jesus é o enviado de Deus e, inocente, foi condenado para o próprio Pilatos e você terem paz com Deus.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/kn3s75T7kIw

Oração: Senhor Jesus, tu graciosamente te apresentaste ao governador romano Pôncio Pilatos. Dá-me a preocupação e as palavras para compartilhar a minha fé com as pessoas que ainda não te conhecem. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.1-4 - Compartilhe #HoraLuterana

10 março 2016

Em busca de quem se recusa a ouvir

“Depois mandaram levar Jesus diante do Conselho Superior. Então lhe disseram: — Diga para nós se você é o Messias” (Lc 22.66-67). Jesus aponta para depois da cruz. Hoje eles se sentam para julgá-lo, mas no último dia ele será o juiz deles. Eles ignoram o aviso e o condenam à morte. Jesus fez o que era possível, neste momento. Depois de sua morte e ressurreição Jesus irá enviar homens de forte fé para, novamente, compartilhar a sua história de salvação e oferecer a eles seu perdão completo e gratuito. Ainda hoje ele continua buscando quem se recusa a ouvir.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/0FtQab2fbBQ

Oração: Senhor Jesus, em amor tu persistentemente foste em busca de homens teimosos que te odiavam sem razão. Quebra minha teimosia e guia-me ao arrependimento e à fé. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.66-71 - Compartilhe #HoraLuterana

09 março 2016

Sofrendo o castigo que merecemos

“Os homens que estavam guardando Jesus zombavam dele e batiam nele. Taparam os olhos dele e perguntavam: — Quem foi que bateu em você? Adivinhe! E diziam muitas outras coisas para insultá-lo” (Lc 22.63-65). A violência assume um tom de escárnio. Jesus sabe muito bem quem está batendo nele. Ele está sofrendo exatamente o que cada um deles, e cada um de nós, merece sofrer pela desobediência a Deus e por maltratar uns aos outros. Ele não revida ou xinga; ao invés disso, ele permanece em silêncio. O que será que ele está pensando? Em breve ele irá nos mostrar ao gritar na cruz: “Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34).

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/rjpeXiey_dI

Oração: Senhor Jesus, tu enfrentaste a violência e os maus tratos que eu mereço. Perdoa meus pecados contra ti e dá-me paciência quando eu sofrer injustamente por causa de ti. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.63-65 - Compartilhe #HoraLuterana

08 março 2016

Um olhar poderoso

“Naquele instante, enquanto ele falava, o galo cantou. Então o Senhor virou-se e olhou firme para Pedro” (Lc 22.60-61). Pedro se emociona e cai em lágrimas. Mas não são apenas lágrimas. A palavra usada por Lucas descreve um choro alto, intenso, audível. Até parece estranho que os guardas não tenham se aproximado dele, mas estavam ocupados levando Jesus. Novamente Jesus se oferece para proteger seus discípulos, dando a Pedro a oportunidade de escapar em segurança. Mas ele não apenas salvou Pedro dos soldados – ele o salvou da armadilha de Satanás, e, por seu sofrimento e morte, ele salva Pedro e nós da ira de Deus. Se Jesus pode perdoar a negação de Pedro, esteja certo de que pode perdoar seus piores pecados.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/kPZwAKSR9YU

Oração: Senhor Jesus, com teu olhar tu trouxeste Pedro ao arrependimento. Olha para mim para que eu deixe meus pecados com lágrimas de arrependimento e siga a ti. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.60-62 - Compartilhe #HoraLuterana

07 março 2016

No caminho do perigo

“Eles prenderam Jesus e o levaram até a casa do Grande Sacerdote. E Pedro os seguia de longe” (Lc 22.54). Pedro não deveria estar por ali. Jesus disse várias vezes aos discípulos o que aconteceria. Mas Pedro que ver por si mesmo. E, assim, ele o segue à distância. Por sua fala, é evidente que ele é da Galileia, como Jesus. O que um galileu está fazendo aqui, no meio da noite, no pátio da casa do Grande Sacerdote, quando todos os guardas eram da Judeia, do sul? Simão Pedro está exposto e desesperado. Ele não tem onde se esconder. Muitas vezes nós também nos colocamos no caminho do perigo. Mas Jesus já está a caminho para resgatar Pedro, bem como para resgatar você e eu.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/Ve3O_wsBAvw

Oração: Senhor Jesus, perdoa-me pelas vezes em que me coloquei em perigo sem um bom motivo. Vem depressa me resgatar, perdoar e restaurar. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.54-60 - Compartilhe #HoraLuterana

06 março 2016

Falando com os inimigos

Ao ser abordado, Jesus diz: “Por que vocês vieram com espadas e porretes para me prender como se eu fosse um bandido? Eu estava com vocês todos os dias no pátio do Templo, e vocês não tentaram me prender. Mas esta é a hora de vocês e também a hora do poder da escuridão” (Lc 22.52-53). Eles, covardemente, emergem da escuridão, quando a multidão está distante. Essa hora, tarde da noite, é a hora deles, quando o poder da escuridão reina. Nessa hora, eles parecem estar em vantagem. Mas Jesus indica que outra hora está chegando – a hora quando a verdade de Deus será manifestada, quando Jesus irá atravessar os portões da morte, na ressurreição.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/y9MzkQX2ixk

Oração: Senhor Jesus, tu expuseste as más intenções de teus inimigos para trazê-los ao arrependimento e à fé. Afasta-me de meus maus caminhos para que eu viva para a tua glória. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.52-53 - Compartilhe #HoraLuterana

05 março 2016

O pacificador

“Um deles (discípulos) feriu com a espada o empregado do Grande Sacerdote, cortando a sua orelha direita. Mas Jesus ordenou: — Parem com isso! Aí tocou na orelha do homem e o curou” (Lc 22.50-51). Com a cura, Jesus traz paz e acalma o caos iminente. As suas ações mostram o amor que ele sente por seu Pai e por todos nós. É um amor que, daqui a poucas horas, impelirá suas primeiras palavras na cruz: “Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34). Se aquele empregado creu ou não em Jesus, não sabemos. Mas pelo resto da vida ele irá carregar em seu corpo a evidência do último milagre que Jesus realizou em sua vida terrena.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/5tsFbQ41uFY

Oração: Senhor Jesus, tu protegeste teus discípulos ao mesmo tempo em que mostrava tua preocupação com um soldado ferido e que viera para te prender. Dá-me este amor por meus inimigos para que eu os trate bondosamente, e para que tu os tragas à fé. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.49-51 - Compartilhe #HoraLuterana

04 março 2016

Enfrentando a hipocrisia com amor

“Jesus ainda estava falando, quando chegou uma multidão. Judas, um dos doze discípulos, que era quem guiava aquela gente, chegou perto de Jesus para beijá-lo. Mas Jesus disse: — Judas, é com um beijo que você trai o Filho do Homem?” (Lc 22.47-48). Gentilmente Jesus alfineta a consciência de Jesus, tentando levá-lo a ver seu pecado tão horrendo. Lembre-se de que Jesus lavou seus pés, compartilhou sua refeição, e, aqui no jardim, ele o chamou carinhosamente pelo nome, Judas, e de “amigo” (veja Mateus 26.50). Jesus ainda estava oferecendo paz e perdão a Judas. Não era tarde demais para Judas. Não é tarde demais para você e para mim.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/QTqu3_yjptM

Oração: Senhor Jesus, o teu profundo amor por Judas é simplesmente maravilhoso. Especialmente ao vermos o quanto ele te feriu. Dá-me tua graça para perdoar os que ferem meu coração. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.47-48 - Compartilhe #HoraLuterana

03 março 2016

Encorajamento final

“Depois de orar, ele (Jesus) se levantou, voltou para o lugar onde os discípulos estavam e os encontrou dormindo, pois a tristeza deles era muito grande. E disse: — Por que vocês estão dormindo? Levantem-se e orem para que não sejam tentados” (Lc 22.45-46). Quando nós enfrentamos provações difíceis na vida, especialmente provações de fé, é fácil cansarmos e nos fatigarmos. Como o anjo que enviou a Jesus, Deus nos fortalece pela sua Palavra. Somos fortalecidos para aguentarmos tais cargas, e para lutar contra nossos medos, dúvidas e mágoas. Deus prepara o nosso coração para que aceitemos sua vontade perfeita e paternal, e para que realizemos as coisas maravilhosas que ele planejou para a nossa vida aqui na terra.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/5ZPFy8JljQo

Oração: Senhor Jesus, fortalece minha fé através das provações que enfrento, e ensina-me a orar persistentemente, como tu fizeste. E então, por teu poder, que eu glorifique o teu nome através de tudo que faço e digo. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.45-46 - Compartilhe #HoraLuterana

02 março 2016

Derramando tudo em oração

“Então um anjo do céu apareceu e o animava. Cheio de uma grande aflição, Jesus orava com mais força ainda. O seu suor era como gotas de sangue caindo no chão” (Lc 22.43-44). Em algum ponto da vida muitos de nós enfrentarão a hora em que o médico dirá: “Não há nada que eu possa fazer”. Ou, ouviremos que alguém que amamos morreu, inesperadamente. E, ao digerirmos o que está havendo, somos atingidos com o desespero, o choque e a implacável dor da realidade. Assim como Jesus, tudo o que podemos fazer é ir até o nosso Pai, de joelhos, e derramar nosso coração, certos de que ele nos ouve.

Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/jBjCFWGwl3g

Oração: Senhor Jesus, ajuda-me a nunca retroceder diante dos problemas na vida. Mas que eu sempre os apresente a ti em oração, assim como tu levaste tuas necessidades ao Pai no céu. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 22.43-44 - Compartilhe #HoraLuterana

01 março 2016

Clamando

“Então (Jesus) se afastou a uma distância de mais ou menos trinta metros. Ajoelhou-se e começou a orar, dizendo: — Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres” (Lc 22.41-42). Normalmente os judeus oravam em pé, mas Jesus se ajoelha, mostrando uma humildade enorme, combinada com o peso da angústia sobre ele. Imediatamente ele clama em dor e aflição. Ele não tem medo da morte. Mas ele teme a ideia de ser deixado, abandonado por seu Pai, e sofrer a terrível ira de Deus. Ainda assim ele deixa de lado suas próprias necessidades e interesses, aceitando a vontade de seu Pai – e o que nós precisamos tão desesperadamente.


Hoje, quarta-feira, estudo bíblico ao vivo, às 19h em www.livestream.com/caminhohl

Oração: Senhor Jesus, em assombro e temor santo nós te ouvimos derramando teu coração diante do Pai. Ensina-nos a orar assim. Amém.


Ouça a mensagem completa em https://youtu.be/lNb8vSfYlrU

Leia em sua Bíblia Lucas 22.41-42 - Compartilhe #HoraLuterana